Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Tribuna Livre debate situação de abandono dos animais

7

por Fernanda Sales

Foi realizada na manhã desta terça-feira, 3, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma Tribuna Livre com a Educação e Legislação Animal (Elan) para tratar das questões envolvendo animais em situação de abandono e suas graves consequências para saúde e segurança públicas do município de Aracaju.

De acordo com a presidente da Elan, Nazaré Moraes, o descaso com os animais de Aracaju é um problema de saúde pública. Segundo ela, é preciso políticas públicas efetivas porque o problema é antigo e nada está sendo feito. “Já é a oitava vez que estou aqui nesta casa para falar do mesmo assunto. Desta vez estou trazendo mais dados para mostrar a relevância desse tema. Há falta de políticas públicas para os animais e esse problema não afeta apenas os animais. Eu estive aqui ano passado e em outras oportunidades para falar sobre a lei da castração animal. E não há outra forma ética e eficaz de resolver o problema do abandono dos animais se não for com a castração. Infelizmente a lei não está sendo cumprida da forma correta, pois o castramóvel é uma luta pessoal há seis anos e este ano ele entrou em funcionamento, mas castra apenas os cães e gatos machos e na verdade deveria castrar as fêmeas também. Além disso, querem castrar apenas dez animais por dia. Isso é pouco para a quantidade de animais existentes na capital”, destacou.

Durante seu discurso, Nazaré Moraes apresentou casos de maus tratos com animais e mostrou imagens de animais abandonados em Aracaju. A presidente pediu a colaboração dos parlamentares para defender a causa animal. “Essas imagens são em cemitérios de Aracaju, mas também há em praças, nos parques municipais e até agora nada é feito para mudar essa situação. Infelizmente muitas pessoas que dizem defender a causa animal na prática não auxiliam em nada. Nem um boletim de ocorrência tem coragem de fazer. Peço que essa Casa Legislativa tenha mais sensibilidade com esse assunto e que façam mais projetos de Lei em defesa dos animais”, solicitou.

Nazaré também exibiu vídeos de acidentes no trânsito envolvendo animais. “Estou mostrando a realidade das ruas, das estradas. Vocês vereadores e todos nós podemos ser a próxima vítima. A maioria dos acidentes envolvendo animais são com cavalos que trafegam pela cidade nas carroças sem nenhuma fiscalização das autoridades”.

Parlamentares

Segundo a vereadora Emília Corrêa (Patriota) a legislação e a política pública juntas mudariam esta situação. “Fico impactada porque essa é uma realidade que afeta a todos nós, mas as pessoas não se atentam a isso. Temos aqui uma vereadora que defende esta causa, que é Kitty Lima, mas ainda é preciso muito. Todos devem se unir para mudar essa situação. Quero me somar a essa causa e qualquer projeto que vier para defender os animais eu vou votar a favor”, frisou.

Lucas Aribé (PSB) destacou que o Poder Legislativo faz a sua parte, mas que é preciso cobrar mais do Poder Executivo. “Quero lembrar a atuação do Poder Legislativo nesta causa. Em outras legislaturas tentamos criar projetos que infelizmente foram vetados. O Castramóvel foi uma defesa nossa, principalmente de Kitty Lima. Então a nossa parte estamos fazendo e podemos fazer muito mais que isso. Mas a cobrança tem que ser, principalmente, ao Poder Executivo que precisa ter uma política voltada para os animais”.

Para Américo de Deus (Rede) esta é uma questão de saúde pública que salva vidas. “Tenho um carinho especial por todas as ONGs que tentam defender a causa animal. São realmente muitos anos de descaso. Hoje já temos um avanço nesta Casa com a vereadora Kitty Lima defendo a causa animal. Mas o maior problema ainda é o Executivo que precisa refletir antes de vetar projetos importantes para esta causa”.

Iran Barbosa (PT) destacou o trabalho da vereadora Kitty Lima e enfatizou a importância de lutar pelos direitos dos animais. “Essa é uma luta antiga. O movimento de defesa dos animais tem demostrado força pela luta social que vem fazendo, mas infelizmente não vemos políticas públicas eficazes para resolver a situação. Nós como os vereadores podemos colaborar com a criação de projetos e fiscalizando o Executivo com relação as ações. Infelizmente ainda há uma mentalidade de que defender a causa animal é esquecer das necessidades da população, mas uma coisa está totalmente relacionada a outra”, disse o parlamentar.

A vereadora Kitty Lima (Rede) destacou a dificuldade de defender a causa animal. “Eu sei que tenho apoio de alguns vereadores nesta Casa, mas é preciso que todos se engajem nesta luta. Hoje era um dia importante dos vereadores ouvirem os problemas dos animais de Aracaju, mas nem todos estavam presentes”, finalizou.

Foto César de Oliveira

Leia também