Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Sergipe na bancarrota

O anunciado fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) é mais um forte sinal da falência de Sergipe. Dona da Vale Fertilizantes, a empresa americana Mosaic está demitindo em massa, num claro sinal que pretende estancar a produção de potássio em solo sergipano. Outro dia, a Petrobras colocou a venda o campo de Piranema, localizado no litoral sul de Sergipe e que já foi a menina dos olhos da estatal. Aliás, o primeiro alerta de que a petrolífera estava batendo em retirada ocorreu quando a sua direção sustou o investimento de US$ 12,5 bilhões previsto para Sergipe. No mesmo período, a Vale abortou o milionário Projeto Canalita, orçado em US$ 4 bilhões. Empresas menores também já desistiram do estado. O maior exemplo foi a Indústria Vidreira do Nordeste, que fechou a sua moderna unidade em Estância no ano passado. Pior é que, sem qualquer política para impedir a fuga de investimentos e conter a visível quebradeira de Sergipe, o governo chora pelos cantos como um bezerro desmamado. Enquanto isso, para angariar a simpatia do eleitorado a classe política perde tempo receitando defunto. Lastimável!

Pra pensar

O deputado estadual pastor Antônio dos Santos (PSC) refuta a acusação de compra de votos contra o deputado federal André Moura (PSC), o senador Eduardo Amorim (PSDB) e o deputado estadual Luciano Pimentel (PSC). Segundo o evangélico, a intenção da suspeita contra os parlamentares é “prejudicá-los politicamente”. Oxente, se tudo é uma armação, por que a ministra do Supremo, Rosa Weber, aceitou a denúncia contra o trio? Homem, vôte!

Sinal digital

Esta semana, a Seja Digital atingiu o patamar de cerca de 60 mil kits gratuitos distribuídos para as famílias de menor renda atendidas na região de Aracaju. O kit gratuito conta com antena digital e conversor com controle remoto. O desligamento do sinal analógico de TV na capital e em outras 16 cidades de Sergipe está previsto para acontecer no dia 30 de maio.

Qual o sabor?

Quer apostar uma mariola como vai terminar em pizza a CPI do Lixo, em andamento pela Câmara de Aracaju? Após escolherem como presidente e relator os governistas Vinícius Porto e Manoel Matos – ambos do DEM – os vereadores só faltam definir o sabor da “redonda” e contratar o pizzaiolo. Não convidem o oposicionista Elber Batalha Filho (PSB) para o regabofe, pois ele pode ter uma terrível indigestão. Cruz credo!

Novo cidadão

No próximo dia 5, Aracaju ganhará um novo cidadão. É o jornalista Givaldo Ricardo de Freitas, diretor-presidente da Fundação Aperipê. Nascido em Dois Riachos (AL), ele chegou à capital sergipana ainda menino, tendo se formado em comunicação pela Universidade Federal de Sergipe. A solenidade de entrega do Titulo de Cidadania ao amigo Givaldo está marcada para às 17h, no plenário da Câmara de Vereadores, centro de Aracaju. Prestigie!

Couro de fole

Até parece que a defesa dos deputados sergipanos fichas sujas não quer ver julgados os recursos dos clientes. Ontem, mais uma vez, os advogados dos réus, conseguiram adiar o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral. Línguas feridas juram que os sucessivos adiamentos visam protelar a sentença contra os parlamentares, todos já condenados em colegiado por mau uso de dinheiro público. Homem, será?

Tá livre

E quem saiu da cadeia ontem foi Sérgio Viana, superintendente do Hemose. Ele tinha sido preso na semana passada, sob a acusação de obstruir o trabalho da Justiça. Viana está entre os muitos acusados de terem ajudado um famigerado trem fantasma circular pela Prefeitura de Aracaju. O ex-prefeito João Alves Filho (DEM) é suspeito de ter sido o maquinista da dispendiosa Maria Fumaça. Cruz credo!

Vavá de volta

Após quatro meses afastado para tratamento de saúde, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) volta ao “batente” na próxima sexta-feira. Com o retorno de Vavá às atividades, o senador Elber Batalha (PSB), que o substituiu por 120 dias, volta à condição de suplente.

Linha dura

A Polícia Federal em Sergipe trocará de comando na próxima segunda-feira. Tida como linha dura, a delegada Erika Marena vai substituir o colega Daniel Horta. A solenidade está marcada para às 10h, no auditório do Tribunal de Contas de Sergipe. Aconselha-se aos políticos fichas sujas e bandidos de colarinho branco a passarem por longe da festa. Marminino!

Lorota boa

O governo de Sergipe convida quem queira gastar uma pequena fortuna para mostrar a viabilidade de duplicação da BR 235, entre Aracaju e Itabaiana. Aviso aos improváveis interessados: a primeira empresa que aceitou este serviço já caiu fora da empreitada. O sonho do governo estadual é que a caríssima duplicação da rodovia federal seja totalmente bancada pela iniciativa privada. É quase como aquela famosa operação Caracu, onde o poder público só entra com a cara. Tá interessado?

JB vaiado

O governador Jackson Barreto (MDB) teve ontem um pequeno exemplo de como será tratado na campanha eleitoral pelos servidores estaduais. Sabendo que JB estava no Teatro Tobias Barreto, a galera foi até lá e o “saudou” com uma sonora vaia. Meio sem jeito, o governador caiu fora antes que o caldo engrossasse de vez. Misericórdia!

Recorte de jornal

Publicado no jornal Correio de Aracaju, em 21 de abril de 1907.

Resumo dos Jornais

Leia também