Aracaju, 12 de maio de 2024
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Jackson Barreto apresenta resultados positivos do Programa de Ensino Integral

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O evento também contou com a participação do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, instituições do terceiro setor que apoiam o governo estadual na implantação do Programa Estadual de Ensino Integral

Nesta terça-feira (20), o governador Jackson Barreto, ao lado do secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, participou da reunião com o Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral da Secretaria de Estado da Educação, que teve como pauta a apresentação dos impactos da implantação do ensino integral na rede pública em Sergipe. O evento, que aconteceu no Teatro Tobias Barreto, contou com a presença de representantes da comunidade escolar dos Centros de Excelência (colégios estaduais que aderiram ao Programa Educa Mais).

Para o governador, o momento é de colher os frutos do esforço que o governo vem fazendo, na ampliação do programa em tempo integral. “O que nós vemos é um resultado altamente positivo, principalmente se levarmos em consideração os resultados do último vestibular, o sucesso desses jovens, tanto do Atheneu, como da Escola Manuel Messias, lá no município de Nossa Senhora da Glória, que são escolas em tempo integral. Isso passa a ser um referencial muito grande para o projeto escola em tempo integral do governo do Estado”.

Jackson ressaltou o sucesso da ampliação do programa, lançado em 2015. “Encontramos o estado com apenas três escolas em tempo integral e, agora, estamos com 42 escolas. É um esforço grande, é um objetivo que o governo definiu como muito importante para fazer avançar a Educação do nosso estado”.

Durante o evento, o governador Jackson Barreto foi homenageado pela Comunidade Escolar, recebendo uma placa em reconhecimento pelo empenho dedicado na implantação do programa Educa Mais. O aluno Brendson Oliveira, do Centro de Excelência Professora Maria Ivanda de Carvalho Nascimento, representando os estudantes, agradeceu ao governo do Estado, a Secretaria de Educação, e a todos os professores envolvidos no programa.

Bons resultados no vestibular

O Colégio Estadual Maria Ivanda Carvalho é um exemplo de aprovação dos estudantes nos concursos vestibulares. O colégio obteve, no início do ano, 92 % de aprovação dos alunos que prestaram Enem. E o aluno Brendson de Oliveira foi um deles. Aprovado em três universidades, o jovem ressaltou que a experiência no ensino médio integral foi fundamental para sua formação como cidadão e como estudante.

“Minha experiência com o ensino integral envolveu toda uma questão familiar. Toda a minha família já vinha do ensino integral e eu fui para o Colégio Ivanda Carvalho com esse estigma de querer estudar mais e ter um foco na universidade.  Nesse sistema, o tempo todo o aluno tem contato com o conhecimento, sempre debatendo e querendo atrair mais conhecimento. Nele, aprendi também a ser um ser humano ético, a batalhar pelos meus direitos, já que muitas vezes fizemos manifestações para abastecer as necessidades do colégio. Por isso, eu só tenho a agradecer ao governo do Estado por ter tido a oportunidade de ter estudado nesse sistema”, disse.

Trabalho em conjunto

O secretário de Educação, Jorge Carvalho, reforça que o investimento feito cria novas perspectivas para os jovens estudantes. “No Atheneu Sergipense e no Manuel Maria Feitosa, houve 100% de ingresso dos alunos no Ensino Superior e no Maria Ivanda foi mais de 90%. Para um estado onde a média de ingresso do ensino superior oscila de 10 e 17%, isso demonstra os resultados do programa e cria perspectiva de futuro para a juventude sergipana”.

Além dos bons resultados no vestibular, o secretário destacou o aumento significativo na matrícula, no desempenho dos alunos, e na conservação do patrimônio escolar. “E, além disso, a situação de evasão escolar que se aproxima do zero. O estado de Sergipe foi o que mais cresceu em ensino médio integral e o aluno é protagonista”.

Intitulado “Impactos do Programa Educa Mais no Panorama da Educação Integral Sergipana”, o evento também contou com a participação do Instituto Sonho Grande, Instituto Natura e Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, instituições do terceiro setor que apoiam o governo estadual na implantação do Programa Estadual de Ensino Integral – Escola Educa Mais, a partir do qual 42 colégios estaduais foram transformados em Centros de Excelência em Ensino Médio.

Segundo a assessora do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral, Mônica Rodrigues Silva, até 2017, eram 17 escolas com ensino médio em tempo integral e, a partir deste ano, serão 42  espalhadas em todo estado. “Eu acho que o maior destaque é o nosso aluno se tornar um cidadão completo, que é o que o programa propõe a integralidade do cidadão. Os resultados que estamos apresentando aqui são surpreendentes, para tão pouco tempo do programa em si. Tenho certeza que o governo do Estado está bem satisfeito com os resultados obtidos”.

A professora de espanhol do Colégio Estadual Maria Ivanda Carvalho, Mônica Rodrigues Silva, explicou que a realidade do integral vem a atender a toda necessidade do aprendizado do aluno. “A ideia é que todas as disciplinas se nivelem, se orientem pelo projeto. Os meninos gostam da escola, é o melhor lugar da vida deles. É onde eles iniciam todos os ciclos de relações, o nosso papel é fazer o melhor por eles e nós estamos estudando para isso. Sou muito grata pela oportunidade do ensino integral, me adequei, gostei, era tudo que eu queria fazer. Temos o horário de estudo, temos disciplinas eletivas, as tutorias, que é uma implantação que faz uma grande diferença na escola. Cada professor fica responsável por 15, 20 alunos e você acompanha a vida dele, as necessidades, a nota, e isso é que faz com que você vá alinhando todo esse processo educativo”, explicou.

Formando cidadãos

O diretor do Colégio Estadual Atheneu Sergipense, Daniel Lemos, destacou os avanços obtidos pela instituição através do ensino médio integral.  A instituição foi uma das primeiras a implantar o ensino, há oito anos. “A Escola Educa Mais tem se mostrado uma escola sólida, uma escola que objetiva empoderar o aluno com o protagonismo, e que faz com que as pessoas atinjam seus sonhos. É uma escola que tem tido sucesso e tem feito com que professores, coordenadores e diretores se sintam mais educadores. Essas escolas que implementaram o ensino integral  são escolas que estão aumentando o fluxo de alunos aprovados, aumentando a fixação do aluno na escola, e aumentando o gosto desse aluno de estar na escola pública. Nesse último ano, nós tivemos mais de 346 aprovações, sendo que dessas aprovações, 113 foram para o SISU, ou seja, alunos de escolas públicas que hoje vão estudar em universidades públicas. É um resultado no aprimoramento desses resultados ao longo de 8 anos de implantação do ensino integral. Neste ano, serão de 400 vagas, nosso período de inscrição vai do dia 11 a 14 de abril, já com as inscrições online”.

A representante do Instituto Natura, Analu Moreira, destacou a parceria com o governo do Estado para a implantação e suporte do ensino integral nas escolas da rede pública estadual.  “Para o Instituto Natura, a educação integral é uma das nossas bandeiras. A gente se sente muito honrado de estar com essa parceria aqui em Sergipe, junto com os nossos parceiros, a Seed, o Instituto Sonho Grande. Estamos honrados de ver a concretização desse sonho junto com a rede”, ressaltou.

A parceria com Instituto de Corresponsabilidade pela Educação e o governo do Estado já vem sendo realizada há algum tempo. Para a representante, Juliana Zimmerman, “essa parceria busca não só formar os jovens na dimensão acadêmica, mas também na sua formação integral. Estamos pensando no seu desenvolvimento pessoal, social do aluno. A ideia é colaborar com a formação de um cidadão mais pleno para o futuro”.

Fonte e foto ASN

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