Aracaju, 24 de abril de 2024
Search

UNANIMIDADE PELA SAÍDA

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

A conversa do governador Belivaldo Chagas (PSB) com o secretário da Saúde, Almeida Lima (MDB), não ocorreu à mão armada. Foi educada como deve acontecer em qualquer decisão séria entre um chefe de Estado e seu auxiliar. Apesar da indignação de Belivaldo com o engodo do Centro de Nefrologia e a realidade dos pacientes jogados e abandonados na enfermaria azul, o diálogo foi no mínimo responsável.

Ontem o secretário Almeida Lima estava em seu gabinete absolutamente tranquilo e até sorridente. Em nenhum momento passou a impressão que estava sob ameaça de demissão. A arrogância impede que Almeida reconheça erros. Tem certeza que só ele acerta e se coloca acima dos mortais comuns. Sem pretender insulta-lo, Almeida odeia o que “não lhe é espelho” e demonstra isso com a naturalidade com que vai ao sanitário”.

Almeida Lima está absolutamente certo que permanecerá. Seria uma deferência de Belivaldo a Jackson Barreto. Parece que se engana. Há quase um clamor para que ele deixe a Saúde. Quem abre grupos no whatsapp percebe que a unanimidade demonstra felicidade com a possibilidade da demissão do secretário. Embora, é verdade, a grande maioria das mensagens seja assinada por personagens conhecidas no meio político e que sempre foram contra o secretário.

Almeida é um excelente gestor, mas um péssimo aliado. Acha-se o melhor e se expõe como estivesse acima de Deus. Esse porte reduz a pó os pobres mortais que o odeiam e aparentam querer o seu fim político, mesmo que ele já tenha sido prefeito, deputado e senador… Um horror!

Mas, um fato está muito à cara: só fica no Governo quem seguir o perfil e estilo de Belivaldo – político e técnico – e Almeida não se encaixa bem nesse quadro e não vai ficar. Sua exoneração pode ocorrer a qualquer momento… E será uma festa!

BASE ALIADA CONFUSA

Integrantes da própria base aliada se unem a membros novos da oposição para incitar uma divisão, com objetivo de distanciar Jackson Barreto de Belivaldo Chagas.

Isso não contamina nem o governador e muito menos o ex.

NÃO CABEM JUNTOS

Nos corredores do Palácio circula a informação que Almeida Lima não se adapta ao estilo de Belivaldo Chagas: “um dos dois terá que sobrar”, disse um deles.

Sabe-se que Belivaldo não pode ser demitido.

EPISÓDIO DA NEFROLOGIA

O triste episódio da farsa inauguração do Centro de Nefrologia adiou demissão de Almeida Lima (MDB) da Secretaria da Saúde.

Depois da conversa de segunda-feira, Belivaldo dará um tempo curto.

ENTREVISTA À IMPRENSA

Belivaldo Chagas dará entrevista à imprensa nesta quinta-feira. Vai explanar como será o seu Governo, revelar mudanças e dizer que só fica com ele quem seguir seu estilo.

É exatamente nesse último item que Almeida não se enquadra.

ROGÉRIO ESTÁ POLARIZANDO

Segundo uma fonte confiável do PT, dentro do partido o único que está polarizando é o presidente regional Rogério Carvalho. Avalia que um bloco não elege dois senadores.

Articula uma polarização entre ele e JB através de Belivaldo.

NÃO HÁ COMO SEPARAR

O governador Belivaldo Chagas e o ex-governador Jackson Barreto não vão entrar em confronto. É ilusão pensar nisso em uma eleição tão difícil.

Havendo qualquer mal estar há o risco de derrota.

CABO ZÉ NO PODEMOS

O ex-prefeito de Lagarto, José Raimundo Ribeiro, o Cabo Zé, filiou-se ao Podemos e será candidato a deputado estadual pela sigla.

Cabo Zé já está em pré-campanha.

BENEDITO AJUDA O FILHO

Discretamente, Benedito Figueiredo (MDB) deixou a Secretaria de Governo e ajuda na pré-campanha do filho, Alexandre, que disputa mandato de deputado federal.

Mas, Benedito pode disputar suplência de senador.

EDVALDO FALA SOBRE APOIO

O prefeito de Aracaju, Edivaldo Nogueira (PCdoB) disse ontem que seu foco é Aracaju, mas que politicamente apóia Belivaldo ao Governo e Jackson Barreto ao Senado.

Lembrou que não há outra candidatura declarada a senador.

UMA BOA LEMBRANÇA

Segundo um filiado ao PSC, em todas as conversas que André Moura manteve com o pessoal do grupo, declarava que sua candidatura seria a senador.

Nada definido oficialmente…

COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL

O senador Valadares, como líder do PSB, encaminhou votação “sim” ao projeto que estabelece a competência da justiça eleitoral para julgar validade de atos partidários.

Lógico que não poderia ser diferente.

CANDIDATO AO SENADO, PORÉM…

Senador Valadares é candidato à reeleição e está pronto para o pleito, porém pode repensar se disputa ou não, pelo êxito da candidatura do filho a governador.

A composição tem que justificar essa reflexão.

POSIÇÃO DA OPOSIÇÃO NA ALESE

Um deputado do PSC disse ontem, em off, que vai depender da forma como o Governo promover as mudanças anunciadas na própria Assembleia.

– Na forma de tratamento a recíproca será verdadeira.

NINGUÉM MUDA A POSTURA

Disse ainda o parlamentar que o Governo é que deve mudar a postura em relação aos deputados: “e não pode demorar, ninguém vai esperar por muito tempo”.

– Em 15 dias tudo deve estar resolvido, disse.

SEGUEM RITMO DE ANDRÉ

O deputado adiantou ainda que “os liderados de André Moura vão seguir o ritmo dele, que é através da “coerência e da razão”.

– Não haverá excesso, mas também ninguém vai se curvar.

APENAS UMA LEMBRANÇA

O parlamentar do PSC, sempre se mantendo em off, disse que dois pedidos de CPI circulam na Assembleia: uma da Saúde e outra do Proinvest.

Lembra que a oposição precisa apenas de oito assinaturas.

SÉRGIO DE OLHO NA SUPLÊNCIA

O ex-deputado federal Sérgio Reis também se filiou ao Podemos, ao lado da irmã, deputada Goretti Reis, e está de olho na suplência de Jackson ao Senado.

Mas não brigará com ninguém para conseguir isso.

ACHA MELHOR ESPERAR

Um assessor direto do secretário Almeida Lima não acredita que ele seja exonerado do cargo. Acha que isso pode “provocar um problema com Jackson”.

Mesmo assim diz que prefere “ver para crê”.

Notas

Indisponibilidade de bens – A 1ª Vara de Execuções Fiscais de São Paulo decretou a indisponibilidade de bens de Lula, de Paulo Okamotto, do Instituto Lula e da LILS, a empresa de palestras do petista, informa a Época. A medida é para garantir o pagamento de uma dívida fiscal de quase R$ 30 milhões com o governo federal.

0x0

Inflação volta a perder força – A inflação oficial, medida pelo IPCA voltou a perder força e subiu 0,09% em março. O resultado divulgado na sexta-feira é o menor para um mês de março desde o início do Plano Real e abre franca margem para que o Copom (Comitê de Política Monetária) siga com o ciclo de corte de juros na economia.

0x0

Ainda preferem o joio ao trigo – A um dia da sessão de plenário que pode rever prisão após segunda instância na Corte, o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, disse que o momento é de refundação das suas bases éticas e “enfrentamento à corrupção”, o problema é quando as pessoas preferem o “joio” ao “trigo”.

0x0

Cassação de Celso Jacob – O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 9 votos a 1, o parecer preliminar favorável ao prosseguimento da representação que pede a cassação do deputado Celso Jacob (MDB-RJ), preso desde junho do ano passado no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

0x0

Turbulência na economia nacional – A alta do dólar e a queda da bolsa de valores nos últimos dias devem-se às turbulências na economia internacional, não ao mercado interno, disse ontem o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles, após a cerimônia de posse de seu sucessor, Eduardo Guardia.

0x0

Gilmar solta os cachorros – “Gilmar Mendes soltou cachorros durante o julgamento, pela Segunda Turma do STF, do pedido de Sérgio Cabral para sair de Curitiba e voltar à cadeia no Rio. Atacou Marcelo Bretas, por receber auxílio-moradia. “Gente que a toda hora está dando lição de moral por aí… esse processo foi estelionato pela via judicial”.

Conversando

PSB com PROS – Valadares Filho em Brasília esteve na sede PROS para, em reunião com a direção nacional, tratar das próximas eleições em Sergipe e no Brasil.

Segundo estava – Danilo Segundo é o novo presidente do Pros em Sergipe e esteve na visita. Ele deve ser candidato a deputado estadual.

Saída de Almeida – As redes sociais estão insistindo na saída de Almeida Lima e pode acontecer. Mas nada foi anunciado sobre o assunto.

Novo estilo – Desde que assumiu o Governo, Belivaldo Chagas marcou reunião coletiva para amanhã. Falará sobre a reorganização e o novo estilo do Governo.

Muita mentira – Está havendo muito ‘chute’ na mídia à busca de leitores, ouvintes e acessos, Nunca se publicou tanta mentira em período pré-eleitoral.

Serão difíceis – As eleições deste ano serão complicadas. As composições serão feitas através de compromissos pessoais e não de grupos.

Será uma mistura – Tem muita liderança compondo em determinado grupo, mas deixando bem claro que vai votar em nomes de outros blocos.

Está se esvaindo – Composição já fechada entre a Rede e o PV está se esvaindo. As filiações na Rede de dois deputados que tentam a reeleição, quebrou compromissos.

PEN desiste – Partido PEN destitui advogado Kakay e deve pedir desistência da liminar que pode favorecer ao ex-presidente Lula.

Cincinato no turismo – Cincinato Junior assumiu a Secretaria do Turismo em lugar do ex-prefeito Fábio Henrique. Cincinato era presidente da Emsetur.

Leia também