Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

O que pensar antes de escolher uma carreira?; saiba como está a área

5

Para quem ainda não sabe qual será a escolha de carreira entre as centenas de cursos de graduação disponíveis, algumas reflexões e dicas podem auxiliar na tomada de decisão. É claro que decidir qual a profissão a seguir depende de diversos fatores, alguns bastante complexos, mas certamente o raciocínio analítico sobre as questões mais práticas pode ser de grande valia.

Como eu desejo viver no meu futuro?

A carreira que você pretende escolher vai fazer com que sua rotina seja indefinida ou definida? Com muitas viagens ou com viagens esporádicas apenas para estudos ou por opção? Ela permitirá que você tenha moradia fixa e definitiva em apenas uma cidade ou a necessidade de sempre mudar de casa? Considere estas possibilidades ao decidir qual profissão seguir.

A escolha não precisa ser definitiva

No mundo dinâmico que vivemos atualmente, é comum encontrar histórias de pessoas que deixaram para trás suas carreiras – sobretudo as mais tradicionais – e decidiram dar um novo rumo às suas histórias. Tenha isso em mente: caso em algum momento da vida você perceba que a escolha não condiz mais com o que você quer e acredita, nada impede que as coisas sejam transformadas. Claro que uma mudança de carreira pede novo planejamento, e isso pode envolver questões financeiras, mas nada é impossível.

Saiba mais sobre como está a área que pretende seguir

Tente saber o máximo de informações sobre como está a área em que você deseja atuar. Há vagas? Elas estão em crescimento, estáveis ou diminuindo? Quais são as empresas que mais contratam profissionais com a sua formação? Como é possível trabalhar neste segmento? Não deixe também de buscar contato com pessoas que atuam na área, tanto as que entraram recentemente quanto as que já trabalhando nela há mais tempo, assim é possível ter uma variedade de opiniões e visões antes de tomar uma decisão.

Imagem: reprodução shutterstock.com

Por Aline Matos

Leia também