Aracaju, 12 de maio de 2024
Search

André, o candidato de Temer

Caso consiga se desvencilhar a tempo da terrível condição de ficha suja, o deputado federal André Moura (PSC) terá outro grande complicador em seu projeto de se eleger senador ou governador: o apoio irrestrito que terá de Michel Temer (MDB), o presidente mais impopular da história do Brasil. Pré-candidato à reeleição, o mordomo de filme de terror vai exigir dos aliados nos estados palanque montado e discursos favoráveis. E é aí que reside o perigo, pois aparecer ao lado do ainda presidente é perda de votos na certa. Para não ser contaminada pela impopularidade do indigesto inquilino do Planalto, a maioria dos políticos já abandonou o barco governista. André, contudo, não pode fazer o mesmo, pois a imagem dele está umbilicalmente ligada à de Temer. Essa terrível semelhança será lembrada nos palanques adversários e cobrada pelos eleitores. Quem viver, verá!

Sem palavra

É voz corrente na oposição que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) não honra a palavra empenhada. O último a dizer isso foi o também senador Eduardo Amorim (PSDB). Segundo ele, Vavá prometeu apoiar em 2018 as candidaturas oposicionistas, em troca do apoio ao projeto do filho Vavazinho, que concorreu à Prefeitura de Aracaju em 2016. Marminino!

Grana na mão

A Prefeitura de Aracaju paga até amanhã à noite, os salários dos servidores referentes a este mês. Isso significa dizer que a economia aracajuana será aquecida em R$ 70 milhões, valor da folha municipal. Enquanto isso, o funcionalismo estadual ainda não sabe quando vai botar a mão na grana. Situação pior é a dos aposentados, que continuam recebendo a merreca em conta gotas. Ó Céus!

Réu até dizer chega

Os petistas juram de pés juntos que o ex-presidente Lula da Silva (PT) é perseguido pela Justiça, que o transformou em ficha suja e quer metê-lo no xilindró. E o que dizer do ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita? Colecionador de processos, o moço é condenado semana sim outra também. Prolatada ontem, a última sentença contra o indigitado capelense o pune por desvio de recursos federais.  Cruz credo!

Nem liga!

E quem está invocado com o governador Jackson Barreto (MDB) é o prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro (PSC). Insatisfeito porque o emedebista o acusou de cobrar taxas abusivas dos feirantes, o gestor promete processar JB por calúnia e difamação. Há quem diga que Monteiro perderá tempo, pois para quem, como Jackson, já respondeu algo em torno de 200 processos, um a mais ou a menos fará pouquíssima diferença. Homem, vôte!

Ausências notadas

A ausência da classe política foi notada ontem, na posse de Érika Mialik Marena, a nova superintendente da Polícia Federal em Sergipe. Apenas o deputado federal Laércio Oliveira (SD) apareceu na festa. Tida como linha dura, a moça é o terror dos bandidos de colarinho branco. A delegada chega com carta branca do diretor-geral da PF, Rogério Galloro, que fez questão de prestigiar a posse da colega.

Eleições limpas

O Ministério Público de Sergipe está montando uma forte estrutura para facilitar a ação dos promotores durante a campanha eleitoral. O procurador-geral de Justiça, Rony Almeida, garante que o pleito deste ano será muito bem fiscalizado.  Ele entende que somente com eleições limpas “poderemos garantir gestões transparentes e dignas”. Certíssimo!

Visita afinada

E o presidente da Assembleia, deputado Luciano Bispo (MDB), recebeu a visita dos representantes da Banda de Música da Polícia Militar. O emedebista informou aos visitantes que deve chegar em breve ao Legislativo o projeto do governo criando o Corpo Musical da Polícia Militar, uma antiga reivindicação dos músicos.

Prepare o bolso

A gasolina e o óleo diesel amanheceram hoje, respectivamente, 1,213% e 0,761% mais caros. Os reajustes são válidos para as refinarias, porém os postos de combustíveis vão repassá-los aos consumidores. Isso significa dizer que outros produtos também subirão de preços nos próximos dias. Só Jesus na causa!

Crise e demagogia

De olho nos votos dos empregados da Fafen, os políticos sergipanos foram à Brasília apelar para a Petrobras não fechar sua fábrica de fertilizantes, localizada em Laranjeiras. Capitaneados pelo deputado André Moura, líder deste governo temerário, os políticos tentarão reverter a decisão da Petrobras, que decidiu lacrar a Fafen alegando prejuízos milionários. Aguardemos, portanto!

Recorte de jornal

Texto do sergipano Joel Silveira, publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 30 de janeiro de 1938.

Resumo dos Jornais

Leia também