Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Prefeitura de Aracaju trabalha para prevenir transtornos no período chuvoso

6

O trabalho da Prefeitura de Aracaju na limpeza e manutenção dos canais da capital tem sido fundamental para promover um bem estar maior da população em dias de chuva. Mesmo quando há previsão de maré alta nos períodos chuvosos, a cidade tem enfrentado com normalidade o volume de água pluvial, demonstrando a preparação preventiva dos órgãos municipais.

As informações meteorológicas recebidas pela Defesa Civil apresentam previsões de chuvas acima da média para Aracaju este ano. Isso devido à mudança, após cinco anos, do fenômeno El Niño para La Niña. Baseado nessas informações, o órgão tem conseguido se preparar de maneira mais intensa para diminuição dos impactos das chuvas na cidade.

Através de uma parceria com as empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), a Defesa Civil faz um levantamento prévio das áreas de risco e dos 32 canais prioritários para limpeza. No total, são 65 canais na cidade e, em 2017, todos passaram por manutenções constantes. Durante alguns anos esse serviço não foi prestado e acabou potencializando os transtornos no ano passado.

O coordenador da Defesa Civil, major Sílvio Prado, explica ainda que os alagamentos são causados pela falta ou pelo entupimento dos equipamentos de drenagem urbana que geram a impossibilidade de escoamento da água. Com chuvas fortes, às vezes não há tempo hábil para que a drenagem urbana escoe as águas na mesma proporção que o volume da chuva. “Mas, todo o caminho de escoamento passou por limpeza preventiva, seja de bueiros, equipamentos de drenagem e de canais, para que não encontre obstáculos na passagem. Essas ações de limpeza fazem com que os alagamentos, mesmo com uma chuva muito intensa, sejam temporários”, explicou o major.

O resultado das primeiras chuvas comprovam a assertividade nas ações implantadas pela atual gestão através do Comitê de Gerenciamento de Crise. “Os canais suportaram os dias chuvosos. Estamos provando que é a ação preventiva é o caminho certo, mas reforçamos que a população precisa fazer a sua parte. O descarte irregular de lixo causa muitos transtornos. Quando jogado em qualquer lugar, ele pode cair em canais ou tapar bueiros. Hoje, cerca de 90% dos resíduos que retiramos nas limpezas de canais são plásticos”, destaca o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Desmistificando a opinião popular de que Aracaju não suporta chuvas, o presidente explica que, com o volume de chuvas que acometeu Aracaju, qualquer cidade do mundo alagaria. “Já mostramos que a tese de que Aracaju alaga todas as vezes que chove não é permanente e que pode ser modificada com tranquilidade”.

Foto Marcos Rodrigues

Leia também