Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

AL: AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTE FECHAMENTO DA FAFEN EM SERGIPE

7

O anúncio do fechamento da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), desencadeou na realização de uma audiência pública na manhã desta sexta-feira, 23, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para discutir os impactos para o Estado de Sergipe, caso se confirme o fechamento da empresa, anunciada no início da semana pelo presidente da Petrobras, Pedro Parente.

A propositura é da deputada Ana Lúcia Vieira (PT), que reuniu representantes do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos (Dieese), do Sindicato dos Petroleiros Sergipe/Alagoas, aposentados, trabalhadores e deputados.

“Tivemos a fala dos trabalhadores, principalmente dos  aposentados da Fafen, que tem espertizes na área e da luta para salvar a fábrica (pela segunda vez ameaçada) fazendo uma análise técnica da situação atual e do coordenador do Dieese, Luiz Moura, que mostrou os impactos e para a economia e para a área social, do fechamento dessa fábrica, porque na verdade estar fechando toda uma cadeia produtiva de um estado pequeno como Sergipe, é gravíssimo”, ressalta a vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe.

De acordo com o aposentado da Fafen, João Bôsco da Silva Fonseca, que esteve sempre à luta contra a privatização da Fafen, destacou os prejuízos para o Estado de Sergipe, caso a fábrica venha a ser fechada.

“Muitos prejuízos para o Estado, o Nordeste e o país. Só Para se ter uma ideia, nossa malha de fornecimento de produtos atinge todo o país e em Sergipe vamos perder muito ICMS, ISS, a perda social (empregados). Esse processo vem se arrastando desde 2016. Éramos Nitrofértil e passamos a ser Fafen desde 1993 e agora estão passando por cima desse acordo que fizemos trocando a nossa independência financeira para a incorporação, para que a empresa não fosse privatizada. Agora nem privatizar querem, mas fechar”, lamenta João Bôsco.

Impactos

Segundo o coordenador do Dieese, o economista Luiz Moura, são cinco os principais impactos para e economia, com o fechamento da Fafen.

“Primeiro é tributário porque vai afetar a arrecadação do Estado, tanto pelo fim da operação da planta como também das empresas que tem como matéria prima a planta que a Fafen produz; segundo são os empregos diretos, 250 trabalhadores deixarão de consumir no mercado interno de Sergipe, pois mesmo que essas pessoas não alocadas em outras unidades da Petrobras, não farão parte do mercado de consumo no Estado, afetando o comércio de Sergipe. Terceiro, são os trabalhadores terceirizados, em torno de 750 demitidos direta e indiretamente. Depois temos o impacto dos fornecedores e os produtores que têm como matéria prima, a ureia e a amônia. Uma empresa como essa tem capilaridade em vários setores e vai afetar a economia de Sergipe em vários setores. A deputada Ana Lúcia está de parabéns em promover essa audiência para debater um tema tão importante para a sociedade sergipana”, enfatiza.

Tentativa de reversão

O deputado federal por Sergipe, João Daniel, da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Federal ressaltou que também será realizada uma reunião com a bancada federal de Sergipe e da Bahia para ouvir os representantes da Fafen e do Sindipetro.

“O presidente da Petrobras deverá receber na próxima semana, os governadores de Sergipe e da Bahia, além do presidente da República, para discutir a proposta de fechamento da Fafen. Nós estamos vivendo um momento onde o Governo Federal está desde o dia 17 de abril de 2016, com o Programa Ponte para o Futuro, que trata-se da entrega de todas as nossas empresas às grandes multinacionais. Temos as maiores reservas de petróleo, de minérios, de água potável, de produtos agrícolas. E estamos vendo um novo modelo de desenvolvimento obrigado a ser aprovado no Congresso contra o povo brasileiro. Essa audiência é de grande importância para mostrar o controle das grandes corporações”, entende João Daniel.

Mesa

A Mesa foi composta pela deputada Ana Lúcia Vieira, deputado Antônio dos Santos (PP), os aposentados da Fafen, José Ednislon dos Santos Araújo e Rômulo Rodrigues, o deputado federal por Sergipe, João Daniel, o dirigente do Sindipetro Edvaldo Soares Leandro, o advogado Lucas Rios, líder do Movimento Advocacia pela Democracia e o aposentado Bôsco da Silva Fonseca além do engenheiro Magal da Pastoral.

No plenário, os deputados Georgeo Passos (PTC), Luciano Pimentel (PSB), Maria Mendonça (PP), Silvia Fontes (PDT) e Jairo de Glória (PRB). Os deputados Francisco Gualberto (PT) e Goretti Reis (MDB), integrantes da Comissão anunciada na Alese para tentar reverter o fechamento da fábrica, justificaram a ausência.

No plenário e nas galerias, trabalhadores e aposentados da Fafen, os vereadores por Aracaju, Iran Barbosa (PT) e Américo de Deus (Rede), além de sindicalistas e representantes dos municípios de Laranjeiras e Riachuelo.

Por Agência de Notícias Alese

Foto: Jadilson Simões

Leia também