Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SES dá novos passos para tornar Huse habilitado em Terapia Nutricional

9

O processo de habilitação do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse) em Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional segue com novidades provenientes de ações conduzidas pela Coordenadoria Estadual de Redes de Atenção à Saúde (Ceras), da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Mesmo já dispondo de serviços nessa área, ao se tornar habilitada, a unidade receberá recursos do Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), para que sejam aplicados exclusivamente nesta área.

De acordo com a coordenadora da Rede Hospitalar e de Atenção às Urgências, Jurema Viana, a intenção de habilitar o Huse nesse serviço foi apresentada à Câmara Técnica do Colegiado Interfederativo Estadual (CIE), que aprovou sem nenhuma ressalva a deliberação do Estado em solicitar ao MS esse recurso. “Trata-se, portanto, da última etapa do processo, associada à vistoria das áreas técnica e de auditoria da SES. Ou seja, já foi realizada a visita no Huse e no momento, aguardamos o laudo dessa visita para que haja encaminhamento para o Ministério, juntamente com a deliberação do CIE e ofício do secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima, solicitando a habilitação”, explicou.

O próximo passo, segundo Jurema, é aguardar a liberação do próprio MS para iniciar os informes relacionados à produção do trabalho para posterior recebimento de recursos. “O serviço funciona no Huse, sem obtenção de recursos para este fim, por parte do Governo Federal. Oficialmente, assim que o Ministério habilitar o hospital em Unidade de Alta Complexidade em Terapia Nutricional, o incentivo passará a ser recebido de acordo com a produção realizada pelos profissionais da saúde da unidade”, acrescentou.

A terapia nutricional é um componente da assistência oferecida ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), através da alimentação adequada à sua necessidade. Existe um serviço de nutrição e cada paciente tem uma necessidade diferenciada, a exemplo dos que são atendidos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que requerem alto consumo de nutrientes no seu organismo em função da própria patologia, daí a intenção de ofertar um suporte nutricional condizente a essa necessidade. O mesmo acontece com pacientes internados hipertensos, que recebem, nesse caso, uma dieta hiposódica, seja líquida ou sólida, a depender das condições de recebimento, seja ela via oral, por sonda ou parenteral, que é via venosa, entre outros casos.

A terapia envolve todas as etapas do processo de alimentação, estando mais focada nos procedimentos via sonda e venosa, sendo essas as mais invasivas e com maior eficiência para esse grupo de pacientes, que compreende os que estão na UTI, em estado de coma induzido ou não. Outras habilitações junto ao MS estão em andamento no Huse, a exemplo da que o tornará Unidade de Atendimento ao Paciente Vítima de Acidente Vascular Encefálico (AVC), que será o próximo passo. Outra, voltada para Centro de Trauma Tipo II, que inclui atendimento ao trauma ortopédico e cirúrgico, está em processo de habilitação, mesmo tendo disponível esse serviço. A unidade já se encontra habilitada em neurologia e neurocirurgia, que envolve a área de trauma e cirurgias do sistema nervoso.

Fonte e foto SES

 

Leia também