Aracaju, 28 de março de 2024

No Dia Mundial da Água, Sindisan promove caminhada em Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Por George W. Silva

Nesta quinta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan) promoverá atividades alusivas à data. Pela manhã, a partir das 9 horas, o sindicato estará na Praça Fausto Cardoso, no centro de Aracaju, de junto com entidades do movimento popular, dialogando com a população que passar pelo local sobre a importância da água como bem universal, essencial à vida e direito humano de todos.

Em parceria com o Sindisan, o Movimento dos Pequenos Agricultores de Sergipe (MPA/SE) aproveitará a ocasião deverá expor, nos espaços que o Sindisan disponibilizará na Praça, produtos agrícolas fruto do uso racional da água em regiões onde o MPA atua.

“Vamos poder mostrar a população o resultado do que produzimos graças ao acesso que temos à água, o que mostra a importância de estarmos defendendo à água como um direito de todos”, explicou Inês Martins Filho, camponesa e dirigente do MPA.

Na parte da tarde, às 15 horas, o Sindisan, em parceria com várias entidades sindicais e do movimento popular e social, realizará a segunda edição da Caminhada da Água, que este ano abordará o tema “Água é direito, não mercadoria”. A concentração será em frente à sede da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Depois, a caminhada seguirá pelas ruas do centro da Capital até a Praça Fausto Cardoso. No ano passado, cerca de 2 mil pessoas participaram da Caminhada.

Sindisan caminhada água 2017 02“Este ano, esperamos ampliar esse número, até para celebramos não só o Dia Mundial da Água, mas também a vitória que foi a retirada da Deso na lista das companhias de saneamento do país que estão sob estudos do BNDES para possível privatização. Foi uma grande conquista do Sindisan, dos trabalhadores dos movimentos sindical e da sociedade civil que apoiaram essa luta junto com o nosso sindicato”, explicou Sérgio Passos, Secretário-Geral da entidade.

“Aproveitamos para convidar toda a população para se somar a essa caminhada, a fim de reforçamos a luta em defesa da água como bem público e direito de todos, porque o atual governo golpista de Michel Temer trabalha para privatizar não só as nossas companhias de saneamento, mas também para entregar as nossas usinas hidrelétricas, o que significa também privatizar as nossas águas, e até mesmo o Aquífero Guarani, a maior reserva de água doce subterrânea do mundo e que está, na sua maior parte, no Brasil. Multinacionais como a Nestlé, a Coca-Cola e outras estão de olho nas nossas reservas. Privatizar a água é colocar nas mãos de empresas que só visam o lucro algo que é imprescindível à vida. É inadmissível e temos que nos insubordinar contra isso”, defende o sindicalista.

Foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também