Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Valadares: fechar a Fafen é golpe contra trabalhadores e economia de Sergipe

Valadares sai

Por Diógenes Brayner

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB) admitiu, nesta terça-feira (20), que a decisão  tomada  pela Petrobrás de fechar as portas da Fafen-SE (Fábrica de Fertilizantes de Sergipe), “pegou os sergipanos de surpresa, causando decepção a quantos participaram da lutapela sua implantação”.

– Lembro que na Alese, quando por ali passei, participei de diversos debates visando a implantação de projetos industriais para aproveitamento de nossas riquezas naturais, a exemplo do gás natural, cujas jazidas, poderiam impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Estado, com reflexos positivo na agricultura em todo o Nordeste e no Brasil, disse.

O senador Valadares lembrou que “em 1982 começou a funcionar a fábrica de Uréia, o que representou um investimento em grande escala da Petrobras de cerca de $ 200 milhões de dólares, depois reforçado com a
ampliação da fábrica para produzir sulfato de amônio, ambos os produtos muito utilizados  para desenvolver o plantio, aqui em nosso Estado e no Nordeste, a exemplo da cana de açúcar e do milho, e em todo o Brasil, a exemplo das grandes plantações de algodão em SãoPaulo”.

– Muitos investimentos na área de infraestrutura, com vistas a dar suporte a essa fábrica e a usina de Potássio, foram realizados pela Petrobras, empresa em que a União é sócia majoritária, e também pelo Estado, como a construção da adutora do Rio São Francisco, a ampliação da rede de energia elétrica, e a implantação do Porto de Sergipe – a maior parte do qual foi impulsionado no meu período de governo, passando pelos governos de Augusto Franco e João Alves.

Estratégia inconcebível – O senador Valadares reconhece que “o Brasil, que tem uma agricultura pujante, responsável em muitos pontos para manter baixa ataxa de inflação, depende e muito da produção de fertilizantes, pois, o que nosso país produz não cobre a demanda do campo, que é obrigado a importar de outros países fertilizantes nitrogenados, pagos em dólares, cerca de 70% de nossas necessidades, gerando empregos lá, enquanto retira daqui os nossos empregos.

Valadares acha “inconcebível essa estratégia do Governo Federal de fechar ou vender estatais que fortalecem
a produção agrícola, enquanto nos Estados Unidos, há uma corrida para a implantação de fábricas voltadas para os nitrogenados, e disputarem com a China o primeiro lugar na produção de alimentos”.

– Como existem três fábricas direcionadas para produzir amônia e uréia (Sergipe, Bahia e Paraná), o governo vai ter que explicar porque fez essa escolha aleatória, desferindo uma canetada contra Sergipe e a Bahia. Para prejudicar a região Nordeste, logo a mais pobre do Brasil? Afinal, para que foi criada a Federação? Foi criada para que todos tenham um tratamento isonômico, criticou Valadares.

O senador socialista diz que recebeu com indignação essa notícia. “Não deram ao governador do Estado de Sergipe, Jackson Barreto o mínimo direito de ser ouvido. Foi uma humilhação ao nosso Estado que faz parte da Federação Brasileira. O Governador foi apenas comunicado”. Valadares admite que “em se tratando de decisão tão importante, que diz respeito à subtração de nosso meio de uma industrial de fertilizantes que gera emprego e reduz as nossas importações, aumentando divisas, não podemos aceitar tal procedimento perverso contra os nossos direitos alcançados com tanta luta, em campanhas memoráveis pelo aproveitamento de nossas riquezas minerais”.

– São sinais maléficos dos tempos tenebrosos em que vivemos. Tudo isso representa mais uma tentativa para justificar mais à frente a privatização da Petrobras, concluiu senador Valadares.

Leia também