Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

EM SE, 120 NOVOS CASOS DE TUBERCULOSE FORAM REGISTRADOS

 

Neste sábado, 23, celebra-se o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, doença infecciosa que afeta prioritariamente os pulmões e pode ser fatal. Anualmente, são notificados cerca de 10 milhões de novos casos em todo o mundo, levando mais de um milhão de pessoas a óbito. Em Sergipe, nestes três primeiros meses de 2018 já são 120 novos casos da doença. Em 2017 a Secretaria de Estado da Saúde registrou 626 novos casos, contra os 598 de 2016.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Doenças Transmissíveis, Mércia Feitosa, a incidência da tuberculose está crescendo em Sergipe e a principal do fenômeno é a insatisfatória busca ativa dos sintomáticos respiratórios, que são as pessoas com tosse há mais de três semanas. “Todo esse processo é feito na Atenção Básica, mas existe uma fragilidade nos processos de trabalho para detecção precoce dos pacientes com tuberculose”, explicou Mércia Feitosa.

Segundo ela, nesse campo das doenças transmissíveis a Secretaria de Estado da Saúde (SES) atua na capacitação dos profissionais, no monitoramento e na avaliação dos casos e dos indicadores operacionais da doença. In formou que após a avaliação conversa com os municípios, dentre eles a baixa cobertura na realização do teste anti-HIV no paciente em tratamento de tuberculose. “A cobertura média atual é 70%, quando deveria ser de 100%, já que todos os municípios possuem o teste”, atestou a coordenadora.

Mércia Feitosa informou que está programada para este primeiro semestre a capacitação “Manejo clínico da tuberculose” para médicos e enfermeiros de todos os municípios.  Para o gerente do programa IST/Aids da SES, Almir Santana, é fundamental que a Atenção Básica faça o seu papel. Isso porque, a tuberculose com a Aids forma uma combinação muito perigosa.

“A tuberculose é uma das principais co-infecções que se associa ao HIV e a principal causa de mortes em pessoas que têm o vírus por vários motivos: diagnóstico tardio da Aids é um deles,  porque na maioria das vezes as pessoas quando vão às unidades aparecem com tuberculose e quando vai ser feita a investigação para o diagnóstico descobre que ela tem HIV. Isso atrasa o início do tratamento da Aids”, reforçou Almir Santana, informando que este fato é um dos argumentos que tem usado para conscientizar as pessoas sexualmente ativas a fazer o teste do HIV.

Tuberculose

O Dia Mundial da Tuberculose foi lançado em 1982 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e União Internacional Contra a Tuberculose e Doenças Pulmonares. A data foi uma homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrida em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. A descoberta foi um largo passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, vitimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 10 milhões de doentes e 1 milhões de mortes anuais.

No Brasil, são 50 milhões de infectados e uma média anual de aproximadamente 100 mil casos novos e 6 mil óbitos pela enfermidade. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano. A tuberculose infecta pessoas em todos os países do mundo, tanto ricos como pobres. Contudo, a pobreza, desnutrição, más condições sanitárias e alta densidade populacional são fatores que contribuem para a disseminação da doença.

Fonte SES

Leia também