Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

SES LANÇA CONSULTA PÚBLICA SOBRE PROTOCOLO DE INSULINA

SES lança hoje consulta pública sobre protocolo de análogos de insulina

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) lançou nesta quarta-feira, 4, consulta pública sobre Protocolo Clínico para dispensação de análogos de insulina para pacientes com diabetes mellitus tipo 1 e 2 na rede pública de saúde do Estado de Sergipe. A consulta pública é via internet, está disponível no site www.saude.se.gov.brideia e tem como objetivando angariar contribuições profissionais e populares para a construção participativa do instrumento.

Qualquer pessoa da sociedade pode participar da consulta pública que ficará em vigência durante os próximos 20 dias, segundo informações da coordenadora da Rede de Atenção Especializada, Luciana Alves, explicando que médicos prescritores do análogo ou não, outros profissionais de saúde, usuários e estudiosos do assunto devem participar da consulta pública e dar sua colaboração.

Segundo a coordenadora, a organização da Rede de Atenção à Saúde no campo da dispensação de medicamentos de alto custo é fundamental para o planejamento de ações e do próprio orçamento porque a dispensação é de responsabilidade de estadual.  “Por isso a necessidade da construção do protocolo e quando0 a gente elabora um instrumento dessa natureza precisa dar visibilidade a quem a quem faz uso dele, tanto os prescritores quanto os usuários”, reforçou Luciana Alves.

Ela informou que, por conta dessa necessidade de transparência, houve a discussão para que se fizesse uma consulta pública, deixando o protocolo disponível para todos que queiram acessá-lo para dar suas contribuições. “Nós articulamos para dentro da secretaria com a criação de um e-mail que vai estar disponível no site, ouvindo o setor Jurídico para vermos todas as questões de formalidades, e junto à Assessoria de Comunicação (Ascom) para a criação de um banner que vaie star disponível na nossa página”, disse.

A contribuição será feita através de e-mail, a partir de um formulário próprio que está disponível na Internet.  “O cidadão preenche o formulário e faz sua contribuição, que deverá ser encaminhada para o e-mail protocolo.insulina@saude.se.gov.br. Nenhuma contribuição fora do formulário será aceita”, informou a coordenadora da Rede de Assistência Farmacêutica, Juliana Santos de Oliveira.

Ela lembrou que o protocolo de análogos de insulina foi submetido a uma primeira consulta com os médicos endocrinologistas, em reunião realizada na sede no Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), no mês passado. “Sentamos com eles e fizemos uma discussão prévia do instrumento e em seguida realizamos as adequações sugeridas pela categoria. Agora, estamos colocando o documento para consulta pública de uma forma mais ampliada. Não só os prescritores, mas todos os médicos podem contribuir assim como os usuários”, reforçou o coordenadora de Rede de Assistência Farmacêutica.

A importância do protocolo é definida por Juliana Oliveira. “Pela primeira vez a gente vai nortear ,  de forma racional, a forma de adentramento do usuário na dispensação do análogo. Com isso, ele vai saber quando vai entrar, como e a que tem direito, o que ele precisa para se manter dentro desse protocolo. Dessa forma, a gente racionaliza tanto a parte clínica do usuário, quanto o financiamento dos análogos de insulinas”, concluiu, acrescentando que para o cidadão participar basta acessar o banner  “Consulta pública Protocolo Análogo de Insulina”, que está disponível na página www.saude.se.gov.br.

Análogos de insulinas

São insulinas mais modernas, produzidas a partir da insulina humana e modificadas sinteticamente de modo a terem ação mais curta ou mais prolongada.

Leia também