Aracaju, 16 de abril de 2024

Parte da oposição prefere André a Amorim; PT fica com Belivaldo, mas sem JB!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A renúncia do governador Jackson Barreto (MDB), que deixou o comando do Executivo para disputar uma das duas vagas de senador da República, movimentou o mundo político sergipano. Como governador, Belivaldo Chagas (PSD) se movimenta bem neste novo desafio, começou a fazer ajustes na Saúde Estadual e tenta impor seu ritmo de trabalho à administração como um todo. Mas não custa lembrar que ele não é nenhum “neófito” na gestão, que vinha exercendo a função de vice-governador e participava efetivamente do governo.

Mas me atendo ao cenário político, pela oposição estão abertas várias “frentes” com as pré-candidaturas do deputado federal Valadares Filho (PSB), Dr. Emerson Ferreira (REDE), Mendonça Prado (DEM), Milton Andrade (PMN), Márcio Souza (PSOL) e o senador Eduardo Amorim (PSDB), sendo que, neste caso, com um detalhe importante: a maioria do agrupamento não revela publicamente, mas já não esconde que prefere o líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), como alternativa para o Palácio dos Despachos.

O entendimento é que Eduardo Amorim é um bom parlamentar, que tem um currículo muito positivo, que o credencia a disputar qualquer cargo público, mas seu estilo de fazer política e de liderar desperta uma série de interrogações em seus aliados. Já André Moura tem um perfil mais dinâmico, tem um estilo diferenciado, é mais arrojado, gosta do debate de ideias e do enfrentamento político, sem contar que traz consigo um forte poder de articulação. Para muitos ele é “mais candidato” a governador do que Eduardo, que perdeu a eleição de 2014.

Por sua vez, na situação o cenário está bastante tumultuado. Alguns setores dão como quase certa a saída do PRB para a oposição. O partido segue de olho em uma das duas vagas de senador na chapa majoritária, mas o ex-governador Jackson Barreto já havia causado o maior constrangimento dentro do bloco quando “fritou” possíveis concorrentes como Heleno Silva (PRB) e o presidente estadual do PT, Rogério Carvalho, afirmando que ambos estão “inelegíveis”. Um grupo no governo “sonha” com uma pré-candidatura de Eliane Aquino (PT) como vice de Belivaldo, afastando Rogério da chapa…

Outro partido da situação, o PDT, ainda não chegou a uma definição se fica com o Executivo ou se arrisca com a oposição; o partido está de olho no comando da DESO e ainda sonha em indicar o vice do “galeguinho”; depois do ataque de JB à memória de Marcelo Déda (in memoriam) sobre os recursos do Proinvest, setores do PT “estremeceram” com o ex-governador e o diálogo se abriu para o PSB de Valadares. Hoje alguns petistas até admitem apoiar a pré-candidatura de Belivaldo Chagas, mas desde que ele se afaste de Jackson.

Coincidências à parte, Belivaldo já está promovendo mudanças na Saúde, e pode até exonerar o secretário Almeida Lima, da cota de confiança de JB e nome fundamental para a pré-candidatura do ex-governador ao Senado. Será que o “galeguinho” está pensando em ficar com o PT a permanecer ligado ao MDB de Jackson e Michel Temer? Ou pagará para correr o risco de perder o apoio dos petistas? Isso só o tempo irá responder! Por enquanto Belivaldo está avaliando cada passo. Passa a impressão que seus movimentos são “friamente calculados”.

Veja essa!

São fortes os rumores de que a oposição liderada pelo PSC e PSDB pode inverter a chapa majoritária, tendo André Moura como pré-candidato a governador e Eduardo Amorim buscando a reeleição no Senado. A classe política não se manifesta, mas muito aprovam a mudança.

E essa!

Os ataques de Rogério Carvalho a Jackson Barreto no programa do radialista Gilmar Carvalho, na MIX FM, comprovam a teoria de que a maioria do PT não votará no ex-governador para o Senado e pode até romper com Belivaldo.

Rogério Carvalho

Para este colunista, sem pedir reservas, Rogério confirmou que tudo pode acontecer e que o apoio a Belivaldo “só depende do governador”. O presidente estadual disse ainda que as decisões sobre candidaturas do partido não serão tomadas “de fora para dentro” e que isso sairá ainda em meados de Abril.

Mendonça Prado

A coluna obteve a informação que os democratas se movimentam agora para tentar lançar a pré-candidatura de Mendonça Prado ao governo de Sergipe em um ato no próximo dia 25, em local ainda indefinido, e com o maior número de filiados possível.

Exclusiva!

O assunto ainda é tratado com reserva, mas PSC e PSDB devem realizar um grande ato político em Sergipe, no próximo dia 20, para o lançamento das pré-candidaturas de André Moura e Eduardo Amorim a governador e a senador ou vice-versa. É aguardar a definição até lá…

Bomba!

Enquanto o ex-prefeito Sukita assumiu o comando do PTC em Sergipe, como pré-candidato a deputado federal e com o compromisso de apoiar João Marcelo (PTC) para deputado estadual, a prefeita Silvany Sukita já teria “batido o martelo” e vai apoiar a candidatura de Janier Mota (PSC).

Não cumpre

Sukita, que chegou a conversar sobre a possibilidade de apoiar as pré-candidaturas de Gustinho Ribeiro (SD) e Fábio Mitidieri (PSD) para deputado federal, depois se lançou pré-candidato; agora faz juras para João Marcelo, mas sua esposa e alguns vereadores da estariam fechados com Janier…

Podemos

Por falar em Sukita, lembram que ele perdeu o comando estadual do PODEMOS para o ex-secretário de Estado, Zezinho Sobral? A informação em Capela é que já tem vereador da base da prefeita que fechou compromisso com a pré-candidatura de Zezinho Sobral para deputado estadual. Dá para entender?

Almeida Lima

A informação é do radialista Gilmar Carvalho: Belivaldo já teria decidido exonerar Almeida Lima da secretaria da Saúde e vai conceder uma entrevista coletiva na sexta-feira (13). Não teria dia melhor para optar em ficar com o PT a JB, ou não?

Darcy Tavares

Em informação do Portal Faxaju, Belivaldo Chagas teria decidido pelo médico Darcy Tavares, que vinha comandando o Hospital Regional de Itabaiana, para assumir o comando do Hospital de Urgências de Sergipe, substituindo o “braço direito” do secretário, diminuindo os poderes de Almeida Lima.

 Dignidade

Nas redes sociais não se fala outra coisa que não seja a decisão de Belivaldo de exonerar o secretário Almeida Lima que, pelo visto, ainda não entendeu que está sendo “convidado a sair”. Se tiver um pouco de dignidade e menos soberba, colocará seu cargo “à disposição” do governador…

Belivaldo erra

Este colunista não participou da reunião entre Belivaldo Chagas e Almeida Lima, na tarde dessa segunda-feira (9), no Palácio. Sabe-se, apenas, que o Centro de Nefrologia “fake” do HUSE seria entregue todo pronto no dia 20. Se não exonerou na segunda, Belivaldo tinha, por obrigação, esperar o prazo. Caso contrário, será seu primeiro erro como gestor do Estado…

CPI da Saúde

A deputada estadual Sílvia Fontes (PDT) decidiu “soltar o verbo” na tribuna da Assembleia contra Almeida Lima. Elogiou a postura do governador Belivaldo Chagas, se “estranhou” com o colega Moritos Matos (REDE) e chegou a falar em apresentar um requerimento para instalar uma CPI da Saúde na Alese.

Valadares Filho

O deputado federal pelo PSB disse que o caso do Centro de Nefrologia refirmar uma das principais características de Jackson Barreto: “a mentira!”. Sobrou até para Belivaldo: “a não exoneração imediata do secretário de saúde depois deste fato tão grave demonstra o continuísmo irresponsável deste governo”.

Danilo Segundo

Valadares Filho esteve na sede PROS, em Brasília, durante reunião com a direção nacional, quando se tratou das próximas eleições em Sergipe e no Brasil. “Me acompanharam na visita o Senador Valadares e o novo Presidente do PROS em Sergipe, o ex-vereador por Aracaju, Danilo Segundo”

Senador Valadares

Através de suas redes sociais, o senador Valadares disse que “o misterioso desaparecimento dos aparelhos do Centro de Nefrologia após a inauguração, exigia, como uma resposta à opinião pública, que o novo governo determinasse a abertura de uma sindicância para apurar os fatos e demitir os responsáveis. Mas tal não aconteceu, até agora”. cobrou.

Falando nele

Em Sergipe o Ministério Público Estadual obrigou todos os gestores públicos de Sergipe a retirarem os nomes de políticos e ex-políticos de prédios públicos. Um leitor da coluna avisa: “ainda não tiraram o nome de Valadares do Parque dos Cajueiros. Por que?”, questionou. Com a palavra o MPE…

Eduardo Amorim

Eduardo Amorim, da tribuna do Senado Federal, reafirmou a sua indignação com as práticas ineptas do governo de Sergipe. “Como é admissível que a Secretaria de Estado da Saúde inaugure um centro de Nefrologia e Hemodiálise no Hospital de Urgência de Sergipe e, no dia seguinte, o cenário seja desmontado? Pois é, foi isso que aconteceu. Imagens e vídeos do centro desmontado um dia após inauguração circularam nas redes sociais neste fim de semana”, relatou Eduardo, reafirmando que o telejornal Bom Dia Brasil, da TV Globo, repercutiu a notícia, mostrando que está tudo inacabado, desde a parte elétrica até a própria estrutura dos leitos.

Fafen I

O prefeito de Laranjeiras, Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão da Varzinhas”, participou nessa terça-feira (10), na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal, em Brasília (DF), de uma audiência onde se debateu o fechamento das unidades da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen) em Sergipe (Laranjeiras) e na Bahia, conforme anunciou a Petrobras. A iniciativa do debate foi do senador sergipano Eduardo Amorim (PSDB).

Fafen II

Há toda uma preocupação dos envolvidos com o aumento do desemprego e com a falência de empresas da cadeia produtiva do setor. O presidente da Petrobras, Pedro Parente, foi convidado para o debate, mas não compareceu. “80% dos fertilizantes consumidos no Brasil são importados de fora e quase metade do que é produzido aqui sai de Sergipe. É uma questão de soberania nacional sobre a produção de alimentos”, alertou Eduardo Amorim.

Paulão da Varzinhas

Já o prefeito Paulão da Varzinhas pontuou que os brasileiros não podem ficar reféns da importação de fertilizantes da China e da Rússia e externou sua preocupação com o aumento assustador do desemprego em Laranjeiras. “Estamos falando de centenas de pais de família que vão perder seus empregos, que estão desesperados. Não fecha apenas a Fafen, mas toda a cadeia produtiva. Sem contar que o impacto disso é trágico para a arrecadação de Laranjeiras”.

Encaminhamentos

No debate na Comissão ficou definido que um novo encontro será agendado para breve, quando os membros vão expor as dificuldades para o ministro de Minas e Energia, Moreira Franco. Também se agendará uma audiência com o presidente da República, Michel Temer, para tratar do assunto.

Outros apoios

O representante do Ministério da Agricultura, Coaraci de Castilho, presente na reunião, disse que “estamos solidários com esta causa nobre que não é apenas de Sergipe e da Bahia, mas do Brasil. Vamos tentar fazer um trabalho em conjunto”. Já o presidente da Comissão, senador Ivo Cassol (PP/RO), pontuou que para resolver o impasse será necessária a intervenção política para o Brasil não ficar dependente do fertilizante de outros países.

Capela I

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), alerta a opinião pública que, por decisão do Ministério Público Estadual (MPE), a atual prefeita Silvany Sukita tem até este mês de Abril para estabelecer o transporte gratuito dos Estudantes Técnicos e Universitários do município que precisam se deslocar, diariamente, para Aracaju. A gestão de Capela, recentemente, iniciou a cobrança pela prestação do serviço público, fato que gerou muita revolta entre os alunos.

Capela II

O assunto gerou tanta polêmica que uma Comissão dos Estudantes chegou a se mobilizar e a acionar o Ministério Público Estadual para que intercedesse por eles diante da intransigência da prefeita Silvany Sukita. “Foi a primeira vez, em 15 anos, que uma prefeita de Capela suspendeu o transporte dos técnicos e universitários para Aracaju. Um abuso, um descaso com os nossos estudantes e, felizmente, o Ministério Público acatou o pleito deles”.

Prazo definido

Ezequiel lembrou que a prefeita tem prazo estabelecido para encaminhar um projeto para a Câmara Municipal e tornar lei a gratuidade desse serviço público. “Os alunos estão sendo cobrados desde janeiro e a inadimplência tem sido grande. Muitos pais não têm condições de pagar pelo transporte. A Prefeitura de Capela diz que não tem como manter o serviço que sempre foi gratuito, mas sobra dinheiro sempre para fazer festas com artistas nacionais”.

 Ezequiel Leite

“Eu espero que a prefeita de Capela pare de prejudicar os nossos estudantes e encaminhe logo esta lei da gratuidade para a Câmara. O abuso é tão grande que, segundo se comenta, mesmo com a cobrança, a prefeitura não vem cumprindo com a sua parte do compromisso e o transporte só vem sendo feito porque, com muito esforço, alguns estudantes estão mantendo o pagamento da taxa em dia. É um desmantelo e um descaso essa gestão de Silvany Sukita”, completou Ezequiel.

André Moura I

As conselheiras tutelares Dívia Santos, Kessyane da Costa Silva e Fernanda Assis receberam uma boa notícia do deputado federal André Moura no domingo (08), durante a Festa do Cruzeiro de General Maynard. O Conselho Tutelar de General será incluído na lista de municípios que receberão kit de equipagem.

André Moura II

No kit estão incuídos um automóvel, cinco computadores, uma impressora multifuncional, um refrigerador e um bebedouro que auxilia na realização do trabalho dos profissionais e atenderá melhor cerca de quatro mil habitantes. “Acreditamos no trabalho do deputado André por saber que está lutando para melhorar todo o estado de Sergipe”, afirmou uma das conselheiras.

Venâncio Fonseca

O deputado estadual Venâncio Fonseca (PSC) cumpriu uma agenda de compromissos nesse domingo (8), visitando amigos e correligionários nos municípios de São Domingos e Boquim. Mais cedo, em São Domingos, acompanhado do prefeito Pedro da Silva (PT), o “Pedrinho”, Venâncio prestigiou um evento beneficente organizado por Soenildo Santos, conhecido como “Cobra Verde”, que para muitos é o melhor sanfoneiro do Norte-nordeste.

São Domingos

Além de Venâncio Fonseca e do prefeito, também estavam presentes no evento vereadores e secretários municipais de São Domingos, além da participação de vários artistas como Erivaldo de Carira, Amorosa e Danielzinho e Forrozão Quarto de Milha, dentre outros.

Boquim I

Em seguida, Venâncio seguiu para Boquim ao lado de seu irmão Luís Fonseca, onde foi prestigiar a 9ª Edição da Maranathã, promovida pela Paróquia de Senhora Sant’Ana e que tem o objetivo de chamar a atenção das pessoas para a paz, dentro das atividades da Campanha da Fraternidade de 2018.

Boquim II

O evento contou com a apresentação do cantor católico Diego Fernandes, após a celebração da Santa Missa. Venâncio prestigiou acompanhado do prefeito de Boquim, Eraldo Andrade (SD), do vice-prefeito Chicão Almeida (PT), de vereadores e secretários do município, além de amigos e correligionários.

TCE I

O Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio da sua Diretoria Técnica, encaminhou ofício circular aos prefeitos no último dia 5 informando que vai avaliar em suas auditorias se os municípios sergipanos estão integrados com o Sistema Nacional de Transito (SNT). Conforme o documento, a não integração ao SNT incorre em renúncia de receita e improbidade administrativa dos gestores municipais.

 TCE II

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), apenas 27% dos municípios brasileiros encontram-se integrados ao SNT, ainda que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) reze sobre a responsabilidade dos municípios na organização de seu trânsito. A adequação prevê questões voltadas aos pedestres, à circulação, ao estacionamento e à parada de veículos e animais, à implementação e à manutenção de sinalização, entre outros.

Segue a norma

A iniciativa do Tribunal segue o cumprimento do ofício da Coordenação-Geral de Planejamento Normativo e Estratégico do Denatran (CGPNE/Denatran/SE), expedido pelo Ministério das Cidades aos Tribunais de Contas Estaduais e que foi deliberado na sessão plenária do TCE/SE, realizada no dia 9 de novembro de 2017, com publicação no Diário Oficial Eletrônico no dia 30 de novembro de 2017.

Justificativa

No texto, o Denatran deixa claro que a não integração impede que o município implante, mantenha e opere sistema de estacionamento rotativo pago nas vias; realize convênio com a Polícia Militar ou outro órgão para a realização da atividade de fiscalização do trânsito; e implante sinalização, tais como lombadas físicas, faixas de pedestres e semáforos.

CPI do Lixo I

Vereadores da bancada de oposição na Câmara Municipal de Aracaju entraram com uma ação na justiça para que de que as reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Lixo fossem  realizadas no plenário da Casa Legislativa, de forma pública  e com garantia de acesso aos cidadãos, entidades e demais vereadores. E a justiça entendeu que  a CMA deve manter a transparência dos trabalhos.

CPI do Lixo II

A Câmara Municipal de Aracaju alegou, em agravo de instrumento, a inviabilidade de se colocar somente a comissão da CPI do Lixo no Plenário privilegiando ou oferecendo tratamento diverso a uma comissão em detrimento da outra. Para a defensora pública e vereadora  Emília Corrêa (Patriota), a intenção o Legislativo Municipal de tirar do Plenário da Casa as realização das reuniões era de impedir que o cidadão aracajuano acompanhasse os trabalhos e com isso a Casa estaria desobrigada a transmitir AO VIVO as discussões.

Thiaguinho Batalha

O vereador Thiaguinho Batalha (PMB) esteve reunido com o diretor-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto, para tratar sobre Lei Municipal nº 4.422/2013, que prevê a cobrança de tributos sobre placas e letreiros do comércio, e saiu com uma ótima notícia: a isenção da taxa para as fachadas que apenas identificam o negócio.

Luis Roberto

Luis Roberto confirmou que o executivo estará encaminhando em breve um projeto de lei para a Câmara Municipal criando essa isenção. A revisão dessa lei foi uma luta do vereador Thiaguinho Batalha, que desde o ano passado vem discutindo medidas que não prejudiquem o comércio aracajuano. Muitos empresários procuraram o parlamentar para relatar dificuldades de manter o seu negócio devido à alta carga tributária e a cobrança de taxas abusivas.

Iran Barbosa I

O Vereador Iran Barbosa (PT) apelou ao Prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) para que dialogue com os sindicatos de servidores públicos e proceda com a revisão salarial das categorias, assim como atualize o valor do piso salarial do Magistério. Para Iran,  o prefeito precisa dizer qual a política salarial que será aplicada aos trabalhadores do serviço público municipal e como garantirá o cumprimento da Lei do Piso do Magistério.

Iran Barbosa II

“Não podemos assistir a um segundo ano sem essas tratativas. Já estamos no mês de abril e os servidores públicos do município de Aracaju continuam sem resposta. Também não podemos aceitar uma repetição da gestão de João Alves Filho, onde foram quatro anos sob a política do anúncio, que para mim é política autoritária. Um governo democrático não faz anúncio de reajuste, faz negociação. E negociação não se faz da noite para o dia”, completou.

Edvaldo & Belivaldo

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, em seu gabinete, a visita do governador Belivaldo Chagas. O encontro foi o primeiro de uma série de audiências que o novo chefe do Executivo estadual realizará junto às autoridades públicas de Sergipe. Na oportunidade, Edvaldo e Belivaldo reafirmaram a disposição de ampliação das parcerias entre Estado e município, notadamente em áreas como Saúde e Segurança Pública.

PMA

“Estou muito feliz. É uma honra receber a visita do governador e mais ainda por ser o primeiro a quem Belivaldo visita após ser empossado. Tenho uma admiração e respeito grande por Belivaldo, de quem sou amigo. Nesta visita, conversamos sobre o que consideramos fundamental, que é fortalecer os laços entre o governo e a prefeitura. Queremos ampliar as parcerias em áreas como Saúde, Educação e Segurança. Este momento reforça nossa amizade, companheirismo político, mas também os compromissos administrativos, em benefício de Aracaju e de Sergipe”, afirmou o prefeito.
Governo do Estado

De igual modo, o governador defendeu o fortalecimento das parcerias. “Fiz questão de iniciar essas visitas exatamente pela Prefeitura de Aracaju e, principalmente, pelo fato de ter amizade, respeito e um carinho especial pelo amigo e prefeito Edvaldo Nogueira. Vim me colocar à disposição, para formarmos juntos uma boa parceria, defendendo os interesses de Aracaju e Sergipe”, destacou.

Hematologia

Nos dias 6 e 7 de abril, a hematologista da Onco Hematos, Lourdes Alice Marinho, participou em São Paulo da “9th Brazilian Lymphoma Conference e XVI Lymphoma Interchange Metting”. De acordo com a hematologista, o evento foi uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre diagnóstico e tratamento dos linfomas e da leucemia linfocítica crônica e ficar frente a frente com o ponto de vista de grandes speakers reconhecidos internacionalmente. “Foram dois dias de discussões com alto nível científico. Evento importante para amplificar a difusão das mais recentes novidades para a evolução do tratamento da Onco-Hematologia em nosso país”, enfatizou a hematologista.

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também