Aracaju, 16 de abril de 2024

PRÓXIMO PLEITO E SEUS SEGREDOS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As eleições de outubro não serão fáceis. Nos bastidores as pedras tentam a se arrumar, mas o andar da carruagem não define posições. Os nomes estão à mesa, mas faltam os talheres. Quem formará esse conjunto de forma real e confiável? Tem um amontoado de surpresas que devem surgir a qualquer momento. Muita coisa está sob um amontoado de panos que, quando levantados, podem expor até traição.

Quem disputa a próxima eleição, principalmente no majoritário, sabe que é “ganhar ou ganhar”. Claro, ninguém quer perder. Os grupos coesos podem se tornar díspares a um contar de cédulas, ou de chances de se tornar a peça principal de um tabuleiro político “bichado”. Todos devem ter a mais absoluta certeza de que todos estarão por si, naquela tese do “meu pirão primeiro”.

Lógico que nesse momento tudo parece andar em harmonia. Mas cada um tem seu jogo pronto para tentar o xeque mate. Os que servem a feijoada, nem sempre põem a melhor porção no prato de um e de outro aliado. Alguém sempre termina engasgado com um ossinho encravado em uma pedaço de carne aparentemente maciço. E é exatamente essa incoerência que pode frustrar convicções do momento.

Ninguém imagine que a oposição está bem afinada. Nem que a situação seja um paraíso de fidelidade e que esteja surfando em águas confiáveis. Tudo é muito confuso, porque apoio sincero depende de momento, chance, interesses e posições. Não existem apenas satisfeitos nessa ciranda louca. Provavelmente até o dia 07 de abril haverá sustos e alívios. Isso está na cara…

Já as demais tendências políticas que pretendem disputar Governo e Senado sem uma estrutura mínima, estão fadadas à derrota. A não ser que o eleitorado realmente esteja decidido a fugir da rotina que segue a cada eleição.

FALCÃO ANTECIPA INAUGURAÇÃO

O governador Jackson Barreto deixará o Governo dia 06 próximo, em local ainda a ser programado. Seria na inauguração do ginásio de Esporte em Itabaiana.

É que o jogador Falcão é uma atração da inauguração, mas só pode vir dia 05.

TUDO CERTO ATÉ PARA POSSE

Essa é furo: Com a antecipação, a saída de Jackson está certa para a sexta-feira e mais que isso, a posse de Belivaldo se dará no sábado, dia 7, na Assembleia Legislativa.

Ocorrerá em sessão extraordinária.

BELIVALDO CHAGAS NO PSD

Decidido, o vice-governador Belivaldo Chagas troca de partido: deixa o MDB e filia-se no PSD. Já  tem data marcada: 06 de abril.

Belivaldo está em Brasília e conversa hoje com Gilberto Kassab, presidente da sigla.

PRIMEIRO TERÁ UMA CONVERSA

Belivaldo Chagas terá conversa com a Direção Nacional do PSD para tratar da filiação e das eleições deste ano, em que ele é pré-candidato a governador.

Membros do partido no Estado viajaram com Belivaldo.

RAZÃO DA MUDANÇA DE SIGLA

Com a filiação de Belivaldo Chagas ao PSD cria-se mais uma vaga na chapa majoritária para outra legenda, que pode ser o PDT ou até o PRB.

O candidatura a vice-governador será uma nova opção para composições.

CANDIDATURA DE VALADARES

Deputado Valadares Filho (PSB) está otimista com a pré-candidatura a governador e diz que não terá recuo, em razão da força e incentivo que vem recebendo por onde passa.

Sente que a sociedade realmente deseja mudanças.

SOBRE RETORNO A EDUARDO

Valadares Filho diz que não há mais a mínima condição de ficar ao lado de Eduardo Amorim e André Moura e admite que deveria ter lançado candidatura antes.

Coincidentemente, Eduardo Amorim diz a mesma coisa.

JACKSON BARRETO NÃO GOSTOU

O governador Jackson Barreto não gostou da tentativa de barrar a entrada de secretários e assessores na reunião das bancadas da Bahia e Sergipe para tratar sobre a Fafen.

Aconteceu ontem em Brasília e provocou constrangimento.

NUNCA HAVIA VISTO ISSO

Jackson Barreto disse que nunca havia visto esse impedimento em sua vida enquanto parlamentar, afinal tratava-se de uma reunião pública de interesse dos dois Estados.

JB ameaçou não participar da reunião se os secretários não entrassem.

EDVALDO FOI À REUNIÃO

A convite do deputado André Moura, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), participou do encontro da bancada sobre a Fafen.
Deputado estadual Pastor Antônio também esteve presente.

AGORA FAFEN SÓ EM OUTUBRO

Havia o prazo de até 30 de junho para hibernação da Fafen, agora com o adiamento em 120 dias esse prazo se estende até 30 de outubro.

São mais sete meses a partir de agora.

DISPOSTO A FAZER CONCESSÕES

Jackson Barreto disse a Pedro Parente que está disposto a fazer concessões na área tributária e até redução na tarifa da água do Deso para a Fafen.

Mas sugere que a Petrobrás reduza o preço do gás.

DESCULPAS POR TELEFONEMA

O presidente da Petrobrás, Pedro Parente, pediu desculpas a Jackson por não ter atendido telefonemas dele, feitos desde quinta-feira passada.

Jackson teria se chateado com a desatenção.

MITIDIERI E PÔNCIO TEMER

O deputado Fábio Mitidieri (PSD) admitiu ontem, em Brasília, que o presidente Temer deveria se chamar de “Poncio Temer Pilatos”

– Ele (Temer) lava as mãos sobre Sergipe, disse.

ANDRÉ VÊ VITÓRIA DE TODOS

Pelo Twitter, o deputado André Moura disse que “ninguém é o pai da criança ou salvador da pátria. Estamos todos lutando por um objetivo em comum”.

Disse ele em relação ao novo prazo para hibernação da Fafen.

VIAGENS DE MENDONÇA

O pré-candidato a governador pelo DEM, Mendonça Prado, tem trabalhado em silêncio e viajado muito por cidades do interior, principalmente o sertão.

Todos continuam impressionados com a força de João Alves na região.

SOBRE MUDANÇAS DE PARTIDO

Na Assembleia, os deputados não acreditam nos colegas do MDB que ameaçam deixar o partido por uma legenda menor e disputar reeleição formando uma chapinha.

Qual o partido pequeno que aceita nomes como Zezinho, Garibaldi e Gorete Reis?

RECLAMAÇÃO SOBRE O PT

Alguns parlamentares, inclusive do MDB, estão reclamando do PT que tem candidatura majoritária, mas está fazendo uma chapinha proporcional.

Criticam isso e não acham correta essa posição.

Notas

Ministros têm celulares clonados – Criminosos clonaram celulares dos ministros de Osmar Terra, Carlos Marun e Eliseu Padilha. Entraram no WhatsApp deles e pediram dinheiro para contatos. Únicos que caíram foram três colegas de Osmar Terra, que transferiram para uma conta do Maranhão 6 mil reais.

0x0

Demóstenes esta elegível – Segundo a revista Voto, o ministro Dias Toffoli, do STF, derruba inelegibilidade do ex-senador Demóstenes Torres, cassado em 2012 por quebra de decoro e favorecimento ao bicheiro Carlinhos Cachoeira. A decisão libera Demóstenes a se candidatar nas próximas eleições.

0x0

TRF4 publica acórdão – TRF-4 publicou o acórdão do julgamento, em que o tribunal negou os embargos de declaração da defesa de Lula no caso do triplex do Guarujá. A defesa de Lula terá dois dias, após ser notificada, para apresentar “embargos dos embargos” – que costumam ser encarados como manobra protelatória e rejeitados.

0x0

Condenação de Delúbio – TRF-4 confirmou condenações de Delúbio Soares, empresários Ronan Maria Pinto, Natalino Bertin e Enivaldo Quadrado e do economista Luiz Carlos Casante. Só Ronan teve a pena mantida. As dos outros foram aumentadas, inclusive a do ex-tesoureiro do PT, de cinco para seis anos em regime inicial fechado.

0x0

PEC sobre condenação – Alex Manente, líder do PPS na Câmara, começou coletar assinaturas de apoio a uma PEC para deixar claro na legislação o cumprimento da prisão após condenação em segunda instância. “O Supremo muda a interpretação conforme mudam os ministros. Não podemos estar sujeitos às decisões anuais do STF”.

0x0

Toffoli antecipa hábeas – Dias Toffoli, relator do habeas corpus de Jorge Picciani no STF, resolveu levá-lo julgar o pedido mesmo sem ele estar na pauta de ontem da Segunda Turma. O ministro disse que era preciso apreciar o caso devido ao estado de saúde do ex-presidente da Alerj – que, segundo sua defesa, sofre de câncer na próstata.

Conversando

CPI na para – Ninguém fique tranquilo, caso esteja envolvido: “A CPI do Lixo não vai parar”, como avisa Fábio Meireles em resposta à oposição.

Aos profissionais – Alessandro Vieira está bem no discurso, com as duras críticas a políticos que ele chama de profissionais, Alessandro disputa mandato pela Rede.

Sobre FHS – Almeida Lima disse que o MPF em nenhum momento pediu a extinção do FHS. “Pediu que o Governo assumisse a sua responsabilidade”.

Assuntos diferentes – O governador Jackson Barreto e o vice-governador Belivaldo Chagas estiveram ontem em Brasília, cada um tratando de assuntos diferentes.

Mérito de todos – É bom deixar claro que ninguém precisa se arvorar de reunir as bancadas de Sergipe e Bahia para discutir a questão da Fafen. O mérito é de todos.

Última hipótese – Nas discussões sobre a Fafen pode ser feito um apelo a Temer para evitar que feche a fábrica. Em última hipótese privatise.

Vão a Temer – Depois da reunião de ontem, governadores, senadores e deputados da Bahia e Sergipe terão encontro com o presidente Temer.

Detonar o outro – Senador Valadares (PSB) e deputado André Moura (PSC) estiveram na mesma reunião, ontem, mas estão adversários declarados de um detonar o outro.

Albano presente – Ex-senador Albano Franco também viajou a Brasília para participar da reunião de bancadas. Albano trabalha contra o fechamento da Fafen.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também