Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

BELIVALDO: “ESCOLHAS DE SECRETÁRIOS FOI TÉCNICA”

5

O governador Belivaldo Chagas empossou os novos secretários de Estado da Fazenda (Sefaz), Ademário Alves de Jesus, e da Educação, Josué Modesto dos Passos Subrinho, nesta terça-feira (10). Ademário substitui na Sefaz o professor Doutor Josué Modesto, que assume a Seed, substituindo o professor Doutor Jorge Carvalho.

Belivaldo afirmou que a escolha de Ademário foi orientada por aspectos técnicos ao observar o currículo do sergipano. O governador agradeceu a contribuição de Josué Modesto à pasta. “Reconheço a dedicação e os esforços de Josué como secretário da Sefaz e tenho certeza que fará uma ótima gestão na Educação a partir de agora. Quanto a Ademário, fomos buscar um sergipano que está fazendo uma carreira brilhante no Banco do Nordeste. Ele gerenciava a terceira maior agência de todo o BNB, a maior de Pernambuco, com captação de recursos da ordem de R$ 4 bilhões. Tem experiência na área de finanças e, portanto, é alguém que se propõe a ajudar. Foi uma escolha eminentemente técnica. O que eu espero do secretário é que ele dialogue bem com a sociedade, com todos que fazem a Secretaria da Fazenda e que melhoremos a arrecadação. Vamos fazer a nossa parte a respeito da redução de despesas”, garantiu.

Segundo o novo gestor da Fazenda, sua administração será pautada pela ética e respeito às pessoas. “Trabalho desde os 10 anos e tenho orgulho de dizer que o maior patrimônio que estou construindo é a minha biografia, pautada em ética, trabalho e respeito às pessoas. Há cerca de um mês, tive a oportunidade de conhecer o agora governador Belivaldo Chagas e confesso que fiquei positivamente impressionado com a pessoa pública que ali estava, demonstrando conhecimento profundo dos principais desafios do Estado e uma vontade latente de fazer cada vez mais e melhor pelo povo sergipano. Nossa energia estará sempre focada na busca de soluções, soluções estruturantes, deixando de lado as medidas simplistas e de curto prazo. Buscaremos ações que melhorem a produtividade e se revertam em desenvolvimento econômico social e que sejam sustentáveis a médio e longo prazos”, defendeu Ademário Alves de Jesus.

Educação

Muito bem recepcionado e aplaudido na Secretaria de Educação, onde já foi gestor, Belivaldo Chagas deu posse ao agora secretário de Educação Josué Modesto Subrinho. Para Belivaldo, o novo gestor da Educação traz a experiência adquirida na área ao longo da sua vida com docente e depois reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Quero dizer da minha tranquilidade e felicidade ao empossar Josué nesta pasta que considero uma das mais importantes. Sei que competência não lhe falta e tenho certeza que dedicação também não faltará no desempenho das atividades da Secretaria. Sei da importância de ser secretário da Educação, aqui aprendi a conviver com o contraditório, aprendi a ouvir. E peço que mantenha um excelente diálogo com os sindicatos que compõem a Educação, porque os servidores têm que ser ouvidos”.

Em seu discurso de posse, Josué Modesto questionou sobre o que aconteceu nos últimos 40 anos no Brasil com a escola pública e citou o exemplo do Atheneu como formador de grandes homens e mulheres à frente hoje de órgãos, empresas, cargos e funções de reconhecimento em Sergipe. “Somos a geração que testemunhou o auge do prestígio da escola pública no Brasil, que deu mais crédito e observou a escola pública como alavanca de transformação social, da construção de uma sociedade maior. É doloroso constatar sua contínua degradação e também o surgimento e difusão de pensamentos que negam o papel transformador da Educação”.

No entanto, o novo chefe da Seed, explicou que há conquistas que devem ser consideradas e que servem como estímulo para busca de uma realidade melhor. “O descrédito da escola pública, a agressão a professores e funcionários administrativos não é, felizmente, a única fase desta complexa realidade no Brasil. No aspecto positivo, temos avanços consideráveis na formação dos professores, no estabelecimento de um piso salarial nacional. Acredito em ações articuladas que passam necessariamente pelo papel central dos professores e das famílias no processo educacional. Faz-se preciso resgatar a confiança, a esperança, a profunda vontade de mudar, de recolocar nossas escolas no lugar de prestígio que desfrutaram no passado”.

Josué ainda expôs que recebeu do governador orientação para que priorize o diálogo na sua gestão. “Recebi do governador Belivaldo recomendações expressas para usar todas as oportunidades de construção de um ambiente de diálogo e de respeito”, concluiu.

Na ocasião, Belivaldo Chagas aproveitou para reconhecer o trabalho desempenhado pelo professor Jorge Carvalho à frente da pasta. Assim como informou que conta com o apoio do professor Everton Siqueira para auxiliar Josué. “ Tenho total confiança na figura do nosso querido amigo professor Everton, que vai continuar oferecendo apoio a Josué aqui na Secretaria”.

Histórico

O novo secretário de Estado da Fazenda nasceu em Carira. Executivo com atuação nas áreas administrativa, gerencial e financeira, ele tem experiência de mais de 18 anos no setor bancário e de finanças. Iniciou no Banco do Nordeste em 1999, como estagiário, sendo em seguida contratado para a área operacional e de Supervisão de Rede (2000/2001). De 2001 a 2004 atuou como coordenador de unidade de microfinanças/ CrediAmigo no Banco do Nordeste.

Em 2004, trabalhou como supervisor da área de Correspondentes Bancários da Direção Geral do Banese, em Aracaju. Em 2005, como diretor de Tributos e Arrecadação. Em seguida, na Prefeitura Municipal de Carira e, logo após, Banco Itaú, em Aracaju (2005/2006).

Em 2006, retornou ao Banco do Nordeste, agora como funcionário de carreira, após concurso público. Atuou em todas as áreas do Banco em agência (administrativa\caixa, operacional, gerente de Suporte a negócios, Gerência de Negócios Pessoa Física e Jurídica).  De 2009 a 2012, foi gerente de Negócios Empresas Médio e Grande Porte, em Aracaju, onde a carteira sob sua responsabilidade foi eleita por dois anos seguidos a melhor de todo o Banco do Nordeste no segmento.

Em 2012 e 2013, após processo Interno de Concorrência, assumiu a Gerência Estadual da área Microfinanças, para o estado de Pernambuco. No período de sua gestão, Pernambuco alcançou resultados históricos, com ênfase para redução do risco de crédito e melhoria na produtividade. De 2014 a 2017, ocupou a função de gerente geral de Agência na cidade de Recife, Bairro de Casa Forte. Em 2017, assumiu a Gerência Geral da Agência Recife Centro, maior agência do estado de Pernambuco e a 3ª maior do Banco do Nordeste.

Ademário é graduado em Comunicação Social pela Unit e mestre em Gestão Empresarial, com ênfase em Desenvolvimento Econômico pela Faculdade Boa Viagem FBV/Recife-PE. Possui MBA Executivo em Gestão pela FGV do Rio de Janeiro e diversos cursos superiores de especialização.

Já o secretário de Educação, Josué Subrinho, é graduado em Ciências Econômicas pela UFS (1977) e possui mestrado (1983) e doutorado em Ciências Econômicas pela Unicamp (1992), na área de História Econômica.

Foi vice-reitor da UFS no período de 1996 a 2004 e reitor de 2004 a 2012. Em sua gestão, adotou o lema “Expandir para incluir” e buscou o crescimento, qualidade acadêmica, sustentabilidade e inclusão social. Atualmente, é professor associado do Departamento de Economia (DEE/CCSA) e exercia o cargo de reitor “Pro tempore” da Universidade Federal de Integração Latino Americana (Unila), em Foz do Iguaçu.

Josué Modesto foi secretário de Estado da Fazenda entre 2017 e 2018 e também integra a Comissão da Verdade, do governo do Estado de Sergipe.

Fotos: Marcelle Cristinne/ASN

Leia também