Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

Audiência pública vai discutir a importância dos museus

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________3

Proposta, de autoria de Maria do Carmo, foi aprovada hoje por Comissão do Senado

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, aprovou nesta terça-feira (3), Requerimento de autoria da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) para a realização de audiência pública sobre a importância de se instituir o Dia Nacional do Museu.

“O Conselho Internacional de Museus (Icom) tem lançado, a cada ano, um tema global que incentiva os museus espalhados pelo mundo a realizarem exposições e debates culturais inspirados em temas que envolvem as particularidades de cada país”, explicou Maria, ao defender a sua propositura. Ela acrescentou que o dia é celebrado por instituições como “a Unesco que reconhece os museus como promotores do livre fluxo de conhecimento e ideias e como parceiros na construção da paz no imaginário da população global”.

De acordo com Maria, é conveniente realizar audiência para debater a importância de, a exemplo da data internacional, instituir, por Lei, o Dia Nacional do Museu. “Consideramos que uma data nacional prestigiaria e promoveria os museus, tão importantes para expor a diversidade cultural brasileira, promover a tolerância, a educação e a cultura em nossa sociedade”, argumentou a parlamentar sergipana.

Ainda não há data definida para a audiência, mas Maria apresentou algumas sugestões de autoridades que devem participar da discussão. Entre os nomes apontados estão o de Marcelo Mattos Araújo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus; Maria Ignez Mantovani Franco, do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus; Rita de Cassia Mattos, presidente do Conselho Federal de Museologia; Ângela Gutierrez, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Museológico; Simone Monteiro Flores, membro do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus e da Rede de Museus e Coleções Universitárias, além de Ézio Déda,  diretor Superintendente do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana.

Fonte e foto assessoria

Leia também