Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Belivaldo terá obrigação de reverter “escândalo das promoções da PM”!

Para quem acompanha o cenário político sergipano e que agora está fazendo a leitura de que o governador Jackson Barreto (MDB) deve mesmo renunciar seu mandato no próximo dia 6 para concorrer a uma das vagas ao Senado, pode começar a levar em consideração o fato de JB focar apenas em seu projeto pessoal e abandonar o vice-governador Belivaldo Chagas (MDB), que, automaticamente, assume o Executivo e vai buscar a reeleição. Havia uma grande “interrogação” sobre a renúncia, mas agora fica cada vez mais visível que a eleição do “galeguinho” já não é mais uma “prioridade”.

Basta avaliar as atitudes de Jackson Barreto que adiou para o “apagar das luzes” sua saída do comando do governo. Antes se esperava que JB deixasse a gestão entre janeiro e fevereiro; depois o encaminhamento era para que a renúncia viesse depois do Carnaval; mais adiante a saída era certa para meados de Março, no aniversário de Aracaju; agora o próprio governador confirma que será no dia 6 de abril. Com isso ele vai atrapalhando o projeto de Belivaldo que não consegue reverter o cenário desfavorável porque tem sua imagem associada a JB que acumula hoje forte rejeição popular.

Outro fato que atrapalhou Belivaldo foi uma declaração de JB, durante uma entrevista, fazendo a defesa expressa do atual secretário de Estado da Saúde, Almeida Lima. “Eu nem preciso pedir por Almeida, pelo trabalho que ele realiza e ele já tem seu mérito para continuar”. Jackson foi, no mínimo, deselegante com o “galeguinho” que, com a “caneta nas mãos”, terá autonomia para nomear e exonerar quem bem entender, assim como montar sua própria estrutura de trabalho, indicando secretários, assessores e diretores de órgãos da administração direta e indireta.

Mas o pior ainda estava porvir: a decisão de JB, no fim de sua gestão, de nomear o Coronel Paiva como Subcomandante-Geral da Polícia Militar é uma prova de que ele não dá mais tanta importância para a pré-candidatura de Belivaldo. A nomeação resulta na aposentadoria remunerada de outros nove coronéis da PM, que ainda não tinham tempo de serviço para serem “encostados”. O governo está tirando homens experientes das ruas em meio a tanta violência e o pior: vai gerar um peso ainda maior para a Previdência Estadual, num impacto anual de R$ 3 milhões, aproximadamente. Um verdadeiro absurdo!

Só que este colunista chama a atenção da opinião pública em geral para um aspecto que ainda não foi levado em consideração: a partir de 7 de abril, o governador de Sergipe passa a ser Belivaldo Chagas. Ele vai querer disputar a reeleição, é pré-candidato e, como as promoções da PM só ocorrem no dia 21 do próximo mês, o “galeguinho” terá toda autonomia para reverter esse “escândalo”, tornando nulo o ato de nomeação do Coronel Paiva. Apesar do responsável pelo ato ter sido Jackson Barreto, se tem compromisso com o funcionalismo e com a Previdência pública, Belivaldo pode revogar baseado no entendimento de que nenhum dos coronéis que foi para a reserva remunerada sequer tem tempo de serviço para se aposentar. A decisão será, exclusivamente, dele…

Veja essa!

Tudo se encaminhando para a saída de JB do governo do Estado. Sua renúncia está praticamente definida para o dia 6 de abril. No dia 7, um sábado pela manhã, ocorrerá a solenidade de posse de Belivaldo como governador na Assembleia Legislativa.

E essa!

Até lá existem entendimentos para que Belivaldo Chagas já não esteja mais filiado ao MDB. Ele será pré-candidato a governador, possivelmente, pelo PSD. No ato de sua posse, é provável que ele já esteja filiado ao novo partido.

JB fica

Por sua vez, em declaração ao radialista George Magalhães, essa semana na FAN FM, o governador Jackson Barreto confirmou que fica no MDB e que é onde deverá encerrar sua trajetória política. Ele não vai abandonar o partido do presidente Michel Temer, que estuda disputar a reeleição.

Com o PT

Na mesma entrevista, Jackson Barreto deixou bem claro que tem preferência pelo Partido dos Trabalhadores, por Lula e por Eliane Aquino. Não confirmou, mas praticamente encaminhou o nome de Rogério Carvalho como o segundo candidato a senador na chapa.

E o PRB?

Talvez já vislumbrando a saída do PRB para a oposição, Jackson mandou um recado direto para Heleno Silva: “tenho certeza que, no momento certo, Heleno vai reconhecer e lembrar que, no momento em que ele mais precisou, quem estava do seu lado foi JB”. Apresentou a fatura…

Exclusiva!

Sem “chapão” para deputado estadual, Goretti Reis e Zezinho Guimarães já comunicaram, internamente, que deixam o MDB. O segundo, inclusive, tem convite formalizado, assim como Gilmar Carvalho, e estuda a filiação no PSC do deputado federal André Moura.

Consenso

Outra informação confirmada para este colunista é que Belivaldo Chagas, já na condição de pré-candidato a governador, deve reunir os partidos aliados para uma reunião decisiva, talvez ainda durante a Semana Santa. Vai tentar o consenso para o chapão nas eleições proporcionais.

Entenda

Depois dessa reunião vai ficar claro, dentro do agrupamento, quem vai continuar caminhando com o grupo e quem vai trilhar com a oposição. Nos bastidores muitos deputados não aceitam “chapinhas” e já ameaçam o rompimento.

Gustinho no PDT

O pré-candidato a deputado federal, Gustinho Ribeiro (PDT), tem mantido conversações com o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi. O sergipano já fora convidado para ingressar na legenda e estuda trabalhar em sintonia com o ex-prefeito de Socorro, Fábio Henrique, dentro da legenda.

Falando nele

A coluna recebeu a informação que Gustinho Ribeiro, caso não tenha uma definição sobre o PDT, pode sim formalizar sua filiação em uma legenda que vai surpreender muita gente. Como pré-candidato a deputado federal, o jovem parlamentar passou a ser um quadro bastante interessante e melhor avaliado pelos partidos.

Bomba!

A Promotoria de Justiça do Cidadão Especializada na Defesa do Patrimônio Público e na Área da Previdência Pública do Ministério Público Estadual vai apurar algo que já foi insistentemente denunciado por este colunista: a milionária obra de terraplanagem do Hospital do Câncer, que foi promessa de campanha de JB em 2014 e jamais saiu do papel.

Investigação

A informação é que o MPE vai apurar supostos indícios de irregularidades na construção do Hospital do Câncer e já encaminhou ofício para notificar o secretário de Estado da Saúde, José Almeida Lima. Ele terá 10 dias úteis para dar informações sobre o andamento das obras.

Recursos

Este colunista sugere que o MPE verifique as devidas competências para a fiscalização desta obras porque muito se fala que ela recebeu recursos federais, além de contrapartidas do governo do Estado. Seria interessante que o MPF também se somasse a estas investigações…

Yandra não!

Em entrevista ao radialista Gilmar Carvalho, na Mix FM, o líder do Congresso Nacional, deputado André Moura descartou qualquer possibilidade de sua filha, Yandra, ser pré-candidata a deputada federal em 2018. “Ela está estudando e trabalhando em São Paulo. Isso foi pura especulação”.

TCE I

​O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) fará uma auditoria operacional para averiguar a eficiência, eficácia e legalidade da arrecadação e aplicação da Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cocip) no município de Aracaju, instituída pela Lei 4.453/2013.

TCE II

A ação foi aprovada pelo colegiado da Corte no Pleno. Os conselheiros estabeleceram ainda que a matéria ficará sob responsabilidade do conselheiro Luiz Augusto Ribeiro, atual responsável por relatar os processos referentes à Prefeitura de Aracaju. A determinação para que seja efetuada uma auditoria operacional segue ainda recomendação do Ministério Público Especial junto ao TCE, por meio de parecer do procurador Eduardo Côrtes.

Clóvis Barbosa

O tema entrou em pauta na sessão através de relatório do conselheiro Clóvis Barbosa decorrente de uma manifestação do Fórum em Defesa da Grande Aracaju. Por meio de ofício, foi solicitada do Tribunal a análise de possíveis irregularidades na aplicação da Cocip na capital sergipana.

 Queda nos serviços

No ofício é destacado que, após a instauração da referida contribuição, “houve uma queda drástica na prestação do serviço de iluminação pública em todas as áreas da cidade, fato que seria capaz de pôr em risco a segurança pública, acostando os dispositivos legais que merecem maior destaque quando da análise do Tribunal de Contas”.

Níver de Sukita

Sobre a divulgação da informação de que o Ministério Público Eleitoral autorizou a festa “O Aniversário de Sukita”, a Procuradoria Regional Eleitoral em Sergipe (PRE/SE) fez uma recomendação expressa ao ex-prefeito de Capela dada a proximidade do período eleitoral.

Dia da mentira?

A PRE recomenda ao ex-prefeito que se abstenha de realizar propaganda eleitoral antecipada no evento. O que chama a atenção é a data da festa do aniversário de Sukita: 1º de abril. Parece até mentira, mas desta vez é verdade…

Campanha antecipada

No documento, a PRE destaca que na festa “O aniversário de Sukita” existe a possibilidade de ocorrência de propaganda eleitoral antecipada e abuso de poder econômico, diante do diante do gasto com a realização do evento (que terá contratação de bandas, inclusive).

 Leite Ninho

Para divulgar a festa do seu “níver”, Sukita convida os amigos dizendo o presente que o aniversariante “gostaria de ganhar”: uma lata de leite Ninho. O documento para Sukita é extensivo a todos os outros pré-candidatos em 2018, partidos e coligações para o integral cumprimento da legislação de regência.

Eduardo Amorim

O senador Eduardo Amorim (PSDB) visitou a Associação dos Servidores do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (ASDERSE) e conversou com o presidente da associação, Ademilson Alves Santos, e outros servidores do órgão, sobre as condições de nossas estradas e rodovias e necessidades da entidade. Outro ponto da conversa foram as perdas salariais dos servidores do DER. “Agradeço a recepção de todos e me coloco à disposição para lutarmos por melhorias”.

Hora do Planeta

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) convidou todos os sergipanos a participarem da “Hora do Planeta 2018”. O evento, conforme destacou a parlamentar na tribuna da Assembleia Legislativa, é a “maior mobilização mundial de combate ao aquecimento global”, que acontece no sábado, dia 24 de Março, entre 20h30 e 21h30.

 Maria Mendonça

“Em todo o mundo, milhares de cidades apagam as luzes de marcos históricos, prédios públicos e outros locais como parte do movimento. E nós podemos dar a nossa parcela de contribuição para melhorar a condição climática do nosso planeta que já tem sofrido mudanças tão avassaladoras”, explicou Maria, ao ressaltar a necessidade de engajamento da sociedade na conservação do meio ambiente.

Matos I

O deputado estadual Moritos Matos (Rede Sustentabilidade) participou, a convite do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgoto do Estado de Sergipe (Sindisan), da 2ª Caminhada da Água, que trouxe como tema ‘Água é direito, não mercadoria’. A concentração aconteceu na sede da Deso, em Aracaju.

Matos II

“Desde a época de vereador que fui contrário a privatização da Deso. E como deputado continuei na luta junto com os trabalhadores para que a Companhia não fosse vendida. No interior, por onde tenho passado, tenho visto a importância da Deso na vida do cidadão, na vida de todos os sergipanos”, enfatiza Moritos Matos.

Kitty Lima

Convidada por moradores do bairro Cidade Nova, zona norte da capital, a vereadora Kitty Lima (Rede) foi verificar de perto os problemas que têm afetado o dia-a-dia da população que reside ou que transita pela localidade. Lá, a parlamentar constatou falhas que afetam o trânsito, a segurança dos pedestres e a infraestrutura do bairro.

Reclamações

Durante a visita, Kitty ouviu as reclamações de moradores que convivem diariamente com o grande número de veículos que transitam em alta velocidade na avenida Frei Augusto de Santana. “Nesta avenida existe um grande fluxo de carros que transitam em alta velocidade, e para piorar a situação a via não possui nenhum redutor de velocidade, faixa de pedestre ou qualquer sinalização quanto ao limite de velocidade que deve ser respeitada”.

Acidentes

“Os moradores, inclusive, me relataram inúmeros acidentes já ocorridos com vítimas fatais”, explicou a vereadora, que já protocolou uma indicação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) solicitando que a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT) instale quebra-molas e faixas de pedestres ao longo da via.

PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou obras de infraestrutura no loteamento Nova Liberdade e anunciou que irá construir o canal do conjunto Maria do Carmo, com previsão de início da obra para o próximo semestre. A população das duas localidades ficou muito satisfeita com o cumprimento dos compromissos que estão sendo honrados por Edvaldo.

Edvaldo Nogueira

Diante do agradecimento dos moradores, o prefeito expôs, em discurso, o sentimento de poder atuar em benefício das comunidades mais necessitadas do município. “Trabalhamos pela população que mais precisa, nas áreas mais carentes do município. Esta é sempre a nossa prioridade. Estas duas obras trazem dignidade. Obras de infraestrutura, como a do Nova Liberdade, e a de saneamento, como será a do Maria do Carmo, modificam completamente a vida das pessoas”, resumiu.

Depressão I

Em tempos onde a temática da depressão gera uma busca urgente por solução, novidades para o tratamento da doença devem ser cautelosamente analisadas. Um novo exame genético, do ramo da farmacogênica, tem sido divulgado como avaliador da influência da variação genética na resposta do organismo aos medicamentos, a partir da coleta da saliva que consegue identificar como o fígado metaboliza uma determinada substância.

Depressão II

Se a absorção acontece de forma rápida o paciente terá que tomar dosagem medicamentosa maior, se a absorção for mais lenta, a dosagem deve ser menor para não causar efeitos colaterais. O teste genético realmente tem utilidade? Da forma que foi divulgada, o teste pode gerar a interpretação de que, ele resolverá o problema da depressão por completo.

Nuances

Na verdade o tratamento tem muitas nuances como Transtorno de Ansiedade, Abuso de Substâncias, que podem dificultar a melhora no quadro do paciente, o que necessita de tratamento assim como a depressão. É comum que o primeiro tratamento para a Depressão não funcione, ou funcione parcialmente, apesar da medicação ter sido utilizada na dose correta pelo tempo certo.

Antônio Aragão I

De acordo com o psiquiatra, vice-presidente da Associação Sergipana de Psiquiatria, Dr. Antônio Aragão, o tratamento da depressão em alguns casos precisa de outros aparatos. “Além do tratamento com remédios, o acompanhamento psicológico, a atividade física, o lazer, o apoio familiar, a prática da religião, entre outras questões, ajudam bastante e podem ser componentes importantes para alcançarmos resultados satisfatórios no tratamento”, explica.

Antônio Aragão II

Ainda segundo ele, o tratamento da depressão visa a regular a disfunção bioquímica cerebral e existem diversos medicamentos eficazes para esse objetivo. Nas últimas décadas, através de pesquisas, esses medicamentos apresentaram uma evolução importante com uma diminuição dos efeitos colaterais e a promoção de uma melhora significativa nos pacientes, restabelecendo rapidamente a qualidade de vida e diminuindo o risco de morte por suicídio ou outras doenças.

Insuficiência Cardíaca I

Foi realizada no auditório da clínica Onco Hematos uma palestra com o cardiologista da clínica, Dr. João Paulo Cerqueira, que abordou o tema “Quimioterapia x Insuficiência Cardíaca: uma abordagem racional”. O evento teve o objetivo de orientar a equipe multidisciplinar sobre as doenças cardíacas que podem surgir em pacientes oncológicos. De acordo com o cardiologista, a insuficiência cardíaca foi o principal ponto abordado porque pode ser mais comum em pacientes que realizam quimioterapia.

Insuficiência Cardíaca II

“O paciente em vivência de quimioterapia pode haver cardiotoxicidade e se manifestar não só pela insuficiência cardíaca, mas também pelas arritmias. Outra abordagem da palestra foi no desenvolvimento da miocardiopatia, mostrando quais as estratégias que podemos utilizar, como prevenir e monitorar o paciente, buscando cada vez mais atuar prevenindo lesões mais severas para o paciente”, enfatizou.

Insuficiência Cardíaca III

“O paciente oncológico já é um paciente de elevado risco de doença cardíaca. A quimioterapia eleva a possibilidade dele desenvolver alguma doença, como diabetes, disfunção renal, histórico de tabagismo prévio ou atual, histórico de doenças cardíacas na família ou cardiopatias já vigente no paciente. Essas e outras situações aumentam os riscos do paciente evoluir para uma piora durante o tratamento oncológico”, esclareceu.

Mulher Empreendedora

O Shopping Riomar viveu um dia diferente, com a abertura do 1º Encontro da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Sergipe, promovido pela Fecomércio, por meio da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios. O evento que teve uma série de palestras e ações de integração aconteceu nessa sexta-feira (23) e prossegue neste sábado (24), em um espaço reservado para sua realização no segundo piso do Riomar.

Debate e palestra

Foi desenvolvido um debate no formato de roda de conversa com empresárias sergipanas que são consideradas ‘cases de sucesso’ do empreendedorismo no Estado. Além disso, houve uma palestra sobre os desafios das mulheres empreendedoras, proferida pela promotora do Ministério Público de Sergipe, Euza Missano. A memória da vereadora carioca Marielle Franco, assassinada recentemente, foi homenageada com um minuto de silêncio durante o encontro.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também