Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

AINDA A SAÍDA DE JACKSON

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A saída do governador Jackson Barreto (MDB) para disputar o Senado Federal só não é fato consumado porque ele ainda não oficializou o afastamento. Analisado com serenidade, não haverá recuo. O próprio Jackson demonstra outro astral em relação à entrega do Governo a seu vice, Belivaldo Chagas (MDB), certo para disputar a reeleição em outubro.

O afastamento de Jackson Barreto, entretanto, fixou-se como uma dúvida. Em todas as regiões do Estado. Mas, JB já tem até data para sair: 06 de abril. Entretanto, quem acredita? Não falta muita coisa para convencer toda a sociedade, mas o governador acena muito claro de que se prepara para tentar o Senado. E, anotem: será um dos eleitos, apesar de tudo que aconteceu durante esse período de Governo.

Em conversa com lideranças políticas do interior a nota é uma só quando se fala sobre a disputa de Jackson pelo Senado: “e ele vai sair realmente?” Em seguida dizem que alguns ainda não tomaram decisão em relação à chapa majoritária, exatamente pela incerteza da desincompatibilização. Mas isso não acontece na visão de políticos apenas do sertão. Em Aracaju e entre bons ‘arquitetos’ da política, a suspeita predomina.

Um deles, que analisa com competência o cenário da política sergipana, considerou que só pode fazer uma avaliação depois do “simbólico 7 de abril”. Até admitiu que “todos esperam isso”. Excesso de precaução, talvez. Mas há absolutamente certeza que Jackson não deixará de montar o cavalo que está lhe passando selado. Aliás, JB já elabora – junto ao seu sucessor – um projeto para por em ordem algumas falhas que podem consertar e facilitar o trabalho até conclusão do Governo.

Os secretários também devem se afastar com a mudança de Governo. Alguns deles vão permanecer, outros retornam às suas vidas profissionais e/ou políticas.

IVAN LEITE RECEBE CONVITES

O ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PRB), tem recebido convites de amigos de outros partidos – novos e antigos – para candidaturas majoritárias.

Diz que fica feliz com o reconhecimento de sua ação política.

IVAN SE MOSTRA MAIS ANIMADO

Ivan Leite demonstra que está mais animado pela acolhida natural que tem o seu nome por vários segmentos políticos, mas ainda não tem posição formada.

Afirma que no quadro atual seria mesmo pelo PRB.

ADMITE QUE É FATO REAL

Ivan, que fala com cautela sobre política, reconhece ser plano ‘B’, embora tenha novos horizontes que se possa vislumbrar ou não.

– Isso ainda não pode ser colocado como opção, mas como possibilidade, disse.

VALADARES FILHO E O VICE

Valadares Filho (PSB), pré-candidato a governador, disse ontem que há uma relação pessoal muito boa entre ele e o presidente da OAB, Henri Clay.

– Mas não houve contato para ele ser meu vice, embora o considere grande nome.

CONVERSA SOBRE ELEIÇÕES

Valadares disse que teve um encontro com Henri Clay e falaram sobre as eleições de uma forma em geral, “sem tratar de participação na chapa majoritária”.

Insistiu que Henri Clay é um bom nome.

ANDRÉ E EDUARDO CONVERSAM

deputado André Moura (PSC) e senador Eduardo Amorim (PSDB) estão conversando, mas ainda não decidiram sobre quer vai a governador e senador.

Estão dando tempo ao tempo para definição.

HAVERÁ UM GRANDE MAL ESTAR

Dentro do bloco de oposição, segundo um dos integrantes, “a ausência de André Moura da chapa majoritária provocará um transtorno dentro do grupo”.

Uma maioria o quer como candidato ao Governo.

NEM A FORÇA DE SÃO JOSÉ

Segundo um político, que participou de procissão ontem em Malhador, percebeu que “nem a força de São José uniu a oposição em Sergipe”.

– Valadares não tirou foto ao lado do grupo de Eduardo Amorim, disse.

PESQUISA INTERNA PRONTA

Uma pesquisa para consumo interno, feita pelo Instituto Padrão, teria revelado uma boa posição do governador Jackson Barreto na disputa pelo Senado.

Sinalizou que ele vai bem junto ao eleitorado.

JUSTIÇA BLOQUEIA BENS

Parece coincidência, mas só foi Manuel Sukita anunciar uma festa de arromba para comemorar seu aniversário, que a Justiça bloqueou R$ 1 milhão em bens dele.

Também, a festa seria logo em primeiro de abril!

ACHA QUE TERÁ PENTE FINO

Um ex-prefeito do sertão faz uma análise do momento político que vão passar um ‘pente fino’ em todos os pré-candidatos a mandatos nas próximas eleições.

– Vão escolher os mais limpos e honestos, disse.

NOTÍCIAS DE PROCISSÃO

Circulou na procissão de São José, em Campo do Brito, a notícia de que ex-prefeito Manuel Sukita vai para o PTB e se filia dia 27 próximo.

Disputa vaga na Câmara Federal.

ESTÁ APENAS EM CONVERSA

O presidente regional do PTB, Rodrigo Valadares, diz que conversa com Sukita, mas não existe ainda nenhuma definição, nem filiação: “muito menos data marcada”.

– Já estamos mantendo esse contato há um tempo, sem definição porém.

SOBRE PREOCUPAÇÃO DA BASE

O bloco da oposição acha que a base aliada ao Governo está muito preocupada, com receio de Heleno Silva (PRB) e Fábio Henrique (PDT) venham para oposição.

Diz que o PRB é certo, mas que o PDT ainda tem dúvida.

VEM NOMES NOVOS NO SERTÃO

Alguns nomes novos para mandatos majoritários estão surgindo. O mais recente é o advogado Kleber Nascimento, conselheiro federal da OAB.

Vai disputar cargo na Câmara Federal, pelo PPS.

DE UMA VISITANTE DOS BONECOS

“Fale quem quiser sobre salários atrasados, mas o governador está de parabéns e vai deixar duas grandes obras: o monumento a Déda e os bonecos do folclore sergipano”.

Segundo ela, “isso vai atrair muitos turistas”.

COISAS MAIS IMPORTANTES A FAZER

Já um ‘flanelinha’, que vigiava os carros, admitiu que a obra é bonita, “mais existem coisas bem mais importantes a fazer que expor bonecos”.

– Na saúde o povo está morrendo e não há atenção aos jovens. Inclusive a mim, disse.

JÁ NO MONUMENTO A DÉDA

Muito trabalho para os cuidadores do Monumento a Marcelo Déda, com pessoas querendo sentar em suas pernas e tirar fotos de posições extravagantes.

No lago em frente, uma pessoa escorregou e tomou um banho.

Notas

Hábeas corpus de Lula – A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, disse ontem que depende do ministro-relator Edson Fachin, e não dela, o julgamento do habeas corpus do ex-presidente Lula, no plenário da Corte. “Quando o relator levar, o habeas corpus tem preferência constitucional, porque lida com liberdade.”

0x0

Temer pede celeridade – O presidente Michel Temer conversou na sexta-feira passada com o general Walter Souza Braga Netto, interventor na segurança pública do Rio de Janeiro para pedir celeridade nas investigações do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e de seu motorista Anderson Gomes.

0x0

Morte terá mobilizações – Várias mobilizações foram agendadas para os próximos dias em solidariedade a Marielle Franco, vereadora do Psol que foi assassinada no Rio de Janeiro na quarta-feira passada. Marielle foi morta a tiros no bairro do Estácio, região central da capital carioca, depois de deixar uma reunião.

0x0

Procuradores investigam – A procuradora Raquel Dodge designou cinco procuradores para acompanhar as investigações das mortes de Marielle Franco e Anderson Pedro Gomes, informa a repórter Tabata Viapiana, da IstoÉ. Os cinco são integrantes do grupo estratégico de combate a crimes federais no Rio.

0x0

Lula quer ser paciente Vip – O advogado Miguel Reale Jr. disse a O Antagonista que é preciso ficar claro que “o paciente” do Hábeas Corpus impetrado pela Associação de Advogados do Ceará é um só: Lula. “O paciente é o Lula. Se não fosse a situação do Lula, esse HC jamais existiria. Lula quer ser paciente VIP.”

0x0

Prerrogativa da Presidência – Carlos Ayres Britto, ex-presidente do STF, evita fazer comentários pessoais sobre os colegas que hoje integram a Suprema Corte. Em conversa com O Antagonista, ele prefere apenas destacar que “a inclusão de temas no plenário é prerrogativa natural” da Presidência do STF.

Conversando

Dia de São José – Políticos de todos os partidos viajaram ontem a cidades do interior para as festas de São José. A maioria chegou o mais cedo possível.

Sem chuvas – A crença do sertanejo é que quando chove no “Dia de São José o inverno será bom e terá milho a grané”. Não caiu nenhum chuvisco ontem.

Mostra interesse – A crítica sistemática a determinada pessoa, naturalmente a faz de vítima e mostra interesses ainda inconfessáveis.

Cada candidato – As candidaturas existem no imaginário de cada candidato e de alguns eleitores, mas ainda estão distantes de serem concretizadas.

Bonecos do largo – Muita gente visitando os bonecos do Largo do Povo Sergipano, na Avenida Ivo do Prado. Há mais elogios do que críticas.

Campo do Brito – O deputado André Barros madrugou ontem e amanheceu o dia em uma procissão na cidade de Campo do Brito.

Sem definição – Uma movimentação grande no PPS, abaixo da mangueira, mas ainda não uma definição sobre apoio a majoritários. Conversas estão avançadas.

Fim da Polícia – A quem interessa “o fim da polícia e a abertura dos portões das penitenciárias e delegacias?” Sinceramente é uma insanidade ideológica.

Também vítima – Quero ser bandido com amparo de partidos políticos e da sociedade. Também sou vítima de um sistema que jamais tratou bem a educação.

Leia também