Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

O povo rejeitou a “teimosia” de Albano e João; JB será o próximo?

A política é fascinante! Em tese ela serve de instrumento de transformação social. Para algumas pessoas, na prática, ela é um meio de subsistência, uma forma de se locupletar do bem público, desconhecendo os interesses da coletividade. Para alguns a política é algo passageiro, que requer alternância; para outros, é uma forma de perpetuação no Poder, onde muitas vezes esta é uma decisão que emana do povo, que ao contrário do que diz a norma, nem sempre é uma posição pura e soberana.

Diz a inteligência popular que “para conhecer bem o caráter de uma pessoa, basta lhe atribuir o Poder”. É fato! A política ensina muito isso. Ela fascina, envolve e, ao invés de transformar as vidas de terceiros, geralmente muda a vida de quem exerce a função pública, seja trazendo uma melhor condição ou trazendo uma série de problemas; muitas vezes, o poder “sobe à cabeça” e quem é humilde longe dele, passa a ter muita soberba ao chegar ao topo, após a “aprovação popular”. Coisas da vaidade…

No mundo político, como em qualquer outra esfera de Poder, existem algumas figuras emblemáticas, como os “aduladores” ou “bajuladores”, que vendem suas consciências e mitigam suas qualidades apenas por sentirem a necessidade de estarem “aos olhos de quem manda”, de quem decide. Existem também aqueles que não se deixam levar pelo Poder e que apenas se aproximam por obrigação, sem qualquer compromisso; mas existem também os “fiéis escudeiros”, gente de confiança que, geralmente, mais ajuda do que atrapalha.

Após ser deputado estadual, ser eleito e reeleito senador da República, ser governador por dois mandatos e deputado federal, Albano Franco (PSDB) trocou uma eleição teoricamente “fácil” em 2010, quando foi estimulado por muitos para tentar retornar ao Senado. O povo lhe impôs uma derrota nas urnas que resultou em sua aposentadoria na política; algo parecido aconteceu com João Alves Filho (DEM) que, após ser governador por três mandatos, ministro de Estado e prefeito da capital por duas vezes, tentou uma reeleição desesperada e sem chances em 2016.

O resultado dessa “teimosia” foi a maior derrota na trajetória política do homem público João Alves Filho. O povo de Sergipe respeitou, por anos, as histórias de João e Albano. Mas, no momento certo, “aposentou” os dois ex-governadores. Quem parece caminhar na “contramão da história” é o ainda governador Jackson Barreto (MDB). Prestes a renunciar o comando do Executivo, nesta sexta-feira (6), para disputar uma das duas vagas de senador da República, parece ignorar o “som que vem das ruas”.

Político experiente, Jackson Barreto amarga um momento crítico a frente do Executivo, com salários atrasados, rodovias abandonadas, com problemas críticos na Saúde e na Educação, além de amargar o título de um dos Estados mais violentos do País e com as finanças comprometidas. Vai deixar de “herança” para o vice Belivaldo Chagas um verdadeiro “presente de grego”. Passa a impressão que vai além da teimosia, mas de certa arrogância. De que se elege a todo custo, a qualquer hora, que reverte qualquer situação. Bom, por enquanto, o povo só assiste a tudo, em cima do muro…

Veja essa!

Novidades do mundo político: o diretor de Operações do DER, Adailton Martins, irmão do prefeito da Barra dos Coqueiros, Airton Martins (MDB), assina sua ficha de filiação no PSD, na tarde dessa sexta-feira (6), na Alese. Ele é pré-candidato a deputado estadual.

E essa!

Não se fala outra coisa nos bastidores da política de Sergipe: a vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT) vai ficar com JB, com o governo e deve ser candidata a vice-governadora na chapa de Belivaldo Chagas. É a fórmula que a turma encontrou para afastar Rogério Carvalho da majoritária…

Não querem

Este colunista conversou com uma fonte de dentro do Partido dos Trabalhadores que confirmou: os líderes dos outros partidos aliados não querem uma candidatura de Rogério a senador, mas ninguém assume. “JB já deu a senha quando disse, publicamente, que Rogério estava inelegível”.

Rogério lidera

O problema para os governistas é que, segundo informação levantada por este colunista, Rogério Carvalho tem poder de decisão e de liderança dentro do PT de Sergipe. Ou seja, não vai aceitar ser “rifado” assim tão facilmente…

 Emagrecer o PT

A fonte ainda revelou que o plano de JB sempre foi de “emagrecer o PT”, quando apenas contemplou Rogério Carvalho com o IPES e a Secretaria de Meio Ambiente, além de, individualmente, atender Eliane Aquino e Márcio Macedo.

Exclusiva!

Por fim, a “fonte” deste colunista revelou que existe um movimento dentro do Partido dos Trabalhadores que está mobilizado a vaiar o futuro pré-candidato a senador Jackson Barreto em todos os comícios que ele participar. “Há um grupo trabalhando neste sentido, mas que só começará a se manifestar após JB entregar o governo”.

 SEED não será do PT

Chega a informação de que, se confirmada a indicação de Josué Modesto para comandar a Secretaria de Educação do Estado por Belivaldo Chagas, não se trata de uma indicação do Partido dos Trabalhadores, como muitos cogitam, mas um compromisso assumido com o deputado estadual Róbson Viana, que se filia no PSD.

Sukita

Apesar da oposição não confirmar, o ex-prefeito de Capela está mesmo deixando o bloco governista. Vai comandar o PTC em Sergipe e estará no palanque do senador Eduardo Amorim (PSDB) e do deputado federal André Moura (PSC).

Bloqueio I

Chega uma informação importante para a coluna e que interessa ao funcionalismo público: o bloqueio feito pela Secretaria do Tesouro Nacional da conta única do Governo do Estado ainda vai dar o que falar. Estão desbloqueados os recursos que entraram na conta única a partir dessa quarta-feira (4).

Bloqueio II

Ou seja, os repasses feitos até a quinta-feira (29) continuam bloqueados e o governo precisa receber mais recursos para definir o calendário de pagamento dos servidores referente ao mês de Março que, pelo visto, ficará a cargo do “futuro governador” Belivaldo Chagas.

Fornecedores

A informação é que muitos fornecedores ainda não receberam por serviços prestados a dois ou três meses e estão com sérias dificuldades para honrarem seus compromissos de fecharem a folha de pagamento até o quinto dia útil. Se demorar muito a “bomba” pode estourar…

Entenda

A informação é que o Estado teria descumprido cláusulas referentes ao contrato de renegociação de dívidas com a União. No caso específico, comenta-se em um débito da ordem de R$ 84 milhões, cobrada pelo Tesouro Nacional e que o governo de Sergipe não reconhece.

Venâncio Fonseca I

Apesar da insistência de Laércio Oliveira, que ainda agenda um café da manhã para esta sexta, o deputado estadual Venâncio Fonseca, que tem uma história de décadas de construção e fortalecimento do PP, vai assinar sua desfiliação da legenda para se filiar ao PSC, em ato às 11 horas, na sede do novo partido.

 Venâncio Fonseca II

Após liderar as bancadas de situação e de oposição na Assembleia Legislativa, Venâncio conquistou uma posição de respeito na Casa, pelo comportamento ético com que sempre tratou os colegas. Para muitos políticos a Executiva Nacional do PP foi, no mínimo, injusta em desconsiderar um trabalho de muitos anos empreendido tanto por Venâncio quanto por Cleonâncio Fonseca. Coisas da política…

Pegou mal

Para muita gente pegou muito mal a articulação feita pelo deputado federal Laércio Oliveira, através de terceiros, para assumir o comando do PP em Sergipe. Comenta-se que houve influência direta e decisiva do segmento empresarial, setor que Laércio representa no Congresso Nacional.

 Bomba!

O ex-deputado federal José Carlos Machado teve uma boa conversa com o senador Eduardo Amorim e vai deixar o PSDB. Machado assina sua filiação no PPS de Clóvis Barbosa, no início da tarde desta sexta-feira (6), após o ato do PSC. Ele é pré-candidato a deputado federal em 2018 e quer defender assuntos relevantes para o desenvolvimento econômico de Sergipe.

 José Carlos Machado I

Machado conversou com este colunista e detalhou algumas bandeiras que lhe motivam a disputar mais um mandato eletivo. “A conclusão da duplicação da BR-101; a duplicação da BR-235 de Itabaiana; o Canal de Xingó que a classe política não enxerga; o projeto Jacaré-Curituba, idealizado por João Alves e que geraria 10 mil empregos; a questão da Citricultura; e do déficit da Previdência”.

 José Carlos Machado II

Machado explicou que era vice-governador quando a obra da BR-101 foi anunciada e que o fluxo de veículos da BR-235 vai aumentar consideravelmente quando interligado o trecho entre Carira e Juazeiro (BA). “Quando falamos em 10 mil empregos no projeto Jacaré-Curituba, estamos falando de 20 vezes mais empregos que uma Fafen; a Citricultura foi esquecida e a Previdência inviabiliza Sergipe”.

Gustinho Ribeiro I

O deputado estadual Gustinho Ribeiro informa que passa a assumir o comando do Solidariedade em Sergipe. Após convites de diversos partidos no Estado, analisando as propostas, as siglas e as perspectivas, o deputado aceitou o convite do deputado federal André Moura (PSC), que viabilizou o comando da sigla em Sergipe, ratificando seu compromisso político.

Gustinho Ribeiro II

Gustinho fez escolha pelo Solidariedade por se tratar de um partido de centro-esquerda,

com um histórico de luta sindical e que tem na presidência nacional o deputado federal

Paulinho da Força, que também preside a Força Sindical. O deputado vê no partido bandeiras que ele já defende como direitos trabalhistas, justiça social, modernização na política e garantia dos princípios democráticos. Sua filiação está marcada para as 15 horas desta sexta-feira (6).

Ginásio inaugurado

O Governo do Estado entregou, na noite dessa quinta-feira (5), em Itabaiana, a sonhada obra do Ginásio Poliesportivo Francisco Vilobaldo, um compromisso assumido pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luciano Bispo (MDB). A obra beneficia não apenas o esporte de Itabaiana, mas de toda a região Agreste, beneficiando o cenário esportivo do Estado.

Luciano Bispo

“Um sonho que estamos transformando em realidade. Obrigado ao povo de Itabaiana e de Sergipe por me darem a oportunidade de representá-los na Assembleia Legislativa e poder concretizar esse sonho!”, destacou Luciano Bispo. O novo Ginásio corresponde a um investimento de R$ 16 milhões, com recursos do Programa Sergipe Cidades, e integra as ações do governo do Estado em prol da valorização das atividades esportivas, culturais e de lazer.

Maria Mendonça

A deputada Maria Mendonça (PP) manifestou sua consternação com o assassinato brutal do capitão da Polícia Militar, Manoel Oliveira, que, aos 42 anos de idade,  teve a vida ceifada por criminosos. A deputada classificou o fato como uma “afronta à sociedade sergipana”, considerando que todos os indícios apontam para um crime de execução premeditado. “Vivemos uma situação de total descontrole e desrespeito às nossas instituições, que exige um enfrentamento efetivo e articulado”, pontuou.

Momento crítico

Maria Mendonça observou que, desde o assassinato do capitão Oliveira, outros quatro homicídios ocorrem no alto sertão sergipano, demonstrando a ousadia dos marginais, diante da sensação de impunidade. “Está claro que estamos em um momento crítico. Até quantos vamos aguentar essa situação caótica em nosso Estado, com homens de bem sendo brutalmente executados? O povo sergipano precisa de paz e tranquilidade”, protestou.

CMA

A Câmara de Vereadores de Aracaju realizou mais uma reunião da CPI do Lixo na tarde dessa quinta-feira (5), no plenário do legislativo municipal. E mais uma vez, foi uma reunião polêmica e com divergências entre a situação e oposição. Os requerimentos para que os delegados Daniele Garcia e Gabriel Nogueira, ambos responsáveis pelo inquérito que originou a ‘Operação Babel’, vão até a CPI do Lixo depor, juntamente com alguns servidores de Emsurb que faziam a medição do Lixo, todos de autoria do vereador Elber Batalha, entraram na pauta de votação e foram negados.

Elber Batalha

“Fica difícil fazer uma CPI séria sem ouvir pessoas importantíssimas em todo o processo. Os delegados Daniele Garcia e Gabriel Nogueira precisam ser ouvidos porque vão esclarecer muitos fatos, como também os servidores da Emsurb e os funcionários da Torre, que já prestaram depoimentos à polícia sobre o caso, denunciando a forma fraudulenta como esse Lixo era pesado”, entende o vereador.

CPI do Lixo

Elber Batalha, único membro da oposição que faz parte da Comissão do Lixo, lamenta que a interferência do prefeito Edvaldo Nogueira esteja prejudicando o andamento da CPI. “É inacreditável que este Poder se deixe levar pelas vontades e medos de Edvaldo Nogueira em investigar os contratos do Lixo de nossa cidade. O que tem de tão grave que ele tenta esconder? Acho que as transcrições dos áudios que fizeram parte da investigação respondem minha pergunta”, indagou.

Kitty Lima I

A vereadora Kitty Lima (Rede) cobrou dos demais vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) a derrubada do veto do prefeito Edvaldo Nogueira ao Projeto de Lei (PL) que impõe a presença de médicos veterinários em estabelecimentos que comercializam produtos de origem animal para o consumo humano.

Kitty Lima II

O veto do prefeito pegou a vereadora de surpresa que diz não entender a razão para o Executivo ter barrado um projeto de grande relevância para a saúde da população. Kitty rechaçou ainda as justificativas apresentadas por Edvaldo Nogueira para não sancionar o PL. “O veto do prefeito Edvaldo Nogueira afirma que o projeto de lei fere o princípio constitucional da livre iniciativa”.

Kitty Lima III

“Não prefeito, o empresário tem todo direito de ganhar seu dinheiro com o suor do seu trabalho, o projeto não fere esse direito. Mas ele sugere regularizar a venda de produtos com uma fiscalização mais eficaz por meio de profissionais capacitados para assegurar a saúde do consumidor. O prefeito disse ainda que o projeto só será sancionado quando houver interesse local. Quer dizer, prefeito Edvaldo Nogueira, que o município de Aracaju não tem interesse na saúde da população? Na qualidade do alimento que chega à mesa do consumidor? Lamentável a sua postura”, disse Kitty.

 André Moura I

A Sessão do Congresso Nacional derrubou vetos à Lei 13.595/2018 [chamada de “Lei Ruth Brilhante”] que dá novas formas de pagamento e atribuições aos Agentes de Saúde e de Combate às Endemias. O deputado federal André Moura (PSC) articulou entre agentes, deputados, senadores e o Planalto para chegarem a um acordo. Mais de 60 dispositivos que haviam sido vetados foram recolocados na lei como a carga horária de 40 horas semanais, a indenização de transporte ao trabalhador para o exercício de suas atividades e a lista de atividades a serem exercidas pelos agentes.

André Moura II

Entre estas atividades estão o atendimento domiciliar às famílias, gestantes, crianças, adolescentes, idosos, dependentes químicos além de acompanhamento de homens e mulheres, grupos de risco ou vulnerabilidade para prevenção da saúde. A presidente da Confederação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde (Conacs), Ilda Angélica, afirmou que atuação do parlamentar foi fundamental para a derrubada dos vetos e agradeceu pela parceria constante. “Ele é o padrinho da categoria por sua defesa de melhorias salarial e de condições de trabalho. Somos todos muito gratos”.

Lula

O juiz federal Sérgio Moro determinou nessa quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado em duas instâncias da Justiça no caso do triplex em Guarujá (SP). A pena definida pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) é de 12 anos e 1 mês de prisão, com início em regime fechado.

Prazo

Moro pediu para que Lula se apresente voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba. “Relativamente ao condenado e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, concedo-lhe, em atenção à dignidade cargo que ocupou, a oportunidade de apresentar-se voluntariamente à Polícia Federal em Curitiba até as 17 horas desta sexta-feira (6), quando deverá ser cumprido o mandado de prisão”.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Leia também