Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

Polícia Militar emita e diz que lamenta a morte do capitão Oliveira

c8df366a-58d4-8332

Enlutado pela perda irreparável do capitão Manoel Alves de Oliveira Santos, comandante da Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga (Ciopac), o comando da Polícia Militar do Estado de Sergipe informa que o corpo do oficial será velado inicialmente no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap), situado na Rua Argentina, s/nº, no Bairro América, na cidade de Aracaju.

A expectativa é que o corpo do capitão Oliveira seja levado ao Cfap por volta das 13h desta quinta, 5, após a preparação para o velório. No Centro de Formação, o militar permanece até 16h30, sendo velado pelos tantos amigos de farda, feitos no decorrer da sua carreira na Corporação, iniciada ainda no ano de 1994, após a aprovação no concurso para Soldado Combatente.

Às 16h30, o corpo do oficial segue, em carro aberto do Corpo de Bombeiro Militar de Sergipe, para o Velatório Piaf, localizado na equina das Ruas Laranjeiras com Porto da Folha, no Bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, onde permanece até a manhã da sexta-feira, 6, recebendo todas as honras militares devidas. Às 5h da sexta, o cortejo fúnebre segue para o município de Porto da Folha, distante 190 quilômetros da capital, com chegada prevista para 8h, onde acontece missa de corpo presente na Igreja Matriz de Porto da Folha.

Logo após a missa, ocorre o sepultamento no Cemitério São Joaquim, na cidade de Porto da Folha, também com todas as honras militares previstas.

Capitão Oliveira

O carismático oficial entrou na Corporação em 1994, ainda na condição de soldado, sendo aprovado em 1997 no Concurso de Sargentos e em 2003 no Curso de Formação de Oficiais, feito na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), na capital alagoana. Voltando ao Estado na turma de oficiais CFO/PMSE 2005, iniciou a atividade, enquanto oficial, em estágios nas diversas unidades operacionais da PMSE.

Num segundo momento, já como tenente, teve a oportunidade de trabalhar no 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), em Propriá, no 4º Batalhão, em Canindé do São Francisco, até fundar o então Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (Pepac) em 16 de maio de 2008, onde permaneceu até a data da sua morte, ocorrida na noite da quarta-feira, 5, após emboscada numa rodovia situada entre os municípios de Monte Alegre de Sergipe e Porto da Folha.

O oficial era Técnico Agrícola, formado na Escola Agrotécnica de São Cristóvão, em 1993; Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM); graduado em Direito pela Faculdade Pio Décimo; participou de Cursos SWAT e de Operações em Altura e Rapel Tático, além de estágio na Companhia de Polícia de Ações em Caatinga da Polícia Militar da Bahia (Cpac). O capitão foi da primeira turma do Curso de Operações Policiais em Área de Caatinga da PMSE (Copac), vindo a ser coordenador e instrutor a partir da segunda turma.

Por seu carisma e reconhecido empenho em prol da segurança e do bem-estar do sergipano, em especial do sertanejo, recebeu o Título de Cidadão Gloriense. Na Corporação, recebeu as Medalhas de Tempo de Serviço 10 e 20 Anos e foi condecorado com a Medalha do Mérito Policial, homenagem oferecida aos civis e militares que se destacam nos serviços prestados à Polícia Militar.

Velório e sepultamento

O corpo do capitão Oliveira seja levado ao Cfap, na Rua Argentina, Bairro América, por volta das 13h desta quinta, 5, após a preparação para o velório. No Centro de Formação, o militar permanece até 16h30, seguindo, em carro aberto do Corpo de Bombeiro Militar de Sergipe, para o Velatório Piaf, localizado na equina das Ruas Laranjeiras com Porto da Folha, no Bairro Getúlio Vargas, em Aracaju, onde permanece até a manhã da sexta-feira, 6, recebendo todas as honras militares devidas.

Às 5h da sexta, o cortejo fúnebre vai para o município de Porto da Folha, distante 190 quilômetros da capital, com chegada prevista para 8h, onde acontece missa de corpo presente na Igreja Matriz de Porto da Folha, e sepultamento no cemitério local.

#PMSE

 

 

 

 

 

Leia também