Aracaju, 27 de abril de 2024
Search

UM ASSUNTO A SER EXPLORADO, LEIA NA COLUNA PLENÁRIO

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

É natural que a oposição aproveite e detone o Estado por qualquer fato que crie problemas para a sociedade. E, nesse momento de pré-campanha, tudo será posto a público de forma que destrua a imagem do principal adversário. Para a oposição, lógico, o Governo. O bloqueio de recursos do Estado, anunciado só ontem, é muito ruim para todos e um grande troféu para a oposição, sempre ávida por escândalo.

Claro que a detenção de recursos não é agradável, mas um fato que serve de insumo para todos os setores da oposição por a dimensão que bem entender, principalmente porque cria fatos que atingem a sociedade, como dificuldade de pagamento de salários. E isso é o que vem atormentando o governador Jackson Barreto (MDB) e alimentando as críticas que vêm da oposição e de segmentos contrariados e prejudicados da sociedade.

Através de Nota ao público o Governo admite as consequências que o bloqueio provoca e está tentando as medidas jurídicas necessárias para reverter a decisão da Justiça, assim como vem mantendo contatos com a Secretaria do Tesouro Nacional e o Banco do Brasil. O objetivo é esclarecer as causas que motivaram o bloqueio das contas e demonstrar o “correto cumprimento do contrato de renegociação, esperando no mais breve espaço de tempo solucionar a questão”.

Mesmo em momento de pré-campanha, até porque o fato não devesse acontecer em nenhum período da Administração, mas o melhor é que se resolva tudo, mesmo que depois do susto, do que simplesmente torcer para que se mantenha o status quo. O melhor é que se chegue a uma decisão positiva e que não dificulte o pagamento de servidores, fornecedores e etc.

Torcer pelo pior, jamais será um gesto em favor de quem mais precisa de uma solução, que são os servidores, aposentados e a sociedade como um todo.

CONVERSA NO SÁBADO À NOITE

O governador Jackson Barreto (MDB) e o vice Belivaldo Chagas tiveram conversa no sábado à noite e ficou definido que JB deixa o Governo na sexta-feira.

No sábado, pela manhã, em convocação extra, da Assembleia, Belivaldo toma posse.

TEMPO PARA VÊ SITUAÇÃO

Belivaldo passará alguns dias tratando sobre a estrutura do Governo e não fará nenhuma mudança significativa. Só depois é que montará a sua equipe de auxiliares.

Pode acontecer algumas surpresas.

DENTRO DE MAIS 30 DIAS

A sociedade só vai perceber mudanças no Governo Belivaldo, após ele assumir, dentro de mais 30 dias, quando será posta nova equipe e definir caminhos a seguir.

Não haverá nada que abale estruturas.

UM DETALHE INTERESSANTE

Belivaldo Chagas vai continuar conversando e ouvindo lideranças políticas para ampliar a aliança e colocar o bloco na rua, quando da campanha.

O objetivo maior é o fortalecimento do grupo.

ALMOÇO NO SÁBADO

Fábio Henrique (PDT) e Belivaldo Chagas (MDB) almoçaram sábado em restaurante da Jose Sarney, onde teriam sacramento entendimentos para composição definitiva.

Fábio Reis comentou: “meu vice e meu governador”, nessa ordem.

AINDA FALTA ALGO MAIS

Tudo está encaminhado, mas faltam algumas decisões. Fábio não deseja apenas disputar mandato de deputado federal. Quer mais espaço dentro do Governo.

Sugere uma pasta importante para fechar a aliança…

SOBRE A QUESTÃO DO VICE

As composições não discutem o mandato de vice. Ele é sempre colocado em reserva técnica para ser utilizado aos “48 minutos do segundo tempo”.

Fábio já disse abertamente que não deseja ser vice…

AINDA NÃO SE DEFINE

Nesse caso, é absolutamente natural que haja absoluto silêncio em relação ao candidato a vice de qualquer um dos blocos. A vaga para vice é um trunfo.

Alguns nomes surgem para vice, mas todos ainda dispensáveis.

ANDRÉ SOBRE GUSTINHO

O deputado federal André Moura (PSC) disse ontem que não fez qualquer indicação do deputado Gustinho Ribeiro, para que ele se filie ao PP.

André, entretanto, acha que “se Gustinho quiser se filiar as portas estão abertas”.

JÁ O NOME DE MACHADO

André disse ainda que “já no caso de José Carlos Machado, ele está 99% com filiação certa no PP e será candidato a deputado federal pela legenda”.

Machado viaja hoje a Brasília e conversa com Ciro Nogueira.

TEVE CONVERSA COM EDUARDO

Antes de decidir mudar de partido, José Carlos Machado esteve com Eduardo Amorim e lhe disse: “só vou para o PP se você não ficar contrariado”.

Eduardo disse-lhe que não ficaria, “afinal o PP integra o bloco”.

PSB TAMBÉM SE ANIMA

Deputado Valadares Filho (PSB) informou ontem que o seu partido está filiando alguns nomes importantes da política, principalmente lideranças do interior.

Disse que até o dia 07 pode surpreender.

AJUDA A LEGENDAS MENORES

Segundo Valadares, o PSB também está trabalhando filiações a partidos menores que já estão praticamente aliados ao partido, para que façam chapas proporcionais.

Acha que isso é muito importante para uma composição.

OPOSIÇÃO PREPARA ATAQUE

Partidos da oposição vão iniciar ataques ao Governo em razão do bloqueio das contas do Estado, promovido pelo Tesouro Nacional.

As críticas vão começar a partir de hoje.

BELIVALDO VAI À POSSE DE OCCHI

O vice-governador Belivaldo Chagas almoçou ontem ao lado do novo ministro da Saúde, Gilberto Occhi. No restaurante Francisco, de Brasília.

Estavam também o prefeito Edvaldo Nogueira e o deputado Venâncio Fonseca.

CLIMA DE MUITA DESCONTRAÇÃO

O clima entre o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), Belivaldo Chagas e Venâncio Fonseca foi de muita descontração e conversas amenas.

O presidente do PSDC, Cicinato Jr, acompanhou o vice Belivaldo.

SOBRE POSIÇÃO DO PRB

Chega a informação, à noite, que o PRB está com um pé na oposição e outro na situação e pode pender para o lado que lhe oferecer melhor condição.

Um bom espaço no Governo deterá o PRB onde ele se encontra.

DECISÃO PODE COMPLICAR

O PRB não está pensando igual em termos de posição política. O ex-prefeito Ivan Leite não acompanha o partido caso ele feche com a oposição.

O partido ainda precisa de muita conversa.

Notas

Britto vai se manifestar – Carlos Ayres Britto está tentando impedir o golpe no STF. O Antagonista soube que ele vai se manifestar contra a malandragem suprema de estender o pedido de habeas corpus de Lula para todos os criminosos condenados em segundo grau. Não é mais a força da Constituição, e sim a Constituição da força.

0x0

Juises se manifestam – Magistrados e membros do Ministério Público que compõem o Fórum Nacional de Juízes Criminais (Fonajuc) entregaram ontem ao STF uma nota técnica contra uma possível mudança na decisão da Corte que autorizou a prisão de condenados após a segunda instância da Justiça, em 2016.

0x0

Corrupção sistêmica – Ministro do STF Luis Roberto Barroso afirmou ontem que a corrupção sistêmica sempre foi o modo de fazer política no Brasil. “O Brasil se deu conta de que vivenciávamos uma corrupção sistêmica, endêmica, que não era produto de falhas pessoais, era um modo de conduzir o país”.

0x0

Segurança para o STF – O diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, se reuniu ontem com a presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lucia, para tratar da segurança no dia do julgamento do habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

0x0

É em prol do Pais – “Não se trata de um gesto político-partidário, é em prol do país. As pessoas precisam entender isso”, diz a O Antagonista a promotora Rose Meire Cyrillo, ao protocolar no STF as mais de 5 mil assinaturas pela manutenção da prisão na segunda instância, que está no mais alto risco.

0x0

Mais um jurista a favor – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ontem ao Supremo Tribunal Federal (STF) um parecer do jurista José Afonso da Silva contra a prisão de condenados criminalmente após o fim de todos os recursos na segunda instância da Justiça. Os bandidos vibram com a possibilidade.

Conversando

Luciana no Detran – Mudanças já para o próximo Governo: a advogada Luciana Cândida Déda Chagas de Melo assume o Detran. É a primeira mulher a ocupar o cargo.

Filiações no PSC – O PSC faz solenidade de filiações amanhã na Aease, com a presença do seu presidente, deputado federal André Moura.

Fez segredo – Quem está se filiando ao PSC é o Valdevan 90, que fez segredo sobre a sigla que ficaria no Estado. Valdevan é candidato a deputado federal.

JB ficou em Sergipe – O governador Jackson Barreto não participou da posse de Gilberto Occhi no Ministério da Saúde. Esteve na cerimônia Belivaldo Chagas.

Venâncio feliz – Quem está animado com o crescimento do Partido Progressista a nível nacional e o deputado Venâncio Fonseca, que está na legenda há anos.

Festa de Sukita – O ex-prefeito Manuel Sukita realizou a sua festa de aniversário, com a participação de meio mundo de gente. E tudo bem…

Muitas surpresas – Muita agitação nos bastidores dos partidos políticos em todo o Estado. Até domingo ainda se pode ter muitas surpresas.

Segunda Instância – Não é bem por Lula que o STF pode derrubar a prisão em segunda instância. É, também, pelos adversários do ex-presidente.

Ficha suja – A queda de pena em segunda instância também deve facilitar a vida de quem não está podendo disputar eleição por ser ficha suja.

Leia também