Aracaju, 28 de março de 2024

Não queremos privatização do serviço de saúde Mental, escreve servidora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
5

O prefeito Edvaldo Prometeu em campanha do curso público mas não o fez, ocorreu um processo seletivo simplificado PSS. o qual nem abriu vagas para todas as categorias de profissionais em falta na rede e as vagas abertas ainda não foram  chamados estes profissionais para ocupar esse espaços que estão em aberto desde que está gestão assumiu.

Rede Ambulatorial são pacientes atendidos pelas unidades de saúde pegam os medicamentos e tem um tratamento em casa acompanhado por seus familiares ou ele mesmo.

São muitos usuários da saúde mental que necessita de medicamentos e estão com seus tratamentos comprometidos por falta de medicamentos na rede

Falta de profissionais nos espaços Caps.

São muitos usuários da saúde mental que necessita de medicamentos e estão com seus tratamentos comprometidos por falta de medicamentos na rede

Falta de profissionais nos espaços Caps.

Faltam Profissionais

Enfermeiros

Técnicos de Enfermagem

Psicólogos

Assistentes sociais

Farmacêuticos

Educador Físico

TO= Terapeuta Ocupacional

Oficineiros

Estamos sabendo que alguns profissionais serão contratados pela Mult serv e já temos o administrativo e a higienização sendo contratados pela Multserv.

Soube que a oficineira que está contratada pela Multserv a qual trabalha na saúde Mental há 16 anos vai sair e os próximos serão contratados por uma ONG.

CIRAS ….AÍ PERGUNTO PORQUE contratar e privatizar se já está provado que assim é mais caro o serviço?

ESTAMOS trabalhando com a equipe em quantidade mínima de profissionais. No dia 27/02/2018 realizamos uma assembleia de usuários onde os usuários junto com seus familiares realizaram uma manifestacao Jornal da Cidade fez uma materia com os usuários e profissionais do serviço do CAPS JAEL PATRÍCIO DE LIMA.

EM SEGUIDA : ” aconteceu uma reunião com o cordenador do REAPS e alguns trabalhadores do serviço onde questionamos a falta de profissionais medicamentos e a manutenção do prédio.”

Há 15 dias atrás, ontem chegou a equipe de manutenção que está substituindo lâmpadas torneiras consertando portas desentupindo os ralos de banheiros manutenção das janelas quebradas e instalação de Ar condicionados.

Nós que fazemos a saúde mental nos preocupamos muito com os usuários na questão de seu tratamento e segurança e nem sempre podemos ofertar o melhor pois esbarramos nas limitações do serviço na ausência de profissionais suficiente e há 6 meses estamos lutando com a ausência de medicações na rede.

O paciente psiquiátrico gera um custo para os cofres públicos e quando não tratados esse custo aumenta e muito…nos chamados do Samu, Ciosp, Bombeiros, o suicídio tem sido em um número gritante no meio deles e quando não agridem familiares foi o caso de um usuário nosso que esfaqueou a mãe em novembro do ano passado aqui no Pau Ferro e este usuário tinha toda assistência do serviço mais quantos não estão tendo?

Quantas visitas domiciliares deixamos de fazer por falta de profissonais o suficiente?

Temos a demanda interna a extensa e a demanda espontânea que chega solicitando auxílio encaminhados da urgência mental ou postos de saúde.

Temos a questão do vínculo construído entre o profissional e o paciente de transtorno mental, esse vínculo é fragilizado quando o profissional sai do serviço. Porque os profissionais contratados por PSS tem um tempo correto para está no serviço, hoje estamos perdendo mais uma profissional e o clima aqui é de tristeza pelos usuários a educadora física Denize Eduarda está saindo do serviço hoje seu contrato acabou, daqui que seja construindo novos vínculos entre usuários e novos profissionais.

O texto foi escrito e enviado pela técnica de enfermagem Neilma

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também