Aracaju, 28 de março de 2024

SEM OS GRITOS DAS URNAS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

O secretário Almeida Lima (MDB), da Saúde, já não esconde que trabalha pela permanência do primo, Jackson Barreto (MDB), até o final do mandato, passando-o para o governador eleito, durante a posse em primeiro de janeiro. Quer dizer: literalmente, Almeida Lima ‘sai do guarda roupa’.

Se antes mexia com os pauzinhos de forma mais discreta, hoje o secretário deixa claro seu posicionamento totalmente contra a desincompatibilização do governador, para sair candidato ao Senado nas eleições de 2018. Inteligente, Almeida não se refere à candidatura legítima do vice-governador Belivaldo Chagas (MDB) ao Governo, embora o distanciamento seja o seu objetivo.

O que existe de real é que Almeida Lima pretende permanecer por mais nove meses à frente da Secretaria da Saúde, para tentar viabilizar um trabalho arrojado à frente da Pasta e se credenciar para disputar a Prefeitura de Aracaju em 2020. Montagem política complicada, porque também mexe com outra estrutura da base aliada, como o atual prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), que já está no páreo para reeleição.

Alguma coisa faz sentido nessa arquitetura política precoce, mas não revela vantagem para o governador Jackson Barreto, que ficaria sem mandato e, naturalmente, se frustraria para atender a projetos políticos absolutamente pessoais. Aposentar-se não passa pela cabeça de JB e, com absoluta certeza, está descartada essa possibilidade de deixar o Governo e hibernar em casa, quando se sente em condições de trocá-lo pelo Senado e se manter em plena atividade política.

Jackson é um dos nomes com possibilidade real de eleger-se senador em outubro, para um mandato de oito anos, e dar continuidade ao seu trabalho pelo Estado. Certamente JB não suportaria passar o resto da vida sem o grito das urnas.

BELIVALDO E AÇÃO CIRÚRGICA

O pré-candidato a governador Belivaldo Chagas (MDB) tem que ter habilidade, paciência e precisão cirúrgica para trabalhar os primeiros passos ao assumir o Governo.

São cinco ‘tumores’ que podem provocar uma metástase.

TODOS JÁ FORAM IDENTIFICADOS

Os riscos dos ‘tumores’ já foram identificados e é exatamente para extirpá-los que Belivaldo terá que usar toda a habilidade de sua técnica cirúrgica na política.

Um deles, de bom porte, já tem película grossa que o protege.

ELIANE AQUINO FORA DE REUNIÃO

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) desmente indignada nota publicada na mídia de que ela participou de uma reunião em casa de Jackson Barreto, quinta-feira passada.

A pauta seria pedir a JB que não deixasse o Governo.

ELIANE DIZ QUE NÃO FAZ SENTIDO

Eliane Aquino disse que não faz nenhum sentido ela participar de reunião para evitar a desincompatibilização de Jackson Barreto, ao lado de familiares dele.

Informou também que nesse dia ela estava em Brasília.

MAS O FATO É VERDADEIRO

Segundo fonte bem avisada, o secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), teria se aliados a outros ‘guerreiro’ da família e iniciou uma batalha para que Jackson não saia.

A família teria realmente se reunido em casa de JB, mas sem Eliane.

ALMEIDA NÃO QUER DEIXAR

O secretário Almeida Lima, segundo a mesma fonte, não quer deixar a Pasta e agora não se preocupa em trabalhar de forma explícita para que Jackson não dispute o Senado.

Prefere que JB, a partir de janeiro de 2019, fique em casa.

UM DETALHE PERCEPTÍVEL

Os candidatos majoritários – de situação ou oposição – estarão aliados, mas cada um fará sua campanha, praticamente de forma isolada.

Ninguém vai se sacrificar pelo outro.

OPOSIÇÃO ESTÁ DECLARADA

Está bem claro que o senador Valadares (PSB) faz oposição diretamente ao deputado André Moura (PSC) e vice-versa. A oposição de 2010 agora tenta se reagrupar.

O PSB, no pleito deste ano, queira André disputando a reeleição.

FÁBIO DEIXA O TURISMO

O secretário Turismo, Fábio Henrique (PDT), teve encontro com o vice-governador Belivaldo Chagas e comunicou que se afasta do cargo dia 05 de abril.

Será candidato a deputado federal e não sabe o que vai acontecer no futuro.

NÃO HAVERÁ PROBLEMA

Fábio Henrique disse que não haverá problema, não indicará ninguém, mas vai sentar com Belivaldo, quando ele assumir o Governo, para discutir questões políticas.

Não reclamou, mas Fábio disse que o PDT tem pouco espaço no Governo.

TEM ALGUMA COISA A VER

Entretanto o ex-prefeito Fábio Henrique tem conversa agendada com André Moura (PSC) para a próxima semana e pode tratar sobre composição.

Há muito que falar, inclusive a candidatura de Ciro Gomes a presidente.

ANDRÉ SE HABILITA A GOVERNO

A oposição tem certeza que nesse pique que o deputado federal André Moura (PSC) vai, dentro de 30 dias a candidatura dele ao Governo será irreversível.

O bloco está animado e vê Eduardo Amorim disputando a reeleição.

RECEIO DE ALGUNS PREFEITOS

Um prefeito ligado ao PSB, de cidade às margens do São Francisco, está com receio de não receber recursos da Codevasf, oriundo da emenda impositiva de R$ 100 milhões.

A divisão na oposição se amedronta sobre isso.

PARA SER PRESIDENTE, NÃO

O ex-prefeito de Capela, Manuel Messias Sukyta tem lugar garantido no PTB para filiação, mas não terá espaço para ocupar a Presidência da sigla em Sergipe.

O partido continuará sob comando de Rodrigo Valadares.

MACHADO AINDA AGUARDA

José Carlos Machado (PSDB) não tomará nenhuma atitude para filiar-se em outro partido, sem conversar e combinar com o senador Eduardo Amorim (PSDB).

Ainda não há nada definido para filiação em nova legenda.

LAÉRCIO NÃO DEIXA O SD

O deputado federal Laércio Oliveira ensaiou uma troca de partido. Deixaria o SD pelo DEM, mas resolveu permanecer onde se encontra e disputar a reeleição.

Laércio faz campanha agora para presidente da CNC.

REUNIÃO DE BANCADA FEDERAL

A bancada federal de Sergipe reúne-se hoje no gabinete do deputado André Moura, com a presença dos governadores de Sergipe e Bahia, além do prefeito Edvaldo Nogueira.

Voltam a discutir a questão do Fafen com diretores da Petrobras.

VALADARES ESTARÁ PRESENTE

O senador Valadares e o deputado Valadares Filho (PSB) confirmaram presença na reunião de hoje, apesar do clima indigesto com André Moura.

– Nós vamos debater Sergipe, onde não cabem divergências, disse Valadares Filho.

Notas

Novo recurso de embargos  – A defesa do Lula deve apresentar recurso questionando a rejeição dos embargos de declaração pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, que manteve a condenação no caso triplex, que tem pena de 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

0x0

Tapa na cara da Jutiça – Ao arrogar-se “fiscal” do TRF-4, porque afinal ele precisou verificar in loco se os desembargadores cumpririam a decisão do STF de não prender Lula, José Roberto Batochio dá mais um tabefe na cara da Justiça brasileira — a verdadeira, não a Justiça check-in.

0x0

Manteve a inelegibilidade – Márlon Reis, um dos idealizadores da Ficha Limpa, disse ao Estadão sobre a situação de Lula: “A inelegibilidade já havia acontecido quando houve a condenação, mesmo antes dos embargos de declaração. O que houve foi uma manutenção do estado de inelegibilidade do ex-presidente Lula”.

0x0

Beto Richa deixa Governo – Governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), anunciou ontem que deixará a chefia do Executivo para concorrer ao Senado. A transmissão de cargo para a vice-governadora Cida Borghetti (PP), que já se apresenta como pré-candidata à reeleição, ocorrerá na próxima sexta-feira.

0x0

Ministros saem para disputa – A semana começa para o governo Temer com a saída dos ministros Ricardo Barros (Saúde) e Maurício Quintella (Transportes). Os dois serão candidatos nas eleições e deixam as pastas próximo ao prazo de desincompatibilização, em 7 de abril e se preparam para o pleito.

0x0

Segurança agride repórter – Segundo O Antagonista, Seguranças do ex-presidente de Lula deram um soco no ouvido de Sérgio Roxo, repórter de O Globo. Ele foi agredido porque estava filmando a brutalidade contra os manifestantes que protestavam no Paraná. A caravana de Lula pelo Sul não foi bem recebida.

Conversando

Foto supera – A foto de políticos de todos os partidos – situação e oposição – em reunião, foi mais importante que a causa da Fafen.

O que revela – A foto revela que não é tão difícil políticos trabalharem por Sergipe, sem divergência e radicalismo, quando se trata de problema do Estado.

Mérito de Todos – Caso não se dê o fechamento da Fafen em Sergipe, o mérito será de todos. Não de um ou de outro que só pensa eleitoralmente.

Nova reunião – Já tem uma nova reunião marcada com a bancada federal e a diretoria da Petrobrás para amanhã. O governador Jackson Barreto estará presente.

Nomes a federal – Tem alguns nomes fortes, para disputar vaga de deputado federal pelo PP, que podem ser divulgados na próxima semana.

Fora da base – Na Câmara Municipal, através da reação do vereador Carlito Alves, o PRB aparenta estar fora da base aliada.

Tudo em Julho – Até o momento o que existe mesmo na disputa eleitoral é tentativa de candidatura, porque só em julho, com é que as chapas serão homologadas.

Completa tradução – As notícias falsas que visam atingir adversários estão na “sua mais completa tradução”, nos grupos sociais, nos sites, blogs, rádios e jornais.

Rilton Morais – Esquerda ensinou povo brasileiro a fazer protesto político e ideológico jogando ovo e obstruindo rodovias. Agora reclama quando as vítimas são seus asseclas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também