Aracaju, 28 de março de 2024

VAI FECHAR A JANELA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A abertura da janela para troca de partidos trouxe mudanças apenas no comando de legendas, mas não mexeu com o cenário já montado na Assembleia Legislativa. A saída do Partido Progressista das mãos de Venâncio Fonseca foi a que mais surpreendeu, assim como a ida do deputado estadual Gustinho Ribeiro para o Solidariedade. Algumas críticas, pela dificuldade de expandir uma nova sigla, que optou pela oposição, Mas Gustinho admite que deu um bom passo, já que o seu principal adversário disputa pela situação.

O líder do Governo no Congresso, André Moura, mostrou que conquistou espaço firme na política sergipana. O seu PSC tem a maior bancada na Assembleia Legislativa, além de adquirir novos prefeitos, vereadores e lideranças do interior. Foi o partido que mais cresceu no Estado. André fez uma política diferente, ampla, próxima aos interesses de Sergipe e não às tendências e mostra que tem candidatura majoritária consolidada.

Não revela se a Governo ou Senado, mas é um nome que pode mudar a estrutura política do Estado.

Quem também cresceu foi o PPS. Clóvis Silveira trabalhou muito, mas também teve a ajuda de André Moura para filiações importantes, como a de Dílson de Agripino, ex-prefeito de Tobias Barreto e filiado ao PT. Foi André que o fez trocar o PT pelo PPS, além de colaborar para levar o ex-deputado José Carlos Machado, que se filiou para disputar a Câmara Federal.

Mas, qual será a diferença? A nova oposição que surge não trará ranços e nem votará contra só para adubar o pior. Com certeza, deve acompanhar um projeto definido, mas não deixará de escolher o melhor na chapa majoritária e votar também em nomes da situação ao Governo e/ou Senado.

Notícias deste sábado

LULA MOSTRA FORÇA

Ex-presidente Lula mostra força. Do judiciário poupou apenas o STF, onde tem amigos. O restante: de juizes a desembargadores Lula desqualificou em relação ao seu processo.

Com medo, a Justiça não mandou prender Lula depois do prazo dado.

LULA JOGA PARA PLATÉIA

Em seu pronunciamento, neste sábado, Lula voltou a jogar para a platéia e demonstrou que não tinha medo da Justiça, inclusive que debateria com seus membros.

Lula, entretanto, se mostra muito nervoso quando está na parte interna do sindicato.

BELIVALDO CONVERSARÁ

Segundo informação de assessor do governador Belivaldo Chagas, ele é pré-candidato de um grupo e admite que tem apoio de todos que estão com ele.

Quem ainda tiver dúvida sobre o apoio, “terá que repensar em casa”.

A ESTRUTURA SERÁ OUTRA

Belivaldo Chagas começa a trabalhar na segunda-feira já em reunião com secretários e dará expediente em algumas pastas. Várias mudanças serão realizadas em uma semana.

O governador quer iniciar um novo Governo, mudando o seu perfil.

EXPLICAÇÃO SOBRE FILIAÇÃO

A filiação do pré-candidato Breno Santiago ao PCdoB não foi através do vereador Antônio Bittencourt e não do prefeito Edvaldo Nogueira.

Não que Edvaldo tenha alguma coisa contra o novo filiado.

SOBRE FÁBIO HENRIQUE

Um deputado da base aliada disse, neste sábado, que se dependesse de Silvia Fontes, o PDT já estaria na oposição há algum tempo.

Fábio Henrique é que tem sustentado a atual situação.

JOÃO FONTES NO PSB

O ex-deputado federal João Fontes não se filiou ao PV. O partido havia fechado com a Rede, partido que já fez um acordo prévio para as eleições de 2018.

João está filiado ao PSB

PRISÃO É UM BAQUE PARA O PT

Não há dúvida que a prisão do ex-presidente Lula passou a ser um risco para a força política do PT em todo o Brasil. Lula é quem dava vida ao partido.

Não aconteceu a comoção social que ele esperava.

EX-PRESIDENTE CAI NA REAL

Lula da Silva caiu na real quando sentiu que o “País não parou contra sua prisão até ao meio dia de ontem”. Ficou muito triste e teve pressão alta.

Lula esperava uma reação do povo e não apenas de políticos e sindicalistas.

DIFÍCIL DISPUTA PRESIDENCIAL

A partir da prisão de Lula fica difícil dá certo um plano “B”, para que o PT dispute a Presidência. Lula é o único nome petista que poderia retornar ao Planalto.

Nenhum outro empolga para disputar a Presidência.

ROGÉRIO E ELIANE NAS RUAS

O PT em Sergipe também não arrastou multidões. O pré-candidato ao Senado, Rogério Carvalho, esteve à frente das manifestações e se mostrou firme em defesa de Lula.

Rogério teve apoio de petistas e sindicalistas que o acompanharam.

O PROBLEMA PARA ELEIÇÕES

A prisão de Lula será discurso de todas as campanhas do PT, mas pode não ajudar nas candidaturas nos Estados, inclusive em Sergipe, onde Rogério será candidato.

A disputa com Lula candidato teria outro tom.

ELIANE AQUINO É CANDIDATA

A vice-prefeita de Aracaju, Eliane Aquino (PT), é candidata nas eleições do próximo ano, embora ela negue e insista que pretende apenas ajudar ao seu partido.

Tudo leva a crer que ela tentará vaga na Câmara Federal.

BRENO FILIA-SE AO PCDOB

Breno Silveira, pré-candidato a deputado estadual e genro do secretário Almeida Lima, filia-se hoje ao PCdoB. Breno esteve a um passo do PPS.

Atende a convite do próprio Edvaldo Nogueira.

MARIA MENDONÇA TUCANA

A deputada Maria Mendonça foi convencida por André Moura para se filiar no PSDB. Foi um dos únicos nomes que o partido conseguiu levar.

A filiação aconteceu ontem à noite na sede do partido.

JACKSON CONCLUI SEU GOVERNO

Terminou ontem a novela do “deixa não deixa” o Governo para disputar o Senado. Jackson Barreto já é ex-governador e vai disputar mandato de senador.

É um nome forte, independente dos problemas na sua administração.

FACILIDADE PARA REVERTER

Que conhece Jackson Barreto sabe que ele tem um estilo característico de reverter situação adversa e se identifica bem com o ‘povão’ da Capital e interior.

Não será difícil sua eleição ao Senado.

BELIVALDO TEM QUE MUDAR

Já governador do Estado, Belivaldo Chagas (PSD), tem que mostrar mudanças em sua administração, para evitar um continuísmo que não agrada à sociedade.

Belivaldo tem que mudar, renovar e rejuvenescer o seu Governo.

UM PROJETO JÁ DEFINIDO

O governador Belivaldo Chagas já decidiu que de segunda a terça-feira vai passar o dia visitando todas as Secretarias e analisando a situação de cada uma.

Verá tudo para depois promover trocas de auxiliares.

VAI À REUNIÃO NO SENADO

Quarta-feira, Belivaldo Chagas viaja a Brasília e participa de reunião no Senado, para discutir a questão da Fafen com diretores da Petrobrás.

O problema da Fafen vai se empurrado até 30 de outubro.

CONVERSAS CONTINUAM

Fabio Henrique (PDT) conversa muito com Belivaldo, mas não esquece de dar um ‘plá’ com a oposição. Fábio quer consolidar sua candidatura à Câmara.

Em relação à posição no Governo, Fábio adoraria ficar com a Deso.

REDE QUE SERIA O NOVO

Na opinião de um deputado, a Rede Sustentabilidade, partido que prega mudança, filiou dois parlamentares: Morito Matos e Georgeo Passos.

Pode reelege um dos dois, mas sem promover mudanças.

FILIAÇÃO TAMBÉM NO PODEMOS

Valdiná Almeida, mulher do prefeito de Tobias Barreto, Diógenes Almeida, filiou-se ao Podemos e vai disputar vaga na Assembleia Legislativa pelo partido.

Quem também se filiou ao Podemos foi o ex-deputado Sérgio Reis.

TROCA DE FARPAS VIA VÍDEO

A oposição já está atuando em relação à candidatura de Jackson Barreto ao Senado e publica vídeo em que JB diz que não seria candidato e que não votassem nele.

Jackson sabia que essa posição inicial seria explorada.

MAIOR VOTAÇÃO DA HISTÓRIA

Jackson mandou recado: “fomos eleitos com a maior votação da história desse Estado. A oposição já tinha terno comprado”, disse.

– O terno está pendurado até hoje e continuará pendurado, disse.

COMO FICA A CASA CIVIL?

A ex-deputada Conceição Vieira assume a Casa Civil já a partir da próxima semana, quando se inicia a nova administração, tendo à frente Belivaldo Chagas.

Conceição prestava assessoria à Pasta.

ANDRÉ MOSTRA TRABALHO

O deputado federal André Moura fez um bom trabalho e conseguiu expandir o PSC no Estado, inclusive com uma bancada robusta na Assembleia.

Os deputados fazem conta e dão maioria à oposição.

Notas

Meirelles deixa a Fazenda – Depois de manter o suspense até os últimos minutos, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, vai anunciar em alguns instantes que deixará o Ministério da Fazenda para ser o candidato do MDB à Presidência da República. O seu sucessor na pasta é o secretário-executivo Eduardo Guardia.

0x0

DEM recebeu mais deputados – Cinquenta e dois deputados federais mudaram de legenda durante a janela partidária, o que representa 10% da Câmara dos Deputados. O Democratas, partido do presidente da Casa, Rodrigo Maia, foi o que mais se beneficiou da janela. A legenda recebeu dez novos nomes e perdeu dois.

0x0

Bolsonaro atrai deputados – O segundo partido mais beneficiado com o troca-troca foi o nanico PSL, do pré-candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro. Oito parlamentares entraram e um saiu da legenda. Com isso, o PSL está com dez deputados federais. Isso demonstra que Bolsonaro atrai parlamentares.

0x0

MDB foi o que mais perdeu – O MDB foi o que mais perdeu cadeiras na Câmara. Oito deputados deixaram o partido e nenhum entrou. O partido de presidente Michel Temer ficou então com 51 deputados. O segundo que mais perdeu cadeiras foi o PSB, que viu sete dos seus membros abandonarem a legenda.

0x0

Humberto Costa desaba – Segundo Radar, de Veja On line, Humberto Costa, líder da minoria no Senado, desabou ao ser informado sobre a ordem de prisão contra o ex-presidente. Muito abalado, Costa não conseguiu segurar o choro e, em vez de seguir para Pernambuco, partiu rumo a São Bernardo para se juntar aos correligionários.

0x0

Lula fica angustiado – O portal UOL informou, ontem, antes do ex-presidente Lula se entregar, que o ex-presidente estava muito abatido e com a pressão alta. O médico Gustavo Johnen pediu que o enfermeiro com desfibrilador ficasse por perto. Lula começou a ficar angustiado ao saber da normalidade social do País.

Conversando

Sem bloqueio – A Polícia Rodoviária Federal conseguiu, através do diálogo, retirar manifestantes contra a prisão de Lula do bloqueio na BR-101.

Tudo liberado – Sergipe sustou bloqueio de rodovias depois de conversas com manifestantes, inclusive na BR-234. Está tudo liberado.

Faz reforma – Belivaldo Chagas, como governador, inaugurou a reforma no Centro de criatividade, tendo Jackson Barreto como convidado.

PPS à frente – José Carlos Machado filiou-se ao PPS e disputa vaga na Câmara Federal, O PPS, aliás, vinha conversando com Machado há algum tempo.

Partido cresce – Não dá para desconhecer que o PPS foi um dos partidos que mais cresceu em Sergipe, com o trabalho do presidente Clóvis Silveira.

Tucano acomodado – O PSDB não expandiu a legenda em Sergipe e recebeu poucas filiações neste período. Perdeu inclusive José Carlos Machado.

Ficou acomodado – O MDB também não cresceu no Estado. Perdeu Belivaldo Chagas para o PSD e deputada Goreti Reis também para o PSD.

Muda astral – Percebe-se que o astral de Jackson Barreto já é outro depois que ele deixou o Governo e se prepara para disputar vaga no Senado.

Muita chance – Há muita possibilidade do ex-prefeito Ivan Leite (PRB) ser o candidato a vice-governador de Belivaldo Chagas no pleito de outubro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também