Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Aprovados no PSS da Saúde são capacitados para humanizar o serviço da Saúde

7

Melhorar o atendimento aos usuários de um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo é um desafio desde sua implantação, em 1988, afinal, o Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para atender toda e qualquer pessoa na garantia do que diz a própria Constituição: saúde é um direito de todos.  Para além de uma estrutura física considerável, é dever do Estado designar profissionais gabaritados e, sobretudo, instigar um olhar mais humanizado para atender, principalmente, aqueles que mais carecem do poder público. Foi com o objetivo de fortalecer essas diretrizes que a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), empossou 255 novos profissionais aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) e, entre os dias 19 e 21 de março, trabalhou na capacitação deles para atuar diante das especificidades do SUS de Aracaju.

Por meio de palestras com temas amplos e específicos do SUS municipal, a capacitação foi denominada como acolhimento, uma forma de dar boas vindas aos novos profissionais e, principalmente, situar os mais recentes contratados da Saúde de Aracaju com relação à realidade de uma população em ritmo acelerado de crescimento e que, também por isto, necessita de cuidados especiais e, sobretudo, um olhar mais humanizado.

O processo seletivo, contudo, foi apenas uma das etapas de recomposição da rede municipal por meio de recursos humanos, como destacou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, no último dia de capacitação dos novos profissionais. “O processo seletivo vem para agregar pessoas para que a gente consiga ter equipes suficientes para atender a necessidade da população. Além dele, estamos numa caminhada para a aquisição de vários equipamentos, por recursos e emendas complementares que conseguimos resgatar da gestão passada. Estamos também caminhando com o processo de licitação do prontuário eletrônico que, inclusive, já tem uma licitação marcada para o final do mês, que é a nossa grande aposta para melhorar o atendimento no município. Viemos também com o processo de capacitação dos nossos servidores no sentido de melhorar o atendimento prestado à nossa população e revitalizando, aos poucos, a estrutura das nossas unidades. Isso tudo com o único e prioritário objetivo de recuperar a Saúde do nosso município, incluindo ainda a participação popular. Estamos com a ideia de, junto a conselhos e comunidades, discutir qual o melhor modelo de acolhimento do usuário”, destacou Waneska.

Segundo o coordenador do Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps), João Martins, o acolhimento pedagógico realizado durante três dias foi construído por meio de uma articulação entre o Ceps e a Rede de Urgência e Emergência (Reue) para mostrar as diretrizes do SUS. “Mesmo que todos esses profissionais tenham vasta experiência, é fundamental que tenham noção de quais são as diretrizes do SUS, como ele funciona em Aracaju, quais os fluxos, os protocolos, como a nossa rede de urgência está ligada em relação às outras redes de atenção e ainda temos o objetivo de trazer algumas discussões iniciais que tocam na humanização do trabalhador, que ele esteja atento à questão da equidade, da integralidade no cuidado”, afirmou João.

Um novo olhar para o SUS

Ao concluir a capacitação, a técnica em Enfermagem Jucileia Santos, que há dez anos trabalha na Saúde, mas, estava desempregada, ressaltou que entrou na área por vocação e que atuar no SUS, de fato, requer um cuidado que vai além da zona de conforto do profissional e o acolhimento realizado pela SMS ajudou para instigar essa realidade. “Quis participar do processo no sentido de melhorar a qualidade de vida das pessoas que chegarão até mim. Achei ótima a forma como fomos recepcionados e como estamos sendo preparados para atuar. Nunca participei de um processo seletivo tão real. Em outros lugares a gente coloca currículo e mesmo com todas as qualificações, nunca somos chamados e aqui, não, você foi convocado pelos seus méritos, pelas suas experiências e qualificações. A equipe está destrinchando o SUS para que possamos entender de que forma o sistema funciona em Aracaju. Tivemos noção de quais são as necessidades dos usuários”, contou.

A técnica em Radiologia, Jumara Menezes, que também atua como professora na área, já teve experiência em clínicas particulares e trabalhou na Saúde do Estado, entretanto, se sentiu motivada a participar do PSS porque percebeu que a vontade da gestão era a de remodelar o SUS da capital dando qualidade ao serviço prestado. “Foi um processo seletivo muito criterioso e foi importante porque sabemos que aqui existe qualificação, profissionais atualizados e capacitados. Esse acolhimento nos ajuda a entender como o SUS de Aracaju funciona e como acontecem os processos dentro da Prefeitura e, o principal, estamos aprimorando o nosso trato com usuário, de forma mais humana. Três dias muito proveitosos. Acho que vamos saber lidar com o ser humano ainda melhor. Aprendemos a nos colocar no lugar do outro, a valorizar o ser humano que iremos atender”, ressaltou.

Médico, atuando como cirurgião há quatro anos, Flávio Cabral acredita que, se a Prefeitura continuar investindo em profissionais qualificados e na revitalização das unidades, a população de Aracaju terá a atenção que, de fato, necessita. “Acho importante qualificar os profissionais para que eles estejam preparados para atender os pacientes do SUS. Acredito que a saúde precisa de mais investimentos, como a Prefeitura tem demonstrado que está fazendo. Espero que sejam apenas os primeiros passos para que outras melhorias venham para a cidade”, reforçou.

Foto Sérgio Silva

Leia também