Aracaju, 29 de março de 2024

Cheiro de artimanha eleitoral

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Pode até não ser, mas tem o maior cheiro de engodo eleitoral o acordo para protelar o fechamento das Fábricas de Fertilizantes de Sergipe e da Bahia. Lideranças políticas dos dois estados e a direção da Petrobras pactuaram que, em vez de junho próximo, as deficitárias unidades vão funcionar até outubro deste ano. Neste período, uma comissão estudará alternativas para mantê-las funcionando, cabendo à Petrobras acatá-las ou não. A suspeita de artimanha política surge justamente pelo fim do prazo estipulado para a conclusão dos “estudos”: outubro. Este é justamente o mês das eleições, quando os políticos que se dizem agora “pais da criança” querem recolher nas urnas os dividendos por terem “impedido” o fechamento das fábricas. Apurados os votos e proclamada a vitória dos “salvadores da pátria”, a Petrobras pode simplesmente recusar a proposta da tal comissão e lacrar a Fafen nos dois estados. Quem liga?

Receitando defunto

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, e o presidente da OAB, Henri Clay Andrade, trocaram figurinhas sobre as superlotadas penitenciárias de Sergipe. O advogado entregou à ministra um relatório apontando os graves problemas dos nossos presídios. Cármen Lúcia concordou que a situação, já conhecida por ela, é gravíssima, mas não apontou qualquer solução. E ficou nisso!

Grana à vista

O governo de Sergipe começa a pagar a folha de pessoal nesta Sexta-Feira da Paixão. Depois de amanhã, botam a mão na grana os professores e servidores da Educação lotados em escolas. E ainda os servidores do Ipesaúde, Sergipeprevidência, Segrase e Agrese. Os demais, incluindo os aposentados, só quando Deus der bom tempo. Crendeuspai!

Primo pobre

E a direção do Banco do Estado de Sergipe (Banese) soltou foguetes para festejar o lucro líquido de R$ 93 milhões no exercício de 2017, 43% maior que o do ano anterior. Uma ninharia se comparado ao lucro da Caixa Econômica Federal no mesmo período: R$ 12,5 bilhões, 202,6% superior ao registrado pelo bancão 2016. É grana pra encher um condomínio inteiro de apartamentos. Não é, Geddel? Ele disse que é.

Cristo perseguido

São Cristóvão promove amanhã, a tradicional Procissão do Fogaréu. Turistas e sancristovenses vão assistir encenação das últimas horas da vida de Jesus Cristo.  Cerca de 250 homens carregando tochas circularão pelas ruas do centro histórico da cidade até chegarem à Praça São Francisco, onde será encenada a condenação de Jesus Cristo. Prestigie!

Vida perigosa

O Hospital de Urgência de Sergipe atendeu, nos últimos três meses, 1.210 vítimas de acidente com motos. No ano passado, 5.840 motoqueiros se acidentaram no estado. Segundo o hospital, as principais causas dos acidentes com motos são alta velocidade, inexperiência, falta do capacete e ingestão de bebida alcoólica. Misericórdia!

Receita política

Em seu retorno ao parlamento, depois de quatro meses de licença, o senador Antônio Carlos Valadares (PSB) falou sobre o cenário político. Após comentar sobre a descrença do cidadão, Vavá concluiu: “Nas eleições deste ano, serão vencedores aqueles que conseguirem transmitir credibilidade e capacidade de enfrentar questões como segurança, saúde, educação, emprego e honestidade”. Então, tá!

Tem notícia?

Alguém sabe a quantas anda a investigação sobre a suspeita de envolvimento do secretário da Saúde, Almeida Lima, na Operação Lava Jato? Para quem não lembra, em abril de 2017, a Polícia Federal deu um baculejo na casa de Almeidinha, levando dinheiro, o computador e o celular do indigitado. Marminino!

Dupla jornada

Após a chegada dos filhos, as mulheres deixam o mercado de trabalho cinco vezes mais que os homens. Segundo pesquisa feita pela empresa de recrutamento Catho, 28% das mulheres deixaram o emprego quando os filhos nasceram, versus 5% dos homens. O estudo mostra, ainda, que 21% das mulheres levam mais de três anos para retornarem ao trabalho. A mesma situação para os homens ocorre em apenas 2% dos casos. Elas são vítimas da dupla jornada de trabalho.

Maconha como remédio

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) apresentou projeto de Lei autorizando a comercialização de remédios à base de maconha. Segundo ele, a aprovação da matéria beneficiará quem sofre com enjoos e efeitos colaterais de tratamentos agressivos, como a quimioterapia. Certíssimo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Folha da Manhã, em 28 de maio de 1942.

Resumo dos Jornais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também