Aracaju, 16 de abril de 2024

MUNICÍPIOS DO LITORAL SUL DEBATEM COMBATE EXPLORAÇÃO SEXUAL

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

 

O crescimento do turismo no estado de Sergipe tem promovido o desenvolvimento econômico de diversas famílias, em várias segmentos; mas também tem trazido diversas responsabilidades aos órgãos públicos, dentre elas está o combate ao abuso e à exploração sexual. Por conta disso, o Estado tem desenvolvido o ‘Programa de Comunicação e Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes Decorrentes da Atividade Turística’, com análise da situação e capacitação de profissionais e gestores que atuam no sistema de garantias do direito, e agentes do trade turístico.

Nos dias de hoje (10) e amanhã (11), pessoas que atuam no turismo e na proteção da infância dos municípios de Indiaroba, de Estância, de Santa Luzia do Itanhy e de Itaporanga estão sendo capacitados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo, para prevenir e combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. “Temos um novo governador, mas ações importantes como essa precisam ter continuidade. O Governo tem trabalhado o turismo de forma bastante profissional, tanto com a realização de obras, como na capacitação e no incremento do turismo”, afirmou o secretário de Estado do Turismo, Cincinato Júnior.

O consultor Anderson Rafael, da Quanta Consultoria, explicou a necessidade de se trabalhar com interfaces nas regiões com base no diálogo, na pactuação e na sensibilização. “Existem onze municípios em que teremos atuações mais evidentes e eles foram divididos em três polos: Litoral Sul, Grande Aracaju e Velho Chico. Estamos fazendo estudos sobre a situação, avaliamos no contexto nacional e preparamos os municípios para evitar que o turismo de Sergipe seja também para exploração sexual de menores, já que ainda não se chegou ao Estado”, detalhou o consultor.

O secretário de Cultura e Turismo de Estância, Manoel Messias, parabenizou o Governo pela preocupação em se antecipar e preparar os municípios para o turismo, mantendo a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes. Ele destacou que já foi conselheiro tutelar e que o município de Estância tem atuado no combate à exploração sexual.

“É preciso se antecipar para que Sergipe não sofra com o impacto negativo no turismo quando existe a exploração de crianças e de adolescentes. Trata-se de uma temática importante que envolve a sociedade”, finalizou o secretário de Estado Cincinato Júnior.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também