Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

Ferramenta de gestão ambiental ajuda empresas no gerenciamento de resíduos

8

A preocupação pelo meio ambiente e a busca em como se tornar uma empresa cada vez mais sustentável, é uma pauta constante em organizações de diversos setores e indústrias. A sociedade cobra das empresas estratégias mais sustentáveis e felizmente as empresas encontram meios para serem ambientalmente corretas sem prejudicar a receita e muitas vezes soluções para ajudar o meio ambiente são desenvolvidas e testadas com sucesso.

As empresas de diversas indústrias que produzem grandes quantidades de resíduos industriais são obrigadas por lei a apresentar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. A lei que organiza e orienta o que deve conter nesse plano é a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), que responsabiliza cada empresa pela produção e destinação final de seus resíduos. Além da Política Nacional de Resíduos Sólidos, existem outras leis ambientais que devem ser seguidas para evitar conflitos com a lei.

Tecnologia e meio ambiente

A boa notícia é que a tecnologia trabalha cada vez mais em prol do meio ambiente. Além de programas para o reuso de água, estratégias para economia de energia e reciclagem, uma ferramenta que tem ajudado muitas empresas em todo o país é o software VG Resíduos, que permite o desenvolvimento de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos personalizado.

O software VG Resíduos permite a gestão de resíduos industriais desde a primeira etapa de produção até a sua destinação. Nele é possível visualizar e entender cada etapa da empresa o que ajuda a identificar oportunidades para melhorar a gestão dos resíduos. Muitas empresas conseguem visualizar formas de reaproveitamento para esses resíduos, como o reuso para matéria prima, por exemplo. De forma positiva, isso traz uma nova forma para a empresa economizar mais.

Outra vantagem que o software VG Resíduos oferece para as empresas é a função mercado de resíduos, que como o nome sugere permite a ponte entre empresas no mercado de resíduos. Através dele muitas empresas podem vender e/ou comprar resíduos de outras.  O que é lixo para alguns pode ser economia para outros. O interessante é que existem empresas que investem apenas no mercado de resíduos através da compra de resíduos é feito o tratamento e repassado para outras empresas. É uma forma que muitos encontraram para sobreviver na crise e sem dúvidas que o software VG Resíduos veio para facilitar todos esses processos.

Por Aline Matos

Imagem: reprodução shutterstock.com

Leia também