Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Seplag promove treinamento de servidores no manuseio de dados geoespaciais

4

Encerrou nessa quinta-feira, 22, o treinamento no uso de novas tecnologias do Portal de Dados Geoespaciais da Infraestrutura Nacional de Dados Geoespaciais (INDE) promovido pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, através da Superintendência de Estudos e Pesquisas (SUPES).

Durante o treinamento, que vinha ocorrendo desde a terça-feira, 20, na Escola de Governo, os servidores trocaram experiências e formaram parcerias visando fortalecer a gestão local no compartilhamento e uso dos dados geoespaciais. Também foram apresentadas às ferramentas tecnológicas utilizadas no referido portal, tais como Geoserver, Geonetwork e Open Layers.

Para o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag, Ciro Brasil, o treinamento foi importante por proporcionar o conhecimento de um portifólio. “Isso possibilitará que as instituições participantes, que serão multiplicadoras, possam fazer uma melhor utilização das informações geoespaciais no planejamento de gestão das políticas públicas”, afirma.

Comandaram o treinamento aos servidores públicos Rafael Lopes (INDE), Rafael March (CONCAR) e Sônia Bastos (IBGE). Pela Seplag, participaram do treinamento Ciro Brasil e a analista Fátima Cabral.

Foto: Victor Ribeiro/Seplag

Leia também