Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

SINDIJOR condena comentário de jornalista baseado em Fake News

c8c77416-bdce-a520

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (SINDIJOR-SE), entidade classista de representação dos Jornalistas e do Jornalismo em Sergipe, vem a público repudiar os comentários do jornalista Carlos Batalha, apresentador do Programa TV Atalaia Entrevista, na TV Atalaia, afiliada da Rede Record, que na segunda-feira (19) proferiu críticas à vereadora carioca Marielle Franco, assassinada no Rio de Janeiro. Baseado em notícias falsas, o profissional da imprensa associou a vereadora ao Comando Vermelho e ao tráfico de drogas.

Ressaltamos que o Artigo 4º do Código de Ética Nacional do Jornalismo salienta que o compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos, além de pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação.

Lamentamos que um jornalista experiente como Carlos Batalha não tenha se preocupado com a devida apuração da notícia, permitindo-se fazer um comentário sobre um assunto enraizado de inverdades. A mídia deve ser um instrumento de proclamação do bem e da verdade, jamais para incitar o ódio, a intolerância, o preconceito, o racismo e a violência.

O SINDIJOR não comunga com essa opinião do jornalista Carlos Batalha, no mínimo, infeliz. A memória,  a família, os amigos, o legado, a luta social da vereadora, covardemente assassinada, merecem todo o respeito, independentemente de ideologia política.

A liberdade de imprensa é uma conquista sagrada e inalienável para os jornalistas, mas essa mesma liberdade deve estar associada à verdade dos fatos e à responsabilidade profissional.

SINDIJOR

Leia também