Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

O QUÊ DARÁ COM PRISÃO DE LULA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A prisão do ex-presidente Lula (PT), decretada pelo juiz Sérgio Moro, não surpreendeu depois da decisão do Supremo, que rejeitou o hábeas corpus em seu favor. Na realidade assustou a pressa com que Moro agiu. Nem mesmo seus adversários mais ferrenhos esperavam por uma ação tão rápida. Mas, de qualquer forma, a prisão já era esperada, desde quando se iniciou o processo da Operação Lava Jato.

O ex-presidente Lula e nenhum outro envolvido nessa terrível operação, que mostrou as entranhas podres de um País corrupto e indigno, podem sair impunes dos crimes que praticaram continuadamente contra o Brasil, devastando as suas riquezas, assaltando os seus cofres e alimentando uma elite empresarial e política que estrangulava o povo. Lula não é o pior deles, mas foi quem melhor operacionalizou a corrupção.

Ninguém sabe o que pode acontecer depois da decretação da prisão e em caso de Lula aceitá-la pacificamente. Seus aliados acham que a prisão foi de caráter político. Todos eles acreditam que o ex-presidente é vítima em toda essa roubalheira nacional. Pode-se até imaginar uma convulsão social, mas percebe-se que a população já não está tão apegada aos seus algozes travestidos de ‘salvadores da pátria’.

O processo político pode sofrer alterações. Lula não será candidato a presidente e isso não incomoda à grande maioria do eleitorado, que deseja mudanças radicais na política e nos políticos, além do novo à frente dos Estados, no Planalto e no parlamento, para que se dê outro rumo a todos os assaltantes dos cofres públicos e daqueles que colaboraram ativamente para isso.

Não dá para avaliar a questão jurídica que culminou com o pedido de prisão, até porque a sociedade não confia mais no judiciário, pelo mau exemplo, mas tem absoluta certeza que cadeia também é o espaço para todos que, de alguma forma, meteu a mão no dinheiro pública e/ou locupletou-se ao exercer um cargo que facilitasse e incentivasse a roubalheira.

Tanto Lula, quanto outros que trilharam esse caminho, a cadeia pode ser boa opção.

ALMEIDA LIMA E DEMISSÃO

Surgiu boato ontem de que Almeida Lima, secretário da Saúde, também deixaria a Pasta, devolvendo-a hoje ao governador Jackson Barreto, que o nomeou.

Tratava-se de fake news imediatamente desmentida.

É DIFÍCIL ENTREGAR CARGOS

Fonte intimamente ligada a Almeida Lima disse que quem o conhece sabe que ele jamais pede para sair de uma função que lhe fora confiada.

– Almeida é bom gestor e Belivaldo reconhece isso, disse.

ESTÁ FALTANDO HEPARINA

Ontem foi inaugurada a ala de nefrologia no Huse, segundo um médico nefrologista a ‘área ficou excelente’, mas está faltando a medicação Heparina há 15 dias.

Hemodiálise sem heparina coloca os pacientes em risco.

MORANDO NA SALA DO HUSE

Segundo ainda o médico, dezenas de pacientes estão morando na sala de hemodiálise há meses, porque não há vagas nas clínicas para tratamento ambulatorial.

– Mesmo internados, eles correm risco de morrer, por falta de tratamento adequado.

MACHADO VAI PARA O PPS

Depois de uma conversa longa com o deputado André Moura (PSC), o ex-deputado José Carlos Machado filia-se hoje no PPS, a convite de Clóvis Silveira.

A festa de filiação acontece hoje na sede do partido.

POSIÇÃO DE VENÂNCIO

O deputado estadual Venâncio Fonseca troca o PP pelo PSC e já se filia hoje às 11 horas. Venâncio não ficaria em uma legenda sem apoio a André.

Hoje Venâncio deve tomar café da manhã com Laércio Oliveira (PP).

CONVERSA COM IVAN LEITE

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), teve conversa por telefone com o ex-prefeito Ivan Leite (PRB), quarta-feira à noite. Um papo ameno e saudável.

Rodrigo estava com o presidente do PRB, Marcos Pereira, e Jony Marcos.

GUSTINHO NO SOLIDARIEDADE

O deputado estadual Gustinho Ribeiro, que vai disputar vaga na Câmara Federal, filia-se ao Solidariedade. Exigência do partido: que ele fique com Eduardo e André.

Alguns aliados do deputado podem não acompanhá-lo.

GILMAR DIZ QUE ESTÁ LIVRE

O deputado Gilmar Carvalho (PSC) disse ontem que tem compromissos de votar em André Moura nas próximas eleições e vai cumprir.

Mas está livre para apoios a outra vaga ao Senado e deputado federal.

DOS BASTIDORES DA OPOSIÇÃO

Um dos arquitetos políticos da oposição revelou ontem, em off, que o senador Eduardo Amorim (PSDB) já demonstra mais interesse em disputar a reeleição.

A chapa majoritária da oposição será conhecida até maio.

SURPREENDEU ATÉ A ELE PRÓPRIO

O deputado federal André Moura admitiu ontem que o número de políticos que esteve na solenidade de filiação ao PSC surpreendeu até a ele próprio.

Segundo André, foram 59 prefeitos…

BRENO AINDA ESCOLHE PARTIDO

Breno Silveira, genro de Almeida Lima e pré-candidato a deputado estadual, ainda não se filiou a nenhum partido, apesar de ter recebido convites de todos eles, exceto o PSB.

Decide hoje e tende a filiar-se em uma sigla da situação.

SUKITA ANALISA OS CONVITES

O ex-prefeito Manuel Messias Sukita continua sem legenda mas está prestes a fazer o anuncio do seu novo reduto político nesta sexta-feira.

Para ele, o fato da sigla ser da oposição ou situação é irrelevante.

ENTREGARIA TODOS OS CARGOS

Se dependesse do presidente do partido, deputado federal Jony Marcos, o PRB entregaria todos os cargos que tem no Governo, nesta sexta-feira.

Aproveitaria a saída de Jackson Barreto.

MAS, NÃO SERÁ ASSIM

O PRB, entretanto, vai se reunir na próxima semana para definir posição. É que uma ala significativa defende continuar na base aliada.

Haverá uma conversa com Belivaldo logo após ele assumir.

FICA À DISPOSIÇÃO DO PT

A vice-prefeita Eliane Aquino (PT) já está sem Secretaria e se põe à disposição do partido para qualquer eventualidade. Quer trabalhar para fortalecer a sigla.

Eliane insiste em não anunciar candidatura, mas diz que “pode acontecer”.

FÁBIO DEIXA HOJE O TURISMO

O ex-prefeito Fábio Henrique (PDT) deixa hoje a Secretaria de Turismo para disputar vaga na Câmara Federal. Não indicará ninguém para sucedê-lo.

Assume a Sectur Cincinato Jr, diretor de Operações da Emsetur.

VAI AGUARDAR CHAMADO

O PDT sai do Governo, mas ficará aguardando o chamado de Belivaldo Chagas para mais uma conversa sobre o momento político.

– Mas isso não impede de abrir o diálogo com outros segmentos, disse.

CANDIDATURA IRREVERSÍVEL

Valadares Filho (PSB) disse ontem que sua candidatura ao Governo é irreversível, mas ao Senado o partido não vai impor nomes, mesmo o do senador Valadares.

Valadares pode refletir sobre sua reeleição.

PAPO DIRETO POR TELEFONE

O DEM e o PSB não têm nada fechado, mas conversam via telefone. Não houve ainda nenhum encontro mas, segundo um democrata, a tendência é de composição.

Tanto o DEM quanto o PSB acham que sozinhos não vão a lugar nenhum.

Notas

Balela da comoção social – ‘O Antagonista’ provocou ontem petistas ao dizer que “a balela da ‘comoção social’ por causa da prisão do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva fica mais evidente a cada hora que passa”. Segundo o site, “Comoção social só se for provocada com mortadela”. Realmente o PT está em silêncio.

0x0

Novo HC contra prisão – O advogado Kakay entrou ontem com um pedido de liminar no STF para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros réus que possam ir para a cadeia sem que o processo tenha transitado em julgado — ou seja, que todos os recursos possíveis sejam analisados.

0x0

Aumenta família com dívidas – Percentual de famílias com dívidas ou contas em atraso aumentou em março pela primeira vez no ano, atingindo 25,2%, alta de 0,3 ponto percentual. Dados são de pesquisa do Sistema CNC. Cartão de crédito como o principal compromisso financeiro para 76,4% das famílias endividadas.

0x0

Polícia Federal prepara prisão – Depois da decisão de ontem no STF, a Polícia Federal intensificou preparativos para receber Lula na sua sede em Curitiba, informa Bela Megale em O Globo. Já foi definido que o petista, a princípio, não ficará na custódia do prédio, área onde Antonio Palocci e Leo Pinheiro estão presos.

0x0

Joaquim Barbosa filia-se ao PSB – Deputado Júlio Delgado disse a O Antagonista que o resultado do julgamento de Lula não interfere diretamente na decisão de Joaquim Barbosa de se candidatar ou não à Presidência — a filiação do ex-presidente da corte ao PSB será hoje. Porém, afirmou que Joaquim “rouba muito voto de centro-esquerda”.

0x0

Debate sobre segunda instância – Deputados já defendem que o tema da prisão em segunda instância também seja discutido na Câmara. Segundo os parlamentares, o resultado apertado exposto pelo Supremo – de 6 a 5 votos – pela negação do recurso que pretendia evitar a prisão de Lula deixa uma “insegurança jurídica”.

Conversando

Muitas decisões – Ainda há muitas indecisões sobre a troca de partidos, inclusive com festas hoje do PPS e de outras legendas de médio porte.

Fatos importantes – Nos bastidores há muitas conversas, que continuarão ainda hoje para troca de partidos e que se perceberá o quadro a partir de segunda-feira.

Nomes definidos – Duas únicas pré-candidaturas ao Governo estão definidas: A do Dr. Emerson, pela Rede, e a de Belivaldo Chagas pelo PSD.

Causa clamor – Assassinato do Capitão Oliveira, na noite de quarta-feira, no sertão de Sergipe, clamor da sociedade que quer justiça. Oliveira era exemplo como militar.

Sobre a ousadia – Chamou atenção à ousadia dos pistoleiros e a facilidade com que transitaram até a casa de Oliveira para matá-lo.

Muito triste – A Polícia Militar está mobilizada para chegar até aos bandidos e já tem pistas. Muito triste a morte de um cidadão que lutou para fazer valer a segurança.

Nada comprovado – Apesar dos boatos nada ficou comprovado sobre compra de nomes por legendas para disputar vaga na Câmara Federal.

Conclui etapa – Edvaldo Nogueira diz que Observatório Social conclui etapa do nosso Planejamento Estratégico e vem para mostrar necessidades e moldar nossas ações.

STF previsível – O Supremo é tão previsível que todo o País já sabia como votaria os seus onze ministros. Isso não cabe investigação?

Leia também