Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

General do Exército Artur Costa Moura recebe a maior honraria na Alese

5

A Maior honraria da Assembleia Legislativa de Sergipe: a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar, foi entregue no final da tarde desta segunda-feira, 19, em Sessão Especial de Outorga, ao general do Exército Artur Costa Moura, comandante militar do Nordeste. A homenagem é do presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (MDB) reuniu integrantes das Forças Armadas, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O homenageado destacou ser um momento de muita alegria, voltar ao plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe para receber mais uma honraria.

“Me sinto muito honrado. Pela segunda vez retorno a essa Casa Legislativa para receber homenagens. Sergipe é um Estado pequeno na sua dimensão territorial, mas é grande, pela amizade e pelo apreço que tem por todos que aqui vivem e tem a oportunidade de conviver com o povo sergipano. Para mim é uma honra muito grande, comandei a 6ª Região Militar e conheci muito de perto a atividades do Batalhão Campo Grande.  Essa homenagem é para o comandante militar do Nordeste, mas uma consequência direta dos laços que unem a nossa instituição Exército Brasileiro com o Estado de Sergipe”, destaca.

Relacionamento

O general de Exército relembrou os dias que viveu intensamente na fazenda do avô Manoel Paiva (proprietário do Balneário Caldas de Cipó), localizada no município sergipano de Estância. “Sou baiano da cidade de Jequié e tenho um relacionamento muito forte e familiar com o Estado de Sergipe. À cada 15 dias nós saíamos de Caldas de Cipó e vínhamos para a fazenda do meu avô em Estância, juntamente com mina avó e meus primos”, relembra acrescentando que a esposa Cláudia Prudente é integrante da tradicional família sergipana (a de Sílvio Romero).

De acordo com o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo, elogiou o homenageado. “Ficamos felizes principalmente porque é o momento de se colocar a público, o trabalho que o Exército, realiza em prol do benefício da população. O general Moura é um homem que sempre se prontificou a ajudar os sergipanos, em questão de obras e de combate à seca. Nós fazemos essa homenagem a todas as pessoas que fazem por Sergipe e podem fazer muito mais”, ressalta Luciano Bispo.

“Mais uma vez queremos enaltecer mais um integrante do brioso Exército Brasileiro, na missão que o presidente Luciano Bispo, me confiou para saudar o homenageado”, completou o deputado Georgeo Passos.

Homenageado

O general de Exército nasceu na cidade de Jequié – Bahia. Filho de Manoel da Silva Moura e de Noélia Costa Moura, realizou o curso primário na Escola do Jequié Tênis  e incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 1975, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Rezende, no Rio de Janeiro.

Graduou-se Bacharel em Ciências  Militares em 1978, sendo declarado aspirante – a-oficial da Arna de Infantaria e classificado   no 19º Batalhão de Caçadores  em Salvador.

Possui cursos de pós-graduação em assessoria parlamentar pela Universidade de Brasília.

Galerias e plenário lotados

Foi instrutor na Academia Militar das Agulhas Negras, , desempenhou a função de adjunto da Assessoria Parlamentar do Gabinete do Ministro do Exército,  e foi nomeado para a Cooperação Militar  Brasileira no Paraguai. E foi ainda, chefe da Divisão Administrativa do Gabinete de Planejamento e Gestão do Departamento Geral do Pessoal.

Em 2016, assumiu o Comando Militar do Nordeste, Comando Militar de Área que compreende os Estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia, com sede na cidade de Recife, em Pernambuco.

Mesa

A mesa foi composta pelos deputados Luciano Bispo e Georgeo Passos (PTC), o chefe do Gabinete Militar, coronel Eduardo Henrique Santos, representando o governador Jackson Barreto (MDB), o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, desembargador Cezário Siqueira, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE), desembargador Ricardo Múcio de Abreu, o conselheiro Carlos Pinna de Assis representando o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), o comandante do Vigésimo Oitavo Batalhão de Caçadores, José Fernandes dos Santos Filho e General de Divisão Marcos Silva Slvin, além do Capitão dos Portos, Carlos Augusto Souza Júnior e o vereador Américo de Deus, representando a Câmara Municipal de Aracaju.

Por Agência de Notícias Alese-

Foto: César de Oliveira

Leia também