Aracaju, 20 de abril de 2024
Search

Setor de Engenharia aprimora atuação do TCE no exercício do controle externo

Eng

​No calendário brasileiro, o dia 10 de abril é também lembrado como o Dia da Engenharia, uma área de trabalho com profissionais imprescindíveis para o bom funcionamento do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE). O órgão conta com um setor específico, a Coordenadoria de Engenharia (Coeng), subordinada à Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos).

O setor foi criado em 28 de dezembro de 2000, por meio da Resolução n°198, que foi revogada e, em seguida, recriada pela Resolução n° 259, de 11 de novembro de 2010. Esta resolução determina que o departamento tem o objetivo de “acompanhar e fiscalizar as obras e serviços realizados, com recursos públicos, pelas administrações estaduais e municipais”.

“As nossas funções são muito diversas e exigem profissionais ​competentes e dedicados ao trabalho. As auditorias da engenharia geram relatórios sobre o andamento de obras públicas; em geral, estas obras envolvem uma grande aplicação de recursos”, explica a engenheira civil Josele Ferreira, coordenadora da Coeng, cuja equipe de servidores dispõe de 16 profissionais formados em Engenharia.

Atualmente, a Coordenadoria de Engenharia audita 15 obras que estão paralisadas; 91 obras em andamento; 21 obras de maior volume de recursos estaduais e municipais, entre outras ações.  Além disso, o setor criou um banco de dados com parâmetros de preços praticados no mercado para serviço de limpeza urbana e faz o monitoramento do Relatório de Resíduos em 17 municípios.

Planejadas e efetivadas pela Coeng, as auditorias verificam a aplicação de recursos públicos estaduais e municipais nas obras de engenharia. Partem do Pleno ou da presidência as deliberações que ordenam as auditorias, além dos conselheiros substitutos, quando em substituição a conselheiros, e membros do Ministério Público Especial.

Ainda conforme a coordenadora, algumas inovações previstas logo serão acrescidas no dia a dia do setor.  “Agora temos também um laboratório especializado em análise de asfalto, uma parceria com a UFS, para avaliarmos as condições e os materiais utilizados nas obras que contenham pavimentação”, antecipou.

Dia da Engenharia

A data remete ao dia 10 de abril de 1866, quando faleceu o Tenente Coronel do Exército Brasileiro, João Carlos de Villagran Cabrita. Ele foi o responsável por participar ativamente da conquista da Ilha de Redenção, na Campanha da Tríplice Aliança contra o Paraguai, atuando como Patrono da Arma de Engenharia. Mesmo a partir do fim trágico, seu empenho e estratégia no desenvolvimento da Arma de Engenharia acabaram por deixar o seu nome registrado na história.

Fonte e foto assessoria

Leia também