Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Oposição pode ajudar eleição de JB ao Senado e Almeida buscará a suplência!

Longe das especulações de “aliança branca” entre o governador Jackson Barreto (MDB) e o líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), este colunista entende que a oposição ao governo do Estado se não mudar sua estratégia vai findar ajudando a eleição de JB para uma das vagas de senador da República em 2018. Há muita expectativa para a mudança de comando no Executivo no próximo dia 6. Se confirmada a renúncia, caberá ao vice-governador Belivaldo Chagas (MDB), pré-candidato a governador, dar continuidade à gestão estadual.

Por mais rejeição que tenha acumulado ao longo dos últimos anos, por mais que pareça fragilizado do ponto de vista político, este colunista sempre defende o poder de superação do político Jackson Barreto. Figura extremamente popular, ele sabe como “chegar” na população, no povão! Sabe como dialogar, como convencer. Essa é a forma de JB fazer política: ele sabe que as pessoas estão insatisfeitas, mas tem a coragem de encará-las de frente e usa como estratégia o discurso que exatamente as pessoas querem ouvir, com uma boa dose de sentimentalismo.

Nos bastidores da política, muito se comenta que JB está “eleito” senador da República. Falam baseados na estrutura governamental a seu favor, no sentido de que por ser “aliado da gestão” ele terá mais força política do que seus adversários diretos. Mas é preciso se atentar para outros dois fatores que pesam decisivamente em uma eleição: o primeiro, já dito, é a relação “de amor e ódio” que ele mantém viva com a população; a segunda, e tão importante quanto, é ter do outro lado uma oposição que não se funde porque, no momento, cada um está buscando o melhor espaço.

Como já posto em outro comentário, a oposição pode até caminhar unida mais adiante, mas essa suposta “divisão” de agora só beneficia JB e seu projeto de ser senador. Mudam o foco com frequência, não se estabelece um discurso unificado, e da quase desistência hoje Jackson voltou a pensar, quase que exclusivamente, em sua pré-candidatura. Os adversários hoje mais contribuem do que atrapalham o projeto político do ainda governador. O momento é mais favorável, de acordo com os levantamentos, para o senador Valadares (PSB) chegar à reeleição.

André Moura também um nome que deve ser levado em consideração pela força política que ele conquistou e pelo forte agrupamento que lidera. Mas enquanto existem “dois blocos” na oposição, JB vai ganhando “fôlego” para construir sua pré-candidatura a senador. Ele é tão atento a isso que já deu um “chega pra lá” em seus dois concorrentes diretos: Heleno Silva (PRB) e Rogério Carvalho (PT), externando a dificuldade de ambos do ponto de vista jurídico. Jackson quer eliminar todos os problemas que poderá enfrentar pela frente.

E quem está de olho neste projeto de Senado é o atual secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima. Até então defensor da permanência de JB no cargo, até o fim do mandato, e diante dos encaminhamentos para a renúncia, pode tentar pegar mais uma “punga”, desta vez como 1º suplente de senador. Almeida sabe muito bem que com Belivaldo no comando, ele pode até continuar na Saúde, mas não ao seu jeito, numa espécie de “governo paralelo”, decidindo os rumos da secretaria com a “carta branca” do governador. E para não ser “pautado” pelo “galeguinho”, a suplência de senador seria mais um presente do céu, mais uma vez…

Veja essa!

Mais um problema da gestão estadual que foi exposto nesse final de semana: durante o incêndio de um ônibus do Hospital Cirurgia, que estava em Nossa Senhora do Socorro e que o fogo atingiu duas residências, a viatura do Corpo de Bombeiros do quartel daquele município não pode atender à ocorrência.

E essa!

A informação é que foi preciso enviar outra viatura do Quartel Central, em Aracaju, e chegando lá alguns danos já eram irreversíveis. Detalhe: a viatura em Socorro é uma das mais “novas” da corporação, mas encontra-se quebrada. Segundo os bombeiros, o sucateamento de boa parte da frota é uma realidade…

Exclusiva!

Chega a informação que dentro da política de contenção de gastos recentemente anunciada pelo governo do Estado, a Segurança Pública fora atingida em cheio. Este colunista foi informado que só em Nossa Senhora do Socorro foram retiradas oito viaturas de circulação…

Bomba!

A mesma “fonte” informou ainda que em todo o Estado são dezenas de viaturas da PM “encostadas”, sem poder circular para garantir a economia. Estão racionando os combustíveis dos veículos que estão nas ruas também. Reduzir gastos é bom, mas diminuir a ação policial pode ter consequências seríssimas…

 Promoções I

Dentro da Polícia Militar de Sergipe não se fala outra coisa que não seja o parecer da Procuradoria Geral do Estado pela improcedência da ação movida pelo Coronel Eduardo Henrique Santos sobre a sua promoção.

Promoções II

Recentemente o Poder Judiciário já havia negado a promoção do Coronel Paiva dentro da estrutura da Polícia Militar. Agora o Coronel Eduardo segue o mesmo drama. Pelo visto, muito em breve, o governador de plantão promoverá dois novos nomes ao posto de Coronel, se estes atenderem a todos os requisitos necessários.

Entenda

O juiz de 1º grau já julgou improcedente a promoção do Coronel Paiva. Se nada for alterado, este será o mesmo encaminhamento do caso do Coronel Eduardo. A decisão sairá em breve e o Estado poderá ter que arcar com mais um dano por erro administrativo.

Valadares

Em seu twitter, o senador Valadares diz que o governador Jackson Barreto insinua inelegibilidade de Rogério e Heleno, por dificuldade jurídica, “sonhando com o Senado”. “Até em alianças fora do bloco governista, canta a música afasta de mim esse cálice, e me deixe na chapa sozinho que é assim que eu gosto”.

Vai mal

Segundo levantamento divulgado pelo Jornal O Globo, no final de semana, Sergipe é o 5º Estado do Brasil com maior rombo nas contas da previdência dos servidores. Nosso Estado gasta 23,2% de sua receita corrente líquida com a previdência. Uma herança maldita para quem governará esse problema nos próximos anos…

Jackson Barreto I

O governador Jackson Barreto se reuniu, nessa segunda-feira (19), com representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Minerais não Metálicos do Estado de Sergipe para conversar sobre o quadro de demissões que vem ocorrendo na empresa Mosaic, localizada em Rosário do Catete.

Jackson Barreto II

“Em janeiro recebemos esta nova empresa que se mostrou comprometida em incentivar o progresso do nosso Estado, assim como preservar os empregos. E estou decepcionado ao saber que mais de 80 trabalhadores sergipanos estão sem emprego. Desta forma convidaremos a empresa para uma conversa. Seguimos empenhados em buscar maneiras de proporcionar dignidade e qualidade de vida para os trabalhadores. Em momentos de crise não podemos nos conformar com situações como esta”, garantiu o governador.

Codevasf I

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf-SE) promoveu peixamento na cidade de Nossa Senhora de Lourdes. O senador Eduardo Amorim (PSDB) esteve presente. “É através desse repovoamento com peixes de várias espécies que muitos irão sobreviver desse alimento, proporcionando garantia de renda e melhoria na qualidade de vida. É uma iniciativa fantástica, um ato sem tamanho de importância”, destacou.

Codevasf II

No ato foram lançados 15 mil alevinos de tambaqui no açude Lagoa das Antas, localizado na zona rural do município. Esses alevinos utilizados foram produzidos no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Betume (CIB), unidade de produção e pesquisa mantida pela Codevasf na zona rural de Neópolis. Segundo o superintendente da Regional da Companhia em Sergipe, César Mandarino, no ano passado, a unidade produziu 3 milhões de alevinos para a realização de ações de repovoamento de rios e açudes e doação a produtores familiares.

Título

O radialista e diretor-presidente da Fundação Aperipê de Sergipe, Givaldo Ricardo, vai receber o Título de Cidadão Aracajuano em solenidade no plenário da Câmara Municipal de Aracaju, no dia 5 de abril, a partir das 17 horas.

Taxistas

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve reunido com representantes do Sindicato dos Taxistas do Estado de Sergipe (Sintax-SE), para discutir pautas de interesse da categoria. O parlamentar ouviu as demandas e se colocou à disposição para intermediar um diálogo entre o poder executivo e os profissionais.

Thiaguinho Batalha

“Os taxistas prestam um serviço muito importante para a nossa cidade e precisam ser ouvidos.  Nesta reunião foram várias reivindicações apresentadas e nós nos comprometemos em ajudar. Todas as discussões estão dentro do Plano de Mobilidade Urbana que será apresentado em breve à Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) e nós estaremos acompanhando tudo de perto”, disse Thiaguinho.

Acadepol

Com o propósito de disseminar conhecimento e técnicas investigativas e capacitar seus quadros, a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe (Adepol/SE) criou a Comissão Especial de Estudos para Enfrentamento da Corrupção e Defesa das Prerrogativas dos Delegados. A Resolução nº 001/2018, que instituiu o grupo, foi assinada na sede da entidade de classe.

Comissão
A comissão é composta pelos delegados Robério Santiago, vice-presidente da Adepol, Antonio Wellington Brito Junior, Danielle Garcia e Nádia Flausino Vitolo. A direção da entidade apresenta como justificativa para a criação do grupo de trabalho “o sentimento social que reclama medidas mais eficientes no combate à corrupção, endêmica em todos os quadrantes do País”.

Isaque Cangussu

“É nosso dever estatutário colaborar com as autoridades no estudo de problemas atinentes à Polícia Civil, sugerindo medidas de ordem administrativa e de amparo e defesa de classe, além de promover e estimular o desenvolvimento profissional dos delegados de Polícia”, justificou o presidente da entidade, delegado Isaque Cangussu.

PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira prestigiou a abertura do 10º Congresso Brasileiro de Conventions e Visitors Bureaux, que acontece na capital sergipana. O evento reúne integrantes do trade turístico de todos os Estados do país. Em seu discurso, Edvaldo Nogueira desejou boas vindas aos congressistas, ressaltou a receptividade do povo aracajuano e destacou o empenho da administração municipal na garantia da infraestrutura adequada para que o turista se encante pela cidade.

Edvaldo Nogueira

“Aracaju recebe a todos de braços abertos. Para mim, é motivo de muita alegria ser prefeito pela terceira vez. Temos trabalhado muito para que a cidade melhore a cada dia, uma vez que passou quatro anos abandonada. Nosso esforço é cumprir o papel do município de garantir a infraestrutura adequada para assim atrair os turistas. A cidade está muito bem organizada e limpa”, afirmou Edvaldo, que participou do evento acompanhado dos secretários Jorge Santana (Indústria, Comércio e Turismo) e Renato Teles (Governo).

Gustinho Ribeiro I

Durante o fim de semana, o deputado Gustinho Ribeiro (PRP) visitou Monte Alegre, Indiaroba e Lagarto, onde concedeu entrevista à rádio 13 FM, na comunidade da Colônia 13. Na entrevista, Gustinho falou do projeto de 2018 e das ações do mandato na região Centro-Sul, além de ouvir dos moradores as demandas da comunidade.

 Gustinho Ribeiro II

Outro ponto destacado pelo deputado foi em relação à sua indicação que solicita ao Governo do Estado que autorize a Secretaria de Estado da Agricultura a incluir o município de Lagarto no Programa de Regularização Fundiária. “Com o título de propriedade em mãos, os agricultores terão acesso ao plano safra e, consequentemente, terão participação no crescimento da agricultura em toda região”, justificou Gustinho.

Pelo interior

Gustinho foi a Indiaroba para participar, ao lado do prefeito Adinaldo Nascimento, do Congresso das Mulheres da Igreja Assembleia de Deus, na comunidade da Colônia Sergipe. Já em Monte Alegre ele prestigiou a assinatura da ordem de serviço para a construção da sede própria da Câmara Municipal, ao lado do presidente Acrisio Alves Pereira, do vereador Bibia do Couro e do deputado estadual Jairo de Glória.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também