Aracaju, 18 de abril de 2024
Search

PREFEITURA DE ARACAJU LANÇA NESTA QUINTA OBSERVATÓRIO SOCIAL

 

Nesta quinta-feira, 5, às 9h, o prefeito Edvaldo Nogueira e a vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social de Aracaju, Eliane Aquino, lançarão o Observatório Social de Aracaju.  Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Assistência Social, o Observatório surge com o compromisso de humanizar os números, aprofundar o conhecimento acerca da realidade socioeconômica da capital sergipana e ser mais que uma fonte de pesquisa, mas um instrumento de construção coletiva e transformação social.

Através do Observatório Social, a Prefeitura de Aracaju passa a contar com um ambiente técnico-científico com base intersetorial, inteiramente destinado à organização e sistematização/estruturação de dados com a finalidade de produzir informações estatísticas, geográficas, socioeconômicas e gerenciais, que contribuirão para nortear ações e projetos que promovam avanços nas condições de vida do povo da nossa cidade.

“O Observatório Social foi um projeto muito desejado porque compreendemos que para que possamos construir estratégias de atuação cada vez mais exitosas, é fundamental que possamos enxergar a realidade com profundidade. A proposta do Observatório é ir além dos números, se debruçando também sobre o humano. Por isso mesmo estamos trabalhando de modo intersetorial com várias pastas do município e também com a Universidade Federal de Sergipe para termos uma visão ampliada e qualificada sobre a realidade social do município”, explica Eliane Aquino, vice-prefeita e secretaria municipal.

Dentre os estudos iniciais já realizados destacam-se a “Perfil Geral das Famílias do CadÚnico no município de Aracaju”, ICCV – Índice CadÚnico de Condições de vida e o Mapeamento da pobreza e desigualdade municipal (Mapa da Pobreza) e uma coletânea de mapas e cartogramas do município de Aracaju que serão disponibilizados num endereço eletrônico que será disponibilizado também nesta quinta, dia 5.

Da assessoria

Leia também