Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Hospital Universitário realiza curso para colaboradores do almoxarifado

6

Colaboradores participaram da oferta formativa orientada à importância de atividades como armazenamento de produtos hospitalares e segurança no trabalho

HU realiza curso para colaboradores do almoxarifado

HU realiza curso para colaboradores do almoxarifado

O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu nesta terça-feira, 20, a primeira edição do Curso de Atualização de Almoxarifado, ofertado aos colaboradores que executam atividades de almoxarife. Organizada pelo Setor de Farmácia Hospitalar (SFH), a capacitação abordou desde temas teóricos até questões práticas, incluindo a segurança no trabalho.

No seu primeiro dia, o curso contou com palestras do chefe do almoxarifado do HU-UFS, Mateus Alexandre, da farmacêutica Aline Barreto e do membro da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Cleomar Batista. Numa linha geral, os preceptores transmitiram conhecimento sobre a aplicação de conceitos, técnicas e ferramentas para a realização adequada das tarefas diárias do almoxarifado do HU-UFS.

Para o chefe do SFH, Fábio Ramalho, o curso busca, também, valorizar o trabalho dos colaboradores, como prova da preocupação constante com a atualização dos procedimentos. “O objetivo é otimizar a logística de acordo com a nossa realidade, provocando a reflexão acerca dos temas mais emblemáticos no almoxarifado”, destaca o gestor.

“É sempre importante retomar o contexto histórico e os conceitos teóricos do correto armazenamento, em especial, de produtos hospitalares”, garante Mateus Alexandre. Na sua intervenção, o chefe do almoxarifado debateu com os colaboradores sobre a importância da cadeia de armazenamento, enfatizando aspectos como conferência e lançamento. A farmacêutica Aline Barreto abordou aspectos práticos do trabalho dos colaboradores. “O que eu posso fazer de melhor no fluxo que já desenvolvo? Essa é a pergunta essencial”, explica.

O membro da Cipa e colaborador do SFH, Cleomar Batista, encerrou os debates com uma intervenção sobre segurança no trabalho envolvendo as atividades do almoxarifado. “A gestão do almoxarifado deve passar pela preocupação com a saúde ocupacional, inclusive como medida de eficiência no resultado desse trabalho”, explanou. Os colaboradores assistiram a um vídeo sobre ergonomia e aprenderam, com exercícios práticos, as posturas corretas para evitar problemas na coluna.

O colaborador Robson dos Santos aprovou a iniciativa do SFH e ressaltou a importância de atualizar alguns conhecimentos. “A correta organização do estoque traz celeridade às formas de trabalho como, por exemplo, a planilha que o SFH tem para controlar os medicamentos. É interessante entender a lógica por trás de ferramentas que vivenciamos diariamente”, pontua.

O curso, com duração de 4 horas, termina na próxima quinta-feira, 22, com palestras sobre outros assuntos pertinentes às atividades do almoxarifado.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

A empresa, criada em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 48 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Por Luís Fernando Lourenço

Leia também