Aracaju, 28 de março de 2024

Em seis meses, programa de recapeamento já aplicou 15 mil toneladas de asfalto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

A atual gestão da Prefeitura de Aracaju vem transformando a cidade em um verdadeiro canteiro de obras, tendo como o principal objetivo reconstruir a qualidade de vida e trazer de volta a autoestima da população. Depois de quatro anos com poucos investimentos na malha viária da cidade, em setembro de 2017, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou o Plano de Recapeamento Asfáltico e, em seis meses, já é possível notar uma significativa mudança nas principais vias do município.

Desde que aconteceu o lançamento do programa, diariamente, equipes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) saem às ruas recuperando a pavimentação asfáltica dos principais corredores de trânsito da capital. Neste primeiro semestre de execução, o programa já beneficiou 21 vias em toda a cidade.

O investimento, até agora, ultrapassa os R$ 5 milhões, com a aplicação de 15.500 toneladas de asfalto. Entre ações de tapa-buracos, recapeamento asfáltico e pavimentação, ao todo, já são 20,12 km de ruas e avenidas beneficiadas, de norte a sul da cidade. Tudo isso com recursos próprios.

De acordo com o secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, todas as ações destinadas a recuperar a malha viária estão alinhadas com o Planejamento Estratégico adotado pela gestão. “Temos acompanhado todas as etapas definidas no Planejamento e, no que diz respeito a ações estruturantes, não foi diferente. Nos primeiros meses de 2017, concentramos esforços em reativar a usina de asfalto e atuar com serviços de tapa-buraco. Em meados de setembro, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou o Programa de Recapeamento Asfáltico, que significou a primeira medida de impacto na recuperação asfáltica e começou pelo Santa Maria, o segundo bairro mais populoso da cidade, com demandas estruturais antigas e grande fluxo de veículos”, relata Ferrari, explicando ainda que neste período em que o Programa está ativo o foco são os corredores de trânsito e locais mais danificados. Entre todos os serviços, a Prefeitura já distribuiu 33 mil toneladas de asfalto por toda a cidade.

Serviços

O ponto de partida foi a avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria. De lá para cá, o trabalho não parou. Já são 17 vias recuperadas em importantes pontos. Somente no Bairro América, oito ruas ganharam nova pavimentação: Venezuela, Argentina, Paraguaçu, José Zuckerman, Goiânia, Paraguai e Uruguai.

No bairro 13 de Julho, as avenidas Antônio Fagundes Santana e Ananias Azevedo receberam nova camada de asfalto. No Jardins, já foi concluído o recapeamento da avenida Jorge Amado e a Ministro Geraldo Barreto Sobral está em andamento. Um dos portais de entrada da cidade, as avenidas senador Júlio César Leite e Hildete Falcão Batista, no Aeroporto, também receberam nova pavimentação.

O bairro São José foi beneficiado através da rua Santa Luzia e da avenida Augusto Maynard. Nestes seis meses, ações constantes também foram realizadas na avenida Euclides Figueiredo, no bairro Cidade Nova. Após vários trabalhos paliativos realizados pela Emurb no local, o fluxo do trânsito melhorou, além de evitar alagamentos em períodos chuvosos.

Atualmente, um importante corredor de trânsito, inclusive de transporte público, está sendo recapeado. Trata-se da avenida Gentil Tavares, no bairro Getúlio Vargas, uma das opções para quem se desloca das regiões Oeste e Central para a zona Norte.

Manuela Maciel trabalha há dois anos em uma lanchonete na avenida Gentil Tavares. Ela conta que os clientes do estabelecimento comentam positivamente o recapeamento da via. “Sempre escuto eles falando como está bonito, que agora é outra pista, um tapete. Isso é muito bom porque nessa avenida tem muito comércio e passa muita gente”, afirma.

Tapa-buracos

Com uma malha viária deficiente, eram constantes as reclamações dos motoristas aracajuanos referente aos prejuízos causados pelos buracos formados nas vias, além do risco de acidentes e complicações do trânsito. O cenário começou a mudar quando, ainda em 2017, 185.500 m² de pavimento foram recuperados, com a aplicação de 13.500 toneladas de asfalto. Só nos primeiros meses de 2018, já são 55.500 m² recuperados e quatro mil toneladas de asfalto aplicadas. Somente de tapa-buraco, já foram investidos mais de R$ 6 milhões em toda a cidade.

Muitos desses serviços estão sendo executados em mutirões realizados pela Prefeitura. Estes mutirões acontecem em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e, além da operação tapa-buracos, ainda são oferecidos serviços de limpeza e varrição das ruas, capinagem e pintura de meio-fio.

Até o momento, já foram contemplados com os mutirões o conjunto Orlando Dantas, no bairro São Conrado; conjuntos JK, Sol Nascente e Largo da Aparecida, no bairro Jabotiana; o conjunto Augusto Franco, na Farolândia e o bairro Santos Dumont.

Além de recuperar vias onde a pavimentação já existia, o Programa de Recapeamento Asfáltico também contemplou localidades onde até o momento não havia pavimentação, como é o caso da rua Maria Iraci Ramos Santos, no loteamento São Sebastião, bairro Santo Antônio; a travessa Gal. Djenal Queiroz, no Luzia; e a rótula da avenida Alexandre Alcino, no Santa Maria.

Foto Ana Lícia Menezes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também