Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

DEFESA CIVIL ALERTA PARA CHUVAS NO MUNICÍPIO DE ARACAJU

 

As chuvas voltaram a cair sobre a capital sergipana. Além de arrefecer um pouco o calor que tem assolado Aracaju, ela poderia trazer transtornos para os aracajuanos. No entanto, o trabalho preventivo do Comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura, com a limpeza de 32 canais de drenagem, permite maior tranquilidade.  Além disso, a Defesa Civil continua em vigilância caso o aguaceiro se intensifique além das previsões dos meteorologistas.

O período que compreende os meses de março até junho é conhecido como quadra chuvosa, por ser o auge das pancadas de chuva na cidade. Embora tenha chegado com um pouco de atraso, o que se espera é que o tempo fechado seja mais frequente daqui para frente. “Nesse final de semana chegamos ao período do ano em que as chuvas mais intensas caem sobre Aracaju, mas estamos preparados para lidar com qualquer eventual situação, pois realizamos trabalho preventivo desde o ano passado” explica o major Silvio Prado, coordenador da Defesa Civil.

Ainda que a quadra chuvosa tenha começado, neste primeiro momento as chuvas não serão tão intensas. Mesmo assim, a Prefeitura de Aracaju mantém a vigilância para garantir segurança e tranquilidade aos seus cidadãos. “A previsão de chuva para o final de semana não é preocupante, fica em torno de 25mm, distribuídos entre o sábado e o domingo.  Ainda assim, a Defesa Civil está em alerta, pois a previsão pode ser contrariada e uma chuva maior pode atingir a cidade. Nós estamos monitorando as regiões de canais, sobretudo nas horas de picos de maré para verificar se essas chuvas podem influenciar em um possível transbordamento e, caso isso ocorra, se consiga dar uma resposta rápida aos moradores dos locais próximos” ressalta o major, pontuando que, na próxima semana, as chuvas podem se intensificar.

No caso de uma situação adversa, o aracajuano pode entrar em contato direto com a Defesa Civil através do número 199, a ligação é gratuita. Por esse canal de comunicação o cidadão pode buscar ajuda e denunciar casos que envolvam riscos em suas residências ou em patrimônios públicos da cidade.

Leia também