Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CLIMA CHEIRA A QUEIMADO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

Neste período de Semana Santa, o assunto de bastidores será as declarações de Jackson Barreto (MDB) sobre o uso do Proinvest durante o Governo Marcelo Déda (PT) e a resposta do pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho, que é o presidente da regional petista em Sergipe. Nos primeiros momentos, na tarde de quarta-feira, o clima cheirou a queimado, mas depois foi se aliviando, em razão do momento voltado à religião e, para os católicos, à reflexão.

A oposição explora o assunto e incita a um desentendimento interno na base aliada. O PT já tem uma tendência que ficará fora do apoio ao bloco liderado por Jackson e não vota no pré-candidato do grupo, vice-governador Belivaldo Chagas, no momento quase com todo o corpo no PSD. Mas, as tendências mais fortes do PT continuam integrando a base, participam do Governo e manterão Rogério Carvalho como um dos nomes ao Senado Federal.

Provavelmente algumas discussões internas vão acontecer durante este período de orações, mas o Partido dos Trabalhadores vai precisar integrar uma boa composição para eleger o majoritário que deseja – Rogério Carvalho – dois ou três estaduais e pelo menos um federal, para se manter bem vivo em Sergipe. Jackson relatou fatos que são reais, sobre a questão dos recursos do Proinvest, o que tira o sono dos radicais do PT, que desejam seguir caminho próprio.

Nesse momento, pela fotografia revelada, nenhum partido conseguirá muito êxito sozinho. Ou integram alianças ou correm o risco de ficar sem representante em cada Estado caso essa falha venha a ocorrer. Em Sergipe a situação também é assim. As composições com petistas estão difíceis e um rompimento agora seria fatal, mesmo que o partido mantenha o maior reduto eleitoral do Estado.

Visto todas as dificuldades, é mais aconselhável passar uma esponja e manter a aliança. Sem dúvida será a melhor solução para o bloco.

QUESTÃO DO PROINVEST

Jackson Barreto (MDB) enfim desabafou fato que estava engasgado em sua garganta: Todo o problema financeiro de Sergipe, hoje, vem da gestão anterior.

As finanças na gestão apresentaram problemas.

MOMENTO IMPENSADO

De Brasília, Eliane Aquino acha que a declaração de JB foi um momento impensado, “mas não podemos transformar isso num circo e nem em politicagem”.

– Conversarei com Jackson na segunda-feira, disse.

OLIVEIRA JUNIOR EXPLICA

Oliveira Junior por ocupar cargo no Governo pretende primeiro falar com Jackson, mas admite que “evidentemente há equivoco pontual na declaração do governador”.

– Era impossível falar de Proinvest em maio, porque ele ainda não estava em conta.

CONFIRMA INFORMAÇÃO

Oliveira Junior confirma que realmente informou a Jackson Barreto, em maio, que o Estado estava com dificuldade para pagamento da folha do servidor.

– Mas não se deixou de pagá-la, apesar das dificuldades expostas.

A QUESTÃO DA FAFEN É PALIATIVA

Não dá ainda para comemorar uma solução definitiva para a Fafen, há perspectivas de providências até 30 de outubro, o que não pode ser interpretada como definitiva.

Por enquanto, está no prazo que favorece as campanhas eleitorais.

NINGUÉM DEVE CONTAR VITÓRIA

Então, nesse caso da reativação da Fafen por mais 120 dias, é melhor cautela do que excesso. Evitar uso eleitoral do fato e trabalhar para que o pior não aconteça.

É bom lembrar que a meta da Petrobrás é hibernar a Fafen.

OPERÁRIOS NÃO ACREDITAM

É verdade que os operários não deixarão a Fafen até 30 de outubro, mas eles não crêem em uma decisão favorável, mesmo depois dessa “festa que estão fazendo”.

É que a situação da fábrica continua a mesma, completamente sucateada.

REUNIÃO COM KASSAB

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) classificou de ‘muito positiva’ a reunião de Belivaldo Chagas com o presidente nacional do seu partido, Gilberto Kassab.

Kassab fez o convite oficial para Belivaldo ingressar no PSD.

CONVERSA COM JACKSON

Belivaldo Chagas ficou de conversar com Jackson Barreto (MDB) e com o diretório do PSD em Sergipe, para comunicar sua decisão segunda-feira.

Vamos antecipar: Belivaldo se filiara ao PSD na sexta-feira, dia 06.

FELIZES E CONFIANTES
Fábio Mitidieri disse que “estamos muito felizes e confiantes que o nosso amigo Belivaldo, homem sério e íntegro, possa ser mais um membro da família PSD”.

O convite informal a Belivaldo fora feito já há alguns meses.

DEM E PSB CONVERSAM

Na Assembleia Legislativa o burburinho é que estão avançadas as conversas entre o PSB e o DEM, para uma composição visando o pleito de outubro.

Mendonça Prado e Valadares não desmentiam, mas não confirmavam.

AGORA TUDO SE ESCLARECE

Ontem à tarde, um integrante do DEM confirmou que há uma conversa persistente entre Mendonça Prado e senador Valadares (PSB) para aliança.

Já discutem até chapa majoritária…

NÃO FAZ PARTE DO PROJETO

O secretario de Turismo Fábio Henrique (PDT) disse que não faz parte do seu projeto político ser candidato a vice-governador do Estado.

– Quero ter mandato de deputado federal, definiu.

SAMUEL DECIDINDO SOBRE PARTIDO

O deputado Capitão Samuel está decidindo sobre qual partido vau se filiar até 07 de outubro: “estamos entre o PP, PSB, PSD ou PSC”.

Samuel também analisa uma chapinha formada por vereadores de Aracaju.

HELENO SILVA DIZ QUE NÃO

Setores da oposição tem como certa a chegada do PRB para integrar o bloco e disputar as eleições. Heleno Silva diz que não.

Reafirma que só a partir de abril o PRB tratará desse assunto.

ALMEIDA DIZ QUE COLUNA MENTE

Secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), em entrevista ao programa Balanço Geral, acusou o colunista de ser “mentiroso”, o que é um direito que ele acha de defesa.

No restante, a vida continua revelando fatos obscenos.

LIGAÇÃO COM VALADARES

Almeida Lima disse ainda que o colunista tinha ligações – ou estava a serviço – do senador Valadares (PSB), insinuando “jetons” para divulgar matérias.

Almeida trabalha para JB permanecer no Governo, o que é legítimo.

ALMEIDA DESMENTE AÇÃO.

Almeida Lima aproveitou para desmentir que não trabalha para Jackson Barreto ficar no Governo e que isso é uma decisão pessoal dele.

Quanto a permanecer na Saúde, depende de um convite de Belivaldo Chagas.

VOVÔ DIZ QUE PT TOMBA

Vovô Monteiro disse ontem que “sem Marcelo Déda e na ausência de um líder conciliador, o PT tomba na falta de habilidade dos atuais lideres políticos”.

Vovô esta atuando hoje na oposição.

REPERCUSSÃO É GRANDE

Repercute nos meios políticos tanto as declarações do governador Jackson Barreto sobre o Proinveste, quanto as de Rogério Carvalho em resposta a JB.

Embora não haja sinais de rompimento político.

ALBANO FALA DE REUNIÃO

O senador Albano Franco, que participou da reunião sobre a Fafen, considerou bom o aumento de prazo – 120 dias – para tentar recuperação da fábrica.

Lembrou que o presidente da Petrobrás, Pedro Parente, não garantiu nada.

PETROBRÁS É A CULPADA

Albano Franco admite que a Petrobras é a maior culpada pela hibernação da Fafen, em razão do preço do gás, que teve aumento de 117%.

Isso corresponde a 52% da sua produção.

Notas

Marcio responsabiliza Temer – Marcio Macedo (PT) diz que manifestações são respeitadas, mas isso não é manifestação política, é crime.É banditismo. Se acontecer alguma coisa com Lula ou com algum membro da caravana será responsabilidade do presidente Temer, do ministro Raul Jungmann e do governador do Paraná, Beto Richa.

0x0

Gilberto Occhi vai para Saúde – Gerson Camarotti informa que presidente da Caixa, Gilberto Occhi, deixará o cargo e vai para o Ministério da Saúde no lugar de Ricardo Barros. Os dois são filiados ao PP. A decisão foi tomada por Temer durante reunião na tarde de quarta-feira, com o presidente do PP, senador Ciro Nogueira.

0x0

Foro Privilegiado em maio – STF deve retomar em maio julgamento sobre restrição do alcance do foro privilegiado para parlamentares federais, informa o Estadão.  que havia pedido vista em novembro, liberou o processo ontem. Como a pauta de abril já está fechada, Cármen Lúcia deve pautar a retomada do julgamento para maio.

0x0

Interventor reage a informação – Walter Braga Netto negou ontem que a intervenção esteja transcorrendo sem impacto no controle da violência no estado, relata o Estadão. Para o general, não é possível comparar os índices de criminalidade deste ano com os de 2017 porque no ano passado houve greve da Polícia Civil.

0x0

Nada com a hora do Brasil – Segundo a coluna Radar, da revista Veja, “nada parecer ser capaz de mudar o cacoete dos parlamentares, acostumados a abandonar o trabalho em vésperas de feriados. Quarta-feira,, mais uma vez, deputados e senadores mostraram que não querem nada com a hora do Brasil”.

0x0

Implementar os critérios – Após ganhar poder de veto nas indicações de diretores e presidentes dos bancos públicos, o Banco Central estuda implementar os mesmos critérios para avaliar as indicações do presidente da República nos cargos de instituições financeiras privadas. A informação é do próprio Banco Central.

Conversando

Filiação partidária – Pré-candidato pelo DEM, Mendonça Prado está comunicando que dia 07 termina a filiação partidária e convida para entrarem em sua legenda.

Cidade vazia – A cidade amanhece praticamente vazia neste feriadão se Semana Santa. Muita gente viajou aos seus municípios, praias e fazendas.

Por a cara – A maioria dos candidatos em outubro viajou a cidades do interior e aparece nos atos da Paixão de Cristo. É momento de por a cara.

Albano, presente – Ex-senador Albano Franco (PSDB) tem participado de reuniões que sejam importantes para Sergipe. Tem dado exemplo em defesa do Estado.

Valadares fala – O senador Valadares proferiu o seu primeiro discurso no Senado, depois de retornar de quatro meses de licença.

Mega evento – Apesar de ainda não ter definido a legenda, Manuel Messias Sukita preparou um mega evento para primeiro de abril, data do seu aniversário.

Lula difere – Subtenente Edgard diz que para Lula, o manifesto do povo e fascismo, o MST roubar terras e destruir plantações é movimento social.

Preço baixo – O preço do peixe nos mercados surpreenderam nesse período de Semana. O camarão tipo grande estava por R$ 38,00.

Repensar atuação – É preciso repensar a atuação do STF no sistema brasileiro. Como é o último que pode errar, vale-se disso para amparar bandidos.

Leia também