Aracaju, 23 de abril de 2024
Search

MAIS DE 4 MIL BEBÊS SÃO FRUTOS DE ESTUPRO DE ADOLESCENTES

6

 

O deputado Adelson Barreto (PR) ocupou a tribuna da Câmara Federal para abordar um dado estarrecedor de casos de violência sexual de crianças e adolescentes no país. Na oportunidade, destacou os danos causados na saúde gestacional, durante o parto e após o nascimento dos bebês.

De acordo com o parlamentar, mais de 4 mil bebês são fruto de estupro de crianças e adolescentes no país. “Das 49.489 meninas entre 10 e 19 anos de idade vítimas de estupro no Brasil entre os anos de 2011 e 2016, foram registradas pelo menos 4.262 gestações e nascimentos de bebês que são fruto desse tipo de abuso”, alertou.

Ainda segundo o deputado, os dados também indicam que a maior parte (58,1%) das crianças, entre 10 e 14 anos que sofreram abuso, lamentavelmente, são negras, ao tempo em que 29,6% são brancas. “Além disso, as pesquisas revelam que 43% dos casos de estupro foram cometidos por familiares e parceiros íntimos, alguns mais de uma vez”, disse, alertando que 66% aconteceram dentro da casa das vítimas.

“As vítimas de abusos que ficaram grávidas registraram maior percentual de partos prematuros (37,2%), além de número menor de consultas pré-natal e maior proporção de bebês que nasceram com peso abaixo do ideal”, destacou.

Outro dado estarrecedor apresentado pelo parlamentar é que as crianças e adolescentes do sexo feminino também estão mais sujeitas à morte por agressão. “Essa é a segunda causa de mortalidade entre meninas de 5 a 19 anos, ficando atrás somente de acidentes de transportes terrestres”, destacou.

Adelson ressaltou ainda que as crianças e adolescentes vítimas de abuso estão mais propensas à depressão, ao suicídio, à gravidez, ao menor uso de métodos anticoncepcionais, ao maior risco de repetição da agressão e às doenças sexualmente transmissíveis.

Na tribuna revelou ainda que uma pesquisa feita pelo Instituto Ipsos, que é a terceira maior empresa de pesquisa de inteligência de mercado do mundo, aponta que estupro e violência são os maiores medos das brasileiras.

“Essa pesquisa indica que os maiores problemas que as mulheres enfrentam atualmente no Brasil e em diversos outros países do mundo são: assédio, violência sexual e violência física”, disse Adelson, alertando que para as brasileiras, estupro é a principal preocupação de 47% das entrevistadas, seguido por assédio sexual, 38%, e violência física, 28%”.

O parlamentar concluiu seu pronunciamento cobrando, mais uma vez, a implementação de políticas públicas por parte do Governo Federal, sobretudo políticas preventivas no combate à violência contra crianças e adolescentes.

Fonte e foto assessoria parlamentar

Leia também