Aracaju, 26 de abril de 2024
Search

CANDIDATURAS IMAGINÁRIAS

DIÓGENES BRAYNERplenario@faxaju.com.br

As eleições estaduais passaram para a fase de conversas mais aprofundadas e intensas, principalmente para a disputa majoritária. Não precisa ensinar que todas as candidaturas proporcionais dependem da formação de chapas para Governo e Senado. Quem vai para os palanques está preparando melhores caminhos e, a essa altura, já deve ter montado sua estrutura para não perder a trilha.

Quer dizer: Todos tentam aparecer da melhor forma para o eleitorado, hoje bem mais exigente, mas que até o momento ainda não se definiu por candidaturas. Talvez espere o melhor momento. Pode funcionar a exigência de mudança na estrutura moral, mas tudo caminha para se manter o quadro de sempre, onde espertos e ladrões disputam votos usando o velho estilo de ludibriar o cidadão comprando votos.

É cultural no Brasil a velha festa do período eleitoral, onde se ganha do botijão à geladeira, sem falar em material de construção, para eleger alguém que faz do voto moeda para suprir necessidades, independente do dano que pode provocar ao País e aos Estados. O eleitor que consegue barganhar votos se acha esperto, porque vê o resultado eleitoral nos benefícios que ganha. Só isso…

Em Sergipe, como em todo o Brasil, sabe-se que este é ano de Copa do Mundo e Eleição. E tudo começa já. Entretanto, ainda não se definiu para valer as candidaturas. Apenas o governador Belivaldo Chagas (PSD) se mostra candidato à reeleição, mas os demais estão dependendo do grupo que habitam ou da formação de algum bloco, para definirem se tentarão o Governo ou o Senado.

Percebe-se que a oposição – que esteve unida para valer até 2014 – hoje se mostra pendente a uma composição dupla, em que também envolva nomes do Governo. A política que se pratica não é de confronto, mas de participação na administração, pelo cansaço que alguns deles demonstram em cuidar de sua gente, sem poder oferecer-lhe cargos.

A chamada oposição radical está fora do contexto de quem hoje a utiliza apenas como expectativa de chegar ao Poder.

ASSEMBLEIA ESTÁ TRISTE

Deputados estaduais estão seriamente abatidos com a sentença proferida pelo Tribunal de Justiça aos colegas Augusto Bezerra (PHS) e Paulinho das Varzinhas.

Principalmente com o pedido de prisão.

PARLAMENTARES SE REÚNEM

Segundo um deputado, a Assembleia pode fazer uma reunião hoje para ver como vai se comportar com a decisão da Justiça em relação aos companheiros.

– Não está havendo respeito entre os poderes, disse um deles.

PROBLEMA SÉRIO DE PAULINHO

Um dos deputados lembrou que Paulinho das Varzinhas tem problema grave no esôfago, que pode piorar em razão da sentença, porque mexe com o emocional.

Apenas dois médicos o atendem: um de São Paulo e outro de Curitiba.

PODEM RECORRER DA DECISÃO

Um jurista disse em off que os dois deputados podem recorrer da sentença, “mas a maldade foi feita para não serem candidatos”.

E acrescentou: “acho que não serão”.

BAIXINHO SE TORNOU GIGANTE

Um outro advogado elogiou a sustentação oral do procurador Rony Almeida. Brincou: “ele é baixinho, mas se tornou gigante nos seus argumentos”.

Outro fato foi à ponderação de Roberto Porto ao condenar dois deputados.

ROGÉRIO COMEÇA A REAGIR

As reações do pré-candidato do PT ao Senado, Rogério Carvalho, é de que não está bem com a base aliada e pretende maior protagonismo em chapa majoritária.

As questões na Saúde teria mexido com sua posição anterior.

LEITURA BEM DIFERENTE

Rogério Carvalho teria descoberto que o ex-governador Jackson Barreto está querendo o apoio de Lula para ser senador. Mas não é isso que ele deseja.

Rogério, lógico, quer o voto de Lula para ele.

O PT MOSTRA DIVERGÊNCIAS

O PT expõe divergências, inclusive internas, em razão do número de candidatos a deputado federal que deve surgir até julho. João Daniel vai à reeleição.

Marcio Macedo é candidato certo e Eliane Aquino não pretende ficar fora.

HELENO E JAIRO COM BELIVALDO

Heleno Silva e o deputado Jairo de Glória (ambos PRB) conversaram ontem com Belivaldo Chagas (PSD). Disse aos dois que queria o apoio da legenda.

Pediu que os aliados tivessem calma nas decisões.

ACHOU DIFERENCIADO

A conversa com Heleno e Jairo durou uma hora. Os dois deixaram o gabinete satisfeitos e a primeira impressão é que o PRB fica no Governo. Mas isso não foi tratado…

Na saída, Heleno disse que “o governador Belivaldo é diferenciado”.

APENAS PARA REGISTRO

O pré-candidato a deputado estadual, Breno Silveira (PCdoB), esteve ontem em casa do empresário Edvan Amorim, que tem conversado sobre política.

Breno não esconde que é eleitor de André Moura (PSC).

O PP SE ORGANIZANDO

Segundo o deputado Laércio Oliveira, que hoje preside o PP em Sergipe, até às eleições o partido estará com o seu perfil em Sergipe.

Laércio também teve uma conversa com Belivaldo Chagas.

TAMBÉM ESTEVE COM VENÂNCIO

Laércio conversou com Venâncio Fonseca antes de assumir o PP e fez um apelo para que ele ficasse: “foi Venâncio quem contribuiu muito para manter o partido”.

– Quero dizer que encontrei uma legenda muito bem organizada, disse.

NÃO HOUVE QUALQUER CONVERSA

Circulou ontem informação de que o ex-deputado Rogério Carvalho teve uma conversa com o PSB em Sergipe e tratou sobre política.

A direção do PSB negou qualquer encontro.

AINDA SOBRE PV E REDE

Dr. Emerson, pré-candidato a governador pela Rede, disse que não havia nenhum acordo com o PV, para um dos dois partidos não filiarem deputados.

Os partidos Rede e PV devem se encontrar para um ajuste.

MAIORIA FALA EM SENADO

O PSC, mais ampliado, fala em André Moura como candidato ao Senado, embora ainda não haja certeza sobre isso e nem qualquer decisão tomada.

Em maio é que se define a chapa majoritária da oposição.

QUESTÃO DA SAÍDA DE ALMEIDA

Governador Belivaldo Chagas não tem pressa em demitir ou não o secretário da Saúde, Almeida Lima. Quer fazer tudo dentro do seu estilo, marcado pela tranquilidade.

Não vai atender a pressão dos grupos.

ENTREVISTA NA SEXTA-FEIRA

Belivaldo Chagas dará sua primeira entrevista coletiva à imprensa amanhã. Será provocado sobre o caso Almeida, mas tratará da Segurança Pública.

É bom antecipar que o secretário João Eloy ficará na Pasta.

Notas

Alckmin define rotina – O pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin (PSDB), definiu como será sua rotina de campanha: passará dois dias em Brasília, coordenando os palanques estaduais, e nos outros dias se dedicará a viagens de campanha por todo o Brasil, o que não é nenhuma novidade.

0x0

Ministro defere pedido – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, deferiu ontem o pedido do PEN, autor da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC), que pede a análise da prisão em segunda instância e adia a votação em plenário, congelando a ação no ponto em que está.

0x0

Moro ia de bicicleta – O juiz Sergio Moro, em voo entre Porto Alegre e Curitiba, foi questionado por um repórter do Estadão, sobre a série “O Mecanismo”, Moro respondeu: “Abusaram da liberdade criativa na série, mas eu de fato ia de bicicleta de vez em quando”. Não declarou que mantém o hábito.

0x0

Por que só de Lula – A Comissão de Direitos Humanos do Senado — controlada por petistas — aprovou uma viagem de senadores até Curitiba para “verificar as condições das instalações onde o presidente Lula está recolhido”. Nada demais, mas os ilustres parlamentares deveriam verificar também as instalações de outros presos.

0x0

FGTS a quem pede demissão – O trabalhador que pedir demissão vai poder sacar integralmente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Isso é o que prevê o projeto de lei do Senado 392/2016, aprovado ontem pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da Casa. O texto pode seguir diretamente para apreciação na Câmara.

0x0

Excesso de HC nos Tribunais – O ministro Luís Roberto Barroso faz criticas a quantidade absurda de Hábeas Corpus que chegam ao STF: São10 mil por ano, segundo ele. “O sistema de hábeas corpus no Brasil está completamente desajustado. O sistema não tem como funcionar”. Na verdade alguns hábeas corpus são protelatórios.

Conversando

Alerta golpe – O presidente da Câmara Municipal de Aracaju, vereador Nitinho (PSD), denunciou um golpe que estão aplicando em nome dele.

Muda nome – A deputada estadual Ana Lúcia avisa da tribuna da Assembleia, que a partir de agora se chama de ‘Ana Lula’.

Sai não sai – O sai não sai de Almeida Lima da Secretaria da Saúde passa a ser assunto do momento e uma pressão sobre o governador Belivaldo Chagas.

Primeiros passos – Segmentos da situação demonstram um pouco de inquietude com os primeiros passos de Belivaldo Chagas no Governo.

Por Itabaiana – José Carlos Machado, pré-candidato a federal, é um dos nomes que pretende ter apoio de Itabaiana, cidade pela qual trabalho quando esteve na Câmara.

Assunto do dia – O julgamento dos envolvidos no processo das subvenções foi o assunto do dia ontem, com a condenação de Augusto Bezerra e Paulinho das Varzinhas.

Aumento de pena – A desembargadora Iolanda Guimarães pediu o aumento da pena de 12 anos para 17 anos, dos envolvido no processo das subvenções.

Rede e PV – A Rede e o Partido Verde estão tentando voltar à normalidade na composição que já fecharam para o pleito de outubro deste ano.

Nas alturas – Sergipe é um dos poucos Estados do Nordeste que não está chovendo. Em Aracaju a temperatura está nas alturas.

Leia também