Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Operação Lanzarote: oftalmologista é preso pela Polícia Federal em Aracaju

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (27), a Operação Lanzarote que visa à repressão de fraudes relacionadas com a gestão do Projeto Glaucoma em diversos municípios da microrregião de Guanambi.

O nome da Operação remete à ilha em que residia o famoso escritor português José de Souza Saramago, autor do premiado livro “Ensaio sobre a Cegueira” – o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira no Brasil.

O Projeto Glaucoma é um programa instituído pelo Governo Federal e que consiste no cadastramento e contratação de instituições de saúde para o tratamento oftalmológico de pacientes com glaucoma, com o atendimento clínico e o fornecimento contínuo de medicação (colírios). Tal projeto é financiado pelo FAEC – Fundo de Ações Estratégicas e Compensação, do Ministério da Saúde.

Em Sergipe, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em Aracaju e Itabaiana e um médico oftalmologista de Aracaju foi preso preventivamente pela Polícia Federal no inicio da manhã desta terça-feira em seu apartamento, na Mansão Buena Vista, conjunto Jardins.

Segundo informações,  o médico atende em uma clínica particular da capital. O acusado prestou depoimento e continua preso na 8ª Delegacia Metropolitana, no bairro Capucho, em Aracaju.

Com informações da PF/BA

Leia também