Aracaju, 28 de março de 2024

EDUARDO AMORIM: DIA DA ÁGUA COMEMORADO COM PEIXAMENTO

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
7

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, o prefeito da cidade de Estância, Gilson Andrade, convidou o senador Eduardo Amorim (PSDB-SE) para participar de peixamento na Lagoa dos Tambaquis, localizado na Praia do Abaís-Estância, na tarde da última quinta-feira, 22.

“Dessa vez, houve o povoamento de 60 mil alevinos. Uma quantidade significativa de peixes que darão a essa linda área natural de Estância, ainda mais vida. Essa também não deixa de ser uma ação preventiva de combate à esquistossomose. Peixamento é preservação de vida, água e do meio ambiente”, disse Eduardo.

Para o prefeito Gilson Andrade, contar com a presença do senador Eduardo num momento como esse, é de grande valia. “Agradeço ao senador Eduardo Amorim por está sempre contribuindo conosco. Dessa vez solicitamos para que ele pudesse também intervir nessa necessidade em povoar a nossa Lagoa, e aqui estamos. Através da Codevasf-SE, nos foram disponibilizados peixes de pequeno a médio porte. Estou muito feliz e gratificado”, afirmou.

Eduardo aproveitou a ocasião para parabenizar sr. Gildo, um dos pioneiros da região, por permanecer à frente desse projeto com os cuidados e atenção necessários. “Sr. Gildo está de parabéns por manter essa área tão bem cuidada, preservada. Nós só temos o que agradecer, amigo. Você é um grande exemplo para todos nós. A pessoa que cuida ativamente da Lagoa dos Tambaquis, um lugar onde turistas de todo o mundo vem conhecer esse paraíso considerado a sétima maravilha da região”, acrescentou o senador.

Segundo sr. Gildo, ao chegar na região na década de 70, a lagoa era infestada de caramujos, e com os tambaquis a preocupação acabou. “Essa lagoa tem um tratamento diferenciado, já que era infestada de caramujos, portanto, transmissor da esquistossomose, e com a chegada dos tambaquis, os caramujos desapareceram, fazendo com que a lagoa passasse a ser habitada para banho e lazer”, concluiu.

Além do deputado federal André Moura, estiveram presentes o prefeito de Itaporanga, Otávio Sobral; vereadores e secretários da cidade. Alunos do ensino fundamental menor da Escola Rural Emídio de Paula Almeida, e agentes de saúde, foram convidados especiais para também participarem do ato como forma de conscientização.

Lagoa dos Tambaquis

A Lagoa dos Tambaquis, também conhecida como Lagoa Grande ou Lagoa Cristal, é a principal atração turística da Praia de Abaís. Com nove quilômetros de extensão, é a maior lagoa natural de Sergipe. Localizada dentro de um camping, é possível visitar a Lagoa e nadar em meio aos tambaquis, que chegam a pesar 20 kg. Os visitantes também podem alimentá-los, dando-lhes na boca a ração adquirida no local. Além destes enormes peixes, cerca de dez outras espécies podem ser encontradas na lagoa.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também