Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Belivaldo Chagas participa de procissão de São José, em Malhador

6

Ao lado da prefeita Elayne Araújo, do ex-prefeito Dedé do Inhame e demais lideranças, o vice-governador percorreu, junto com a comunidade, as ruas do município, para pedir e agradecer ao santo pelo povo sergipano

Todo dia 19 de março a comunidade católica se reúne em louvor à São José, considerado o santo que intercede pelas chuvas que garantem a fartura da colheita. Em Sergipe, umas dessas comunidades que celebram o padroeiro fica na cidade de Malhador, a 52km da capital. E o vice-governador, Belivaldo Chagas, participou do encerramento do novenário, que aconteceu de 10 a 19 de março. Ao lado da prefeita Elayne Araújo, do ex-prefeito Dedé do Inhame e demais lideranças, o vice-governador percorreu, junto com a população, as ruas do município, para pedir e agradecer ao santo pelo povo sergipano.

“Essa grande festa demonstra o tamanho da devoção dos malhadorenses ao santo padroeiro dos agricultores. Participar da procissão, ao lado da comunidade, renova a nossa fé e ao mesmo tempo, é um momento de reflexão e gratidão por tudo de bom que recebemos. Além disso, o dia de São José marca a chegada das chuvas, e estamos aqui também para pedir chuva para o nosso estado, para que tenhamos uma produção boa e a colheita farta”, declarou o vice-governador.

Conhecida como a “terra do inhame”, o município de Malhador tem como base da economia, a agricultura, e nada mais importante para quem trabalha com a terra, do que a chegada das chuvas. A prefeita destacou a boa participação da população durante o novenário, e pediu pelas lavouras.”A programação festiva em nosso município contou com missas todas as noites, sempre com um número expressivos nas celebrações, a exemplo da missa dedicada aos motoristas, ocorrida ontem. Essa festa é um verdadeiro ato de fé, e nós pedimos a São José que traga chuva, visto que a base da nossa cidade é a agricultura, e precisamos muito dessa proteção divina”, destacou.

Devoção que une

O tema da festa de São José esse ano foi, “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na “igreja em saída” a serviço do reino. Sal da terra e luz do mundo”. E durante as noites de novena, diversos padres de comunidades vizinhas, celebraram junto com o povo. O pároco, Cleberton Lima se diz feliz com o envolvimento da população de Malhador durante o novenário e destacou que o maior fruto dessa experiência, foi a unidade.

“Aqui em Malhador nós procuramos tudo aquilo que nos proporciona a unidade. Em meio a tantas discórdias, tanta violência, há duas coisas que unem o povo: a fé e a pessoa de Jesus Cristo. Nesses dez dias de festa, percebemos a mobilização do povo, para justamente estar em torno da fé e da pessoa de Jesus, e em especial de São José. Precisamos sempre ter algo que una, e a religião faz isso. Hoje lembramos de São José, ele que escutou, foi o pai de Jesus Cristo, um verdadeiro exemplo para todos nós”.

A senhora Helena, que mora há 17 anos na cidade, participa ativamente da programação religiosa e vê em São José um exemplo de fé. “Venho todos os anos para a novena, e participo da procissão. Venho para agradecer todas as bençãos recebidas, pois sou muito devota de São José e Nossa Senhora”, afirmou.

Padroeiro

A tradição católica afirma que São José, foi esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus. O santo era conhecido por sua humildade e obediência a Deus. É patrono das famílias, e é o único santo que a Igreja católica comemora em dois dias, 19 de março com o título de São José, e 01 de maio como São José Operário. Em Sergipe, além da cidade de Malhador, o santo é padroeiro de diversas comunidades, a exemplo das paróquias em Aracaju, e nos municípios de Pinhão e Pedrinhas.

Fonte e foto ASN

Leia também