Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

Costurando o discurso

Os pré-candidatos a cargos majoritários já começaram a preparar o discurso para a campanha eleitoral. O mais adiantado nessa tarefa de “redigir o improviso” é o governador Jackson Barreto (MDB), um dos pretendentes às duas vagas para o Senado. Entre outras coisas, ele vai propagar as obras inauguradas nos últimos anos, apesar da falta de apoio deste governo temerário. Dirá ainda que convenceu a Petrobras a prorrogar o prazo para o fechamento da Fafen e culpará o antecessor Marcelo Déda (PT) pelo atraso dos salários e os maus tratos aos aposentados. Os auditores fiscais serão responsabilizados pela queda da arrecadação e os professores condenados pelo baixo nível da educação pública. E para justificar as outras tantas mazelas que afetam o estado, Jackson recorrerá à velha máxima de que “Sergipe não é uma ilha” para ficar imune à grave crise vivida pelo país. Será com esse discurso de administrador arrojado e vítima dos problemas alheios, que Jackson tentará mostrar a importância de se eleger senador para defender os sergipanos das futuras maldades concebidas pelos burocratas de Brasília. Resta saber se convencerá a maioria dos eleitores.

Sob nova direção

Marcos Sampaio Kühl está de malas prontas para deixar a presidência do Detran. Será substituído pela advogada Luciana Cândida Déda, que vem a ser filha do desembargador Edson Ulisses. A mudança deve ocorrer na semana que vem, antes da desincompatibilização do governador Jackson Barreto (MDB).

E quem quer?

E o ex-governador e empresário Albano Franco (PSDB) defende que, ao invés de fecha-la, a Petrobras torre nos cobres a deficitária Fábrica de Fertilizantes (Fafen), localizada em Laranjeiras. O problema a encontrar interessado numa empresa que acumula prejuízos para produzir fertilizantes nitrogenados mais caros que os importados. Marminino!

Nova aracajuana

A jornalista Maristela Niz é a mais nova filha de Aracaju. Aprovado por unanimidade, o Título de Cidadã será entregue na próxima terça-feira, durante sessão solene do Legislativo municipal. A competente repórter da TV Sergipe é paulista de nascimento, mas reside em Aracaju desde a infância. Homenagem merecida!

Confissão desastrada

Petistas mais radicais e familiares do saudoso governador Marcelo Déda estão por aqui com o Jackson Barreto (MDB). Tudo porque ele disse que herdou do petista a crise financeira, a ponto de até os recursos do Proinveste terem sido usados pelo antecessor petista para pagar salários. Misericórdia!

Ovos falsos

Todo ovo de Páscoa é falsificado, haja vista que coelho não é ovíparo. Aliás, se fosse estaria caindo pelas tabelas de tanto botar enormes ovos para saciar a sede de consumo da população. Ainda bem que o coitadinho nasceu mamífero. Aff Maria!

Apoio temerário

Veja o que publica o blog O Antagonista: “Michel Temer recebeu em seu gabinete o deputado federal Laércio Oliveira, do Solidariedade, e o presidente de honra da Fecombustíveis, Luiz Gil Siuffo Pereira. No encontro, o presidente sinalizou apoio a Laércio, que está na disputa pelo comando da CNC”. Há quem diga que este apoio pode se revelar terrível à candidatura de Laércio, hoje o 3º vice-presidente da poderosa Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Banda vuô

Seis em cada 10 brasileiros (58%) admitem que nunca, ou somente às vezes, dedicam tempo a atividades de controle da vida financeira. A pesquisa feita pelo SPC também mostra que 17% dos consumidores, sempre ou frequentemente, precisam usar cartão de crédito, cheque especial ou até mesmo pedir dinheiro emprestado para conseguir pagar as contas do mês. O percentual aumenta para 24% entre os mais jovens. Você controla o que ganha?

Bem na fita

Sergipe será destaque da 15ª rodada de blocos exploratórios, a ser realizada hoje pela Agência Nacional do Petróleo. As principais ofertas do leilão da ANP são as áreas localizadas em águas profundas das bacias de Sergipe-Alagoas. Muito bom!

Bateu o martelo

O vice-governador Belivaldo Chagas (MDB) troca de partido nos próximos dias. Ontem, ele esteve em Brasília para sacramentar a filiação ao PSD. A mudança foi definida durante reunião com o manda chuva pessedista Gilberto Kassab, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Além do deputado federal Fábio Mitidieri, prestigiaram o ato o deputado estadual Jeferson Andrade e o presidente da Câmara de Aracaju, Nitinho Vitale.

Horóscopo

Quem é do signo de peixes deve evitar sair de casa agora na Semana Santa. Nesta crise braba, alguém pode querer comê-lo com mamão verde e leite de coco. Cruz credo!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano A Tribuna, em 21 de março de 1933.

Resumo dos Jornais

Leia também