Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

POLÍTICOS UNIDOS PELA FAFEN. VERDADE?

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O quê se espera de políticos de Sergipe em momento de dificuldade, como o anunciado, ontem, do fechamento da Fafen, que funciona no município de Laranjeiras? No mínimo preocupação, atuação e força conjunta. Não dá para expor vaidades e caprichos. Muito menos pruridos políticos. Não é caçando culpados para isso ou se isolando das ações, que se vai resolver um problema que atinge diretamente a economia do Estado e causa desemprego.

O discurso denuncista, com pitadas eleitoreiras, não dará voto a ninguém. O prudente é atuar, mesmo ao lado do adversários, para encontrar o melhor caminho de luta e evitar o estrago que fará o fechamento. Isso sim, é mais digno e eleva atos políticos que devem ser levados sempre em benefício do povo, principalmente os que mais necessitam.

Todos demonstram que estão fazendo suas partes. Exibem isso através da mídia. Ontem mesmo o governador da Bahia, Rui Costa (PT), que também teve a Fafen fechada no seu Estado, conversou com Jackson Barreto e, juntos, montarão uma estratégia, junto à Petrobrás e ao Planalto, para evitar o fechamento. Já nesta manhã, em Brasília, Jackson vai se reunir com toda a bancada federal de Sergipe para que, unida, trabalhe em favor do Estado, sem qualquer tipo de revanchismo.

Ontem à noite, em Brasília, o líder do Governo no Congresso, André Moura, tratou da Fafen diretamente com presidente Michel Temer. Ouviu dele: “Não tenho conhecimento e a Petrobrás agora age como uma empresa”. André disse que o erro foi o estudo sobre a situação da Fafen ter sido concluído e o fechamento comunicado ao governador por telefone. Isso é um desprezo, um preconceito a Sergipe, por ser o menor Estado do Nordeste.

Na terça-feira já está marcada outra reunião da bancada federal no gabinete de André Moura, com o presidente da Petrobrás, para novas ações que brequem o fechamento da fábrica.

FAFEN É MOTIVO DE DIÁLOGO

Com o anúncio do fechamento da Fafen, políticos que sequer podem se olhar neste tempo de pré-campanha, vão se reunir em Brasília hoje.

Espera-se que todos saiam bem revigorados para a luta.

HAVIA NECESSIDADE DISSO

Quando se trata de questão de estado, não se pode apelar para “o quanto pior melhor”, porque está em jogo interesses do povo. Dessa vez querem exibir civilidade.

Fechar a Fafen pôs todos na mesma Ciranda.

FÁBRICA AMPLIA EMPREGOS

O governador Jackson Barreto recebeu ontem a notícia de diretores da fábrica de calçados West Coast que anunciou a implantação de mais 850 empregos.

– Amanheci chorando com a Fafen e vou dormir sorrindo com essa notícia, disse JB.

FAKE NEWS INUNDA GRUPOS

Ontem uma falsa notícia [fake news] perversa circulou por grupos sociais: a morte do ex-deputado José Franco e uma correria para comprová-la.

Foi tudo desmentido e alguns grupos terminaram desacreditados.

TEM BOM USO POLÍTICO

Grupos sociais têm bom uso e acesso. Tanto que existe uma mídia contratada por políticos, só para criar informações falsas e esculachar prováveis adversários.

O pior: acham que os grupos têm grande alcance e vão elegê-los.

MITIDIERI CRITICA TRATAMENTO

Deputado Fábio Mitidieri (PSD) criticou o tratamento e o espaço que o Governo Federal dá aos deputados sergipanos, acusando-o de “não abrir as portas para nossos pleitos”.

– À exceção do líder André, que faz seu papel, estamos todos gritando contra o vento.

PP SE MANTÉM COM VENÂNCIO

Não foi surpresa! O deputado Venâncio Fonseca continua no comando do PP em Sergipe. Foi decidido ontem em Brasília, numa reunião com Ciro Nogueira.

O deputado André Moura participou, mas Fábio Reis (MDB) não foi.

NÃO HÁ QUALQUER PROBLEMA

A ausência do deputado Fábio Reis, que poderia filiar-se ao PP, aconteceu a pedido do governador Jackson Barreto, para que o parlamentar permanecesse no partido.

Fábio atendeu de pronto e evitou a reunião no PP.

REIS FORAM DECENTES

Venâncio Fonseca, ainda em Brasília, disse que os Reis [Jerônimo, Fábio e Sérgio] foram ‘decentíssimos comigo’ durante todo o período de conversas.

– Fábio não se filiaria ao partido se houvesse prejuízo para mim, disse.

CONTINUARIA A MESMA COISA

Venâncio esteve na sede do PP ao lado de André Moura, e Ciro Nogueira disse que o partido continuaria a mesmo coisa, dentro de um projeto liderado por André.

Agora, o partido não vai abrir mão de um candidato a deputado federal.

DEVE TER CANDIDATO A FEDERAL

Essa condição de apresentar candidato a federal foi vista por André Moura como essencial. Ficou claro que seu projeto teria inclusive novos nomes.

Alguns deles já começam a ser lembrados.

SOBRE ALIANÇA COM O PSB

Um político da base aliada perguntou ontem: “sabe quando o PRB e o PT vão se aliar ao PSB?” Respondi: “não!” O político quase gritou: “nunca!”

Lembrou que o PT não esqueceu o voto em Aécio Neves, nas eleições de 2014.

VEREADOR FAZ DISCURSO DURO

O vereador Carlito Alves (PRB) fez um discurso ontem duríssimo contra o governador Jackson Barreto, para uma Câmara Municipal silenciosa em Aracaju.

Foi duro e até pediu que JB o processasse.

POSIÇÃO PESSOAL DE CARLITO

Um membro do PRB apressou-se em dizer que Carlito Alves é do partido, mas “se tratava de um posicionamento pessoal dele”.

– Esse discurso não é aliado com o partido, explicou.

HÁ MUITA ESPECULAÇÃO

Político que pensa em disputar mandato este anos disse que está havendo excesso de especulação. E avisou: uma coisa é certa: teremos três candidatos a governador.

– Nenhum dos três tem chapas majoritárias fechadas.

DEPENDE DE MUITA COISA

Para a mesma fonte, “tudo ainda depende de muita coisa: alianças, questões jurídicas, confiança nos grupos, coligações que contemplem os proporcionais e por aí vai…”

– Todo mundo ainda está jogando muito…

A CHAPA QUE CIRCULA

Houve uma pausa no anúncio da chapa majoritária da oposição. Pelo que se comenta será mesmo o senador Eduardo Amorim a governador e André Moura ao Senado.

De qualquer forma, essa chapa começa a aparecer mais.

CANDIDATURA DURA NA CNC

O deputado federal Laércio Oliveira (SD) está bem na disputa pela Presidência da CNC e concorre com um empresário da Amazônia, que tem apoio do atual presidente.

Segundo Albano Franco vê que a eleição é dura mais Laércio tem muita chance.

PPS CONTINUA EXPANDINDO

Clóvis Silveira, presidente do PPS, conversou ontem com o ex-prefeito de Socorro, Tonho da Caixa, que deve se filiar ao lado de sua mulher, ex-deputada Elma.

Clovis vem promovendo um bom crescimento do seu partido.

Notas

Temer pensa na reeleição – Michel Temer disse a jornalistas no Itamaraty –onde almoçou com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos – que “não é improvável” ele disputar a reeleição, informa o G1. “Ainda não decidi. Não é improvável, mas ainda não decidi. Vou me decidir ainda”, afirmou o presidente brasileiro.

0x0

Gilmar rejeita HC coletivo – Ministro Gilmar Mendes rejeitou o Hábeas Corpus coletivo dos advogados cearenses que poderia beneficiar Lula. O ministro julgou incabível libertar todos os presos condenados em segunda instância ou os que estão para ser presos. Gilmar ontem foi alvo de um “tomataço” em São Paulo.

0x0

Não haverá mais decisão – A Revista Jota informa que não haverá mais reunião de ministros do STF para discutir prisão em 2ª instância. A jornalistas, Celso de Mello indicou que pode cobrar hoje em plenário o julgamento sobre o tema e disse que tratou do assunto com Cármen e Fux em seu gabinete semana passada.

0x0

Migração perturba o Brasil – O presidente Michel Temer disse ontem que a migração de venezuelanos “perturba” o Brasil e os demais países da América Latina. A declaração foi dada após reunião de Temer com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, no Palácio do Planalto.

0x0

Contran revoga novas regras – O Contran revogou a exigência de novas regras para renovação da CNH. A resolução 726 órgão passaria a exigir que os motoristas fizessem obrigatoriamente um curso a cada cinco anos para renovar a CNH. Seriam 10 horas de aula, uma prova teórica, além de exame médico.

0x0

Alckmin dança em teatro – O pré-candidato a presidente da República, governador Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, dançou durante apresentação de teatro no Fórum Mundial da Água. A peça ficava no estande do Ministério da Integração Nacional e tratava da transposição do rio São Francisco.

Conversando

Machucou muito – Casou grande rebuliço o comunicado da Petrobrás de que a Fafen seria fechada. Uma decisão que veio de baixo para cima e machucou a todos.

Políticos se uniram – Uma constatação: com o episódio do fechamento da Fafen todos os políticos se uniram e se manifestaram contra a uma decisão absurda da Petrobrás.

Sem faíscas – O importante é que a união de todos os políticos e de vários partidos foi republicana e não saiu ‘faíscas’. Melhor: “ninguém saiu ferido”.

Segunda instância – A reunião de ministros do STF para discutir prisão em segunda instância foi mesmo cancelada ontem. O julgamento pode ocorrer hoje.

Agiu rápido – A senadora Maria do Carmo (DEM) agiu rápido para reunir a bancada de Sergipe para discutir e reagir ao fechamento da Fafen.

Estudos passados – Desde o ano passado que circula informação interna na Petrobrás de estudos para fechar a Fafen em Sergipe. É coisa antiga.

Almoço na CNI – Empresário Albano Franco participou ontem de almoço na CNI e tratou sobre a Fafen com empresários. Lamentou o fechamento.

Mentes férteis – As redes sociais serão uma espécie de ‘latrina’ de mentes férteis. E a população consume todos os ‘dejetos’ como se fossem verdadeiros.

Aperta o pé – Nesse radicalismo, os políticos ainda seguram a civilidade e a elegância, mas assessores aperta o pé em tudo que for baixaria.

Leia também