Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

VALADARES FILHO QUER UNIÃO DA CLASSE POLÍTICA SOBRE FAFEN

Valadares Filho busca união da classe política de Sergipe para reverter o fechamento da Fafen

O deputado Valadares Filho (PSB-SE), em pronunciamento feito hoje (20/03) na tribuna da Câmara, registrou preocupação em relação ao fechamento da Fábrica de Fertilizantes e Nitrogenados (Fafen), instalada na cidade de Laranjeiras, no Estado de Sergipe. Para o deputado, o fechamento dessa fábrica terá um impacto negativo de grandes proporções na economia de Sergipe.

A primeira preocupação de Valadares Filho é com os trabalhadores. “Se concretizada essa ameaça, serão centenas de desempregados a mais, em um momento em o desemprego no Estado de Sergipe já é acima do tolerável”.

Outra preocupação do deputado é em relação ao risco de se quebrar a cadeia produtiva, uma vez que a Fafen é responsável pela produção de toneladas de ureia e amônia, componentes fundamentais para o desenvolvimento da agricultura e da pecuária no Brasil.

Segundo Valadares Filho, a decisão da Petrobrás em fechar a Fafen em Sergipe, não faz sentido, pois não guarda coerência com o mercado de fertilizantes.  Atualmente, a demanda de fertilizantes no mercado brasileiro é maior que produção nacional; é notório que o segmento de fertilizantes encontra-se em expansão no Brasil e no mundo. “Para constatarmos esse fato é suficiente verificarmos que o consumo de fertilizantes no Brasil, entre 2003 e 2012 cresceu de 22,8 milhões de toneladas para 29,6 milhões, ou seja, cerca de 30% de aumento”.

Valadares Filho destaca que não se pode aceitar a alegação de que a fábrica de Laranjeiras estaria dando prejuízos; e que, por isso, será fechada. “Diante desses dados, entendo que se a fábrica está registrando prejuízos é preciso melhorar a gestão. E não encerrar as atividades!”

A mídia noticiou que a Petrobrás já informou que as Fafens em Camaçari (Bahia) e no Paraná também serão fechadas este ano. Com essa medida, o governo federal está andando em direção contrária à do desenvolvimento econômico que ele mesmo anunciou, quando assumiu o cargo; e colocando a segurança alimentar do Brasil em risco. O Brasil que hoje já importa boa parte dos fertilizantes passa a depender ainda mais do mercado externo. “Isso é colocar em risco a produção agrícola brasileira, cujo agronegócio é um dos setores mais pujantes do mundo; e, para nós, um dos responsáveis pelo equilíbrio na balança comercial”.

Valadares Filho defende que o momento exige a união de todas as forças políticas de Sergipe. “O trabalho de articulação aqui no Congresso Nacional já começou. Amanhã mesmo teremos uma reunião com a participação de toda Bancada Federal de Sergipe (oito deputados e três senadores) e com a presença do governador Jackson Barreto”.

O encontro tem o objetivo de buscar formas de reverter a decisão da Petrobrás. Os parlamentares da bancada federal de Sergipe também estão buscando agendar um encontro   com o presidente Michel Temer a fim mostrar os prejuízos que o fechamento da Fafen Laranjeiras trará para o Estado de Sergipe e para o Brasil.​

Ascom do deputado

Leia também