Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Polícia Civil detalha desarticulação de Organização Criminosa

8

A Polícia Civil, por meio do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), deflagrou nesta quinta-feira (12), uma operação visando desarticular uma organização criminosa responsável pela prática de diversos crimes, entre eles, homicídios, tráfico de drogas e de armas de fogo no bairro Santa Maria. Na ação, seis pessoas foram presas e três morreram em confronto com a polícia. Armas de fogo e drogas também foram apreendidas.

Na tarde desta quinta-feira, a Polícia Civil concedeu entrevista para anunciar o resulado da operação. A ação, decorrente de aproximadamente quatro meses de investigação, foi realizada simultaneamente em Aracaju e Neópolis, no povoado Betume, onde Vanderson Tenório da Silva, um dos principais alvos, que atendia pelo vulgo “Mau Conduta”, 34 anos, foi morto em confronto com a polícia. Era ele quem decidia quem seriam as vítimas de homicídios, estabelecia a cobrança das dívidas de drogas, comprava o armamento e gerenciava o tráfico.

Segundo o delegado do COPE, Hugo Leonardo,Vanderson seria responsável por comandar o tráfico de drogas numa região conhecida como “Sovaco da Gata”, e era investigado pela autoria de cinco homicídios, confirmados pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), praticados na região, todos ligados à disputa pelo domínio do tráfico na região.

Na operação, foram presos: Edivaldo dos Anjos Ferreira, 26 anos, que era serralheiro e João Paulo dos Santos Amaral, 22 anos, que era soldador. Nenhum deles possuía passagem pela polícia e seriam responsáveis pela fabricação e manutenção das armas de fogo fornecidas aos traficantes.

Além deles, também foram presos Gabriel de Jesus Santos, mais conhecido como “Gabriel motoboy”, 20 anos; David dos Santos Gomes, 22 anos; Ronald Carlos dos Santos, 23 anos; e José Domingo Assis Santos, 42 anos, funcionário da empresa Reviver, terceirizada do Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho (Compajaf). Ele fornecia munição de diversos calibres para a associação criminosa e foi flagrado em posse de uma pistola calibre 380 e um revólver calibre 38. Não há indícios de que ele tenha cometido qualquer tipo de crime dentro do Compajaf.

Além de Vanderson Tenório, outros dois indivíduos também morreram em confronto, após reagir à ordem de prisão dada pelos policiais. São eles: José Lucas Santos Carvalho, vulgo “Rato”, 20 anos; e Daniel dos Santos, mais conhecido como “Xana”, 25 anos. Eles eram os “braços direitos” de Vanderson e executavam as ordens dadas por ele à distância.

Durante a realização dos trabalhos, os policiais efetaram a apreensão de drogas, além de sete armas de fogo, sendo duas espingardas caseiras calibre 12, uma espingarda calibre 36, dois revólveres calibre 38 e uma pistola calibre 380; aparelhos celulares e uma balança de precisão.

Um total de 60 policiais civis participam da operação no cumprimento dos 15 mandados de prisão. O efetivo foi composto por agentes da Divisão de Inteligência da Polícia Civil (DIPOL), Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Grupo Especial de Repressão e Busca (GERB) e policiais da 9ª Delegacia Metropolitana (9ªDM).

“A gente vai continuar com esse trabalho conjunto com a inteligência e os grupos táticos no sentido de não permitir que o grupos criminosos se estabeleçam naquela, visando também a queda do número de homicídios na região”, finaliza o delegado Hugo Leonardo.

Fonte e foto SSP

Leia também