Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Prefeitura assina ordem de serviço para construção de 75 novos abrigos de ônibus

6

Com foco na mobilidade e acessibilidade, a população socorrense terá abrigos mais modernos e confortáveis

Com o objetivo de substituir as antigas paradas de ônibus do município, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Socorro (SMTT), assinou, na manhã desta quarta-feira, 11, a Ordem de Serviço autorizando a construção de 75 novos abrigos de ônibuso. A iniciativa de substituir os abrigos se deu em virtude da necessidade enxergada pelo prefeito Padre Inaldo em oferecer estrutura mais adequada e confortável aos cidadãos que utilizam o transporte público, gerando acessibilidade e mobilidade urbana.

A obra está orçada em R$488.090,34, e o projeto arquitetônico foi elaborado pela arquiteta da secretaria do planejamento, Joyce Rodrigues, que primou pela acessibilidade. “Foi deixado um espaço para que os cadeirantes sejam abrigados adequadamente, por isso em alguns abrigos reduzimos a quantidade de bancos para beneficiá-los. Os coletivos são preparados para receber essa demanda, então os pontos dos ônibus também precisam estar preparados para recebê-los”, informou.

O superintendente da SMTT, José Toledo Neto, ressalta que a atual gestão está quebrando paradigmas fazendo algo inovador e que vai atender a mobilidade urbana, entregando para a população abrigos com uma concepção moderna e informativa. “Cada abrigo terá a sua identificação e um informativo explicando o percurso dos coletivos, facilitando a mobilidade dos usuários”. Ainda segundo José Toledo, os abrigos serão construídos com vigas de concreto. “Entendemos que essa era a forma mais adequada para a nossa região e ao mesmo tempo, que tivéssemos um designer bonito, moderno, confortável e durável”.

Segundo o prefeito Padre Inaldo, a gestão municipal abraçou essa ideia por entender que os abrigos de concreto conseguem acomodar melhor a população, pois possuem uma duração superior aos de metal, além de atuarem como um cartão postal para a cidade. “Os outros abrigos de ônibus estavam depredados e nós queríamos fazer algo que fosse para o bem da comunidade, então, serão construídos abrigos modernos com espaço para cadeirantes, onde a população terá mais conforto. Não só úteis, mas os abrigos devem ser bonitos, pois são um cartão postal da nossa cidade”, afirma.

Morador da Taiçoca de Fora, o pedreiro Carlos Alberto Marcelino da Gama enfatiza que a mudança na estrutura dos abrigos veio em boa hora. “A estrutura anterior estava toda estragada, sem segurança para nós usuários, porque a qualquer momento poderia nos machucar. Com esse novo abrigo, cabe mais gente e ficou mais bonito também”, comemora.

Presenças no evento

Estavam presentes no evento os vereadores Elmo Paixão,  João Mochila, Leozinho,  Robson Santos, Hercílio da Taiçoca e o líder do prefeito na Câmara, Eliel Felipe. Além deles, marcaram presença o vice-prefeito, Roberto Wagner; o Superintendente Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), José Toledo;  Secretário de Planejamento, Hallison Souza; Secretário de Comunicação, Renato Nogueira; Assistência Social, Carminha; Secretário de Saúde, Enock Luiz; Comandante da Guarda Municipal, Evilásio Protásio; Defesa Civil, Emerson Morais; Secretário de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude, Francisco Carlos; Agricultura, Irrigação e Pesca, David Fernandes;  Secretário de Trabalho, Alessandro Santos;  Secretário de Infraestrutura, Francisco Nascimento; Secretária de Educação, Marieta Barbosa; Secretário Adjunto de Indústria e Comércio, Luiz Carlos e Secretário de Cultura, Natan Reis.

Por: Cristina Baldassini

Foto: Edilson Menezes e Antônio Carlos

Leia também